BOLETIM ELETRÔNICO DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO
Tabuleiro IF Baiano FacebookFlickrTwitterYoutube
Nº 7 - Ano 1 - Novembro de 2011 
 
 

Pronatec no IF Baiano tem previsão de início em novembro

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) tem previsão para ser efetivado no IF Baiano a partir de novembro. Serão ofertados, inicialmente, 12 cursos em todos os campi, com 560 vagas para a Formação Inicial e Continuada (FIC), de qualificação profissional, contemplando alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, e mais 200 na modalidade Concomitante, ou seja, curso técnico integrado ao Ensino Médio.

Os cursos possuem carga horária que varia conforme as modalidades. Os de FIC, entre 160 e 200 horas, e aqueles Concomitantes, de 1.000 a 1.200 horas,  abrangendo as diversas áreas do conhecimento e atuação, e atendendo às características potenciais de cada região do estado. Diversas cidades da Bahia, inclusive aquelas que não possuem campus do IF Baiano, serão contempladas, como Campo Formoso, Caetité, Mata de São João e Palma do Monte Alto.

Outra atividade desenvolvida pelo instituto dentro desse programa foi a recente seleção de uma comissão para habilitar e selecionar unidades de ensinos privadas. Essas instituições serão avaliadas para que possam aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O Pronatec também dispõe de bolsa assistencial para o estudante custear suas despesas. Para participar, deverá estar regularmente matriculado em instituições públicas de ensino do estado, que farão o cadastro dos interessados.

A proposta do Governo Federal é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação iniciada e continuada para trabalhadores. O Ministério da Educação (MEC), através da SETEC, é quem gerencia o programa, e tem buscado parcerias com os Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS), entre outros.


Maiores informações sobre o Pronatec, acesse: http://pronatecportal.mec.gov.br/pronatec.html


Reitor se reúne com SINASEFE para avaliar demandas

O reitor Sebastião Edson Moura se reuniu, no último dia 13 de outubro, com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Rápida, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) para avaliar algumas garantias reivindicadas pelos servidores do IF Baiano. Algumas demandas pautadas foram: o regime de trabalho do servidor (administrativo e normatização de atividade docente), progressão docente, gestão democrática e capacitação dos servidores, entre outros temas.

A partir do término da greve dos servidores, serão criados os grupos de trabalho, por meio de portarias nos respectivos campi. Em documento, o reitor avaliou a reunião como positiva, já que foi possível levar para a comunidade momentos de reflexão sobre o instituto, a partir de um diagnóstico que elenca o que tem o IF Baiano hoje e suas perspectivas futuras.

O dirigente da instituição ressaltou, ainda, a importância da transparência nos setores da instituição para consolidar uma gestão continuamente democrática. Para isso, ações foram implementadas e serão ampliadas, ainda mais, nas páginas das Pró-reitorias direcionadas no site do IF Baiano. Para integrar efetivamente os departamentos, recomenda-se que os campi disponibilizem informações nos murais da instituição, nos sistemas SIMEC e SISTEC, e no site do portal transparência do Governo Federal, pelo endereço: www.portaltransparencia.gov.br
Campus Guanambi realizou o I Simpósio do Ensino de Quimica (SIENQ)

O IF Baiano em Guanambi realizou, no último dia 5 de outubro, o I Simpósio do Ensino de Química (SIENQ). O evento foi resultado da celebração do Ano Internacional da Química (AIQ), proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Marie Curie, e teve como finalidade fortalecer o curso de licenciatura no Campus Guanambi para atender às necessidades de profissionais qualificados na área de Química.

A abertura do I SIENQ foi ministrada pela professora Adelaide Maria Vieira Viveiros (Universidade Federal da Bahia), e contou, também, com a apresentação de uma peça teatral sobre a história de Marie Curie. O espetáculo foi escrito e dirigido pela docente Cínara Cafieiro, e representada pelo grupo de dramaturgia TEAGRO, formado por estudantes, com a colaboração de servidores do instituto. Na ocasião, ainda, houve premiação dos alunos classificados para a etapa Norte-Nordeste da Olimpíada Baiana de Química de 2012.

IF Baiano implantará Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas

O IF Baiano, através da Pró-Reitoria de Ensino, implantará um novo sistema de gerenciamento de bibliotecas, o Pergamum.  A licença de operação desse programa já está garantida.

O sistema funciona no Campus Guanambi e, a partir de agora, os outros campi passarão a ter seus acervos em rede digital. 
Com esse avanço, os alunos poderão acessar a plataforma web das bibliotecas do IF Baiano pela internet e realizar consultas para verificação de livros disponíveis, fazer empréstimos e reservas de exemplares. Além disso, permitirá ao aluno de uma unidade pesquisar e conhecer, antes de usufruir do acervo de um outro campus.

O usuário será cadastrado com alguns dados pessoais e de vínculo no próprio instituto. Para ter acesso ao sistema, apenas digitará o número de matrícula e, em seguida, a senha criada pelo ele próprio.


Novos cursos são aprovados pelo Conselho Superior

Os membros do Conselho Superior aprovaram novos cursos no IF Baiano nos campi de Catu, Uruçuca, Guanambi e Teixeira de Freitas.
Em reunião realizada na última quarta-feira (26), os conselheiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano deram parecer positivo para a implantação dos seguintes cursos:

  • Técnico em Alimentos Integrado (Campus Catu) e Subsequente (Campus Itapetinga)
  • Técnico em Guia de Turismo Integrado (Campus Uruçuca)
  • Técnico em Florestas Integrado (Campus Teixeira de Freitas)
  • Técnico em Química Integrado (Campus Catu)
  • Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo (Campus Uruçuca)
  • Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Campus Guanambi)

Os conselheiros também autorizaram a mudança da nomenclatura do curso Licenciatura em Tecnologia da Informação e Comunicação, do Campus Senhor do Bonfim, para Licenciatura em Ciências da Computação.
Os Cursos Técnicos recém aprovados já fazem parte do Processo Seletivo 2012. As inscrições permanecem abertas até o dia 20 de novembro. Interessados devem acessar o site concursos.ifbaiano.edu.br e efetuarem pagamento de R$ 10,00.



 

www.ifbaiano.edu.br

ascom@ifbaiano.edu.br