BOLETIM ELETRÔNICO DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO
Tabuleiro IF Baiano FacebookFlickrTwitterYoutube
Nº 6 - Ano 1 - Outubro de 2011 
 
 

IF Baiano institui parceria com a República de Camarões

O IF Baiano e a Escola Prática de Agricultura de Binguela (EPAB), situada em Camarões, assinaram Protocolo de Intenções que assegura uma parceria entre as duas instituições de ensino. O documento terá duração de quatro anos. O termo foi assinado em 13 de setembro pelo reitor, prof. Sebastião Edson Moura, em viagem realizada à República de Camarões para este fim. O acordo visa a cooperação através de ações como: a formação e aperfeiçoamento de pessoal, transferência de tecnologias, troca de informações e viagens de estudo envolvendo estudantes, técnicos e professores.

Além de assinar o Protocolo de Intenções, o reitor e o diretor geral do Campus Uruçuca, professor Euro Araújo - representando o IF Baiano - participaram de reuniões de trabalho junto com dirigentes da EPAB. Houve audiências com representantes do Ministério do Ensino Secundário, do Ministério da Pesquisa Científica e da Inovação e com os Ministros do Emprego e da Formação Profissional, Zacharie Perevet, e das Relações Exteriores daquele país, sr. Henri Eyebe Ayissi. Realizaram ainda visitas técnicas às instalações da EPAB e ao Grupo de Iniciativa Comunitária "PLANDO" que pratica a pecuária, a psicultura e agricultura na região de Zoétélé, ao sul de Camarões. Esses encontros serviram não só para amadurecer os objetivos da cooperação, mas também debater sobre meios e métodos de sua operacionalização.

A República de Camarões iniciou contatos com o Campus Uruçuca antes de sua transformação em unidade do IF Baiano. O interesse pelo modelo brasileiro de educação profissional, a semelhança dos arranjos produtivos e a cultura inspiraram os dirigentes da EPAB a buscar a parceria internacional com o Brasil. "A África vê hoje o Brasil como um parceiro forte na Educação e Tecnologia", diz o prof. Euro Araújo.

Em maio deste ano, uma delegação camaronesa visitou as instalações do instituto em Uruçuca. A partir daí, o IF Baiano criou uma comissão interna para operacionalizar o processo de construção do projeto de cooperação com a EPAB. É previsto que outras viagens sejam realizadas até que se definam as ações específicas a serem realizadas conjuntamente no âmbito desse acordo internacional.

III Encontro dos Coordenadores de Extensão do IF Baiano

Aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro, no Campus de Teixeira de Freitas, o III Encontro dos Coordenadores de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Durante os dois dias de encontro foram debatidas questões importantes referentes às competências das coordenações de extensão como: ações de estruturação, planejamento para 2012, informes sobre o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Programa Mulheres Mil, PRONILO (Programa Integrado de Extensão Comunitária e Tecnológica Nilo Peçanha) e editais. Estiveram presentes o corpo diretivo do Campus Teixeira de Freitas, representantes de diversos campi e da Pró-Reitoria de Extensão.
Apoio à qualificação

Lançado em setembro de 2011, o Programa de Apoio à Qualificação de técnicos-administrativos e docentes (Portaria nº 977, de 21 de setembro de 2011) consiste em um apoio financeiro - via ressarcimento parcial de 30% da mensalidade do curso, com duração máxima de até 24 meses - e possibilita que o servidor selecionado conclua seus estudos de graduação ou pós-graduação. Caberá a cada diretor a aprovação e adoção do Programa no seu respectivo campus, instituindo uma Comissão de Seleção que será responsável por sua operacionalização. Até o momento, foram contemplados com o Programa os servidores da Reitoria e dos Campi Santa Inês e Guanambi.
I Seminário Multidisciplinar de Educação

Durante os dias 20, 21 e 22/09/2011, o Campus Catu reuniu cerca de 100 pessoas para participar do I Seminário Multidisciplinar de Educação. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação, o evento propôs uma reflexão sobre educação e pesquisa entre as diversas áreas do saber.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da Faculdade de Educação da UFBA, Dr. Cipriano Luckesi. Autor de diversos trabalhos na área da educação, o convidado já publicou livros como: "Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática", "Fazer Universidade: uma proposta metodológica", "Filosofia da Educação", "Prática Docente e Avaliação, dentre outros. O professor Edivaldo Boaventura (UFBA), ex-secretário de Educação do Estado da Bahia também foi conferencista no evento. Além das palestras, houve outras atividades no evento como apresentações de trabalhos e minicursos.

IF Baiano abre Processo Seletivo 2012 para cursos técnicos em todo estado

O edital do Processo Seletivo 2012 do IF Baiano será lançado no dia 27 de outubro. Neste mesmo dia, começam as inscrições para a isenção de taxa – que permanecem até o dia 1º de novembro. O candidato só poderá se inscrever para as provas pela internet, no site http://concursos.ifbaiano.edu.br/.

Neste ano, O IF Baiano oferece 2.615 vagas em cursos técnicos integrados ou subseqüentes ao Ensino Médio. 45% das vagas do Instituto Federal Baiano são destinadas a estudantes oriundos de escolas públicas e 5% a pessoas com necessidades educacionais específicas, visando à implantação de políticas afirmativas.

 

www.ifbaiano.edu.br

ascom@ifbaiano.edu.br