BOLETIM ELETRÔNICO DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO
Tabuleiro IF Baiano FacebookFlickrTwitterYoutube
Nº 8 - Ano 1 - Novembro de 2011 
 
 

Plano de Desenvolvimento da Pós-graduação é discutido

Reunião realizada nos dias 21 e 22 de novembro, na Reitoria, envolvendo representantes das Pró-Reitorias e de todos os campi discutiu o Plano de Desenvolvimento da Pós-graduação no IF Baiano.

Esse foi o terceiro encontro da Comissão, que elaborou instrumentos para fazer um levantamento das características e demandas de cada Campus. A proposta é adequar o IF Baiano aos critérios exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a implantação da Pós-graduação Stricto Sensu no Instituto.

Um diagnóstico interno descreverá o quadro de docentes e infra-estrutura do IF Baiano. Outro estudo externo mapeará as potencialidades de cada região e identificará a oferta de cursos de graduação e pós-graduação por outras Instituições de Ensino Superior. A gerente de pós-graduação do IF Baiano, prof. Janaína Rosado, se mostrou otimista: "A intenção é de que o Instituto oferte os cursos em dois ou três anos, no máximo".

Atualmente, o IF Baiano dispõe de três cursos de Pós-graduação Lato Sensu: em Catu, é ofertada a Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Necessidades Especiais; Senhor do Bonfim promove a Especialização em Desenvolvimento Sustentável no Semi-árido com Ênfase em Recursos Hídricos; e em Salvador, a Especialização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) está em processo seletivo de alunos, com previsão de início das aulas para dezembro desse ano.




I Encontro de Capacitação da Região Nordeste do Brasil sobre o PRONATEC


Aconteceu em Salvador, no dia 10 de novembro de 2011, na Sala de Eventos do Hotel Sol Bahia Express Patamares, o "I Encontro de Capacitação da Região Nordeste do Brasil sobre o PRONATEC". O evento visa capacitar os servidores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF's ) para participarem como avaliadores do processo de habilitação das unidades de ensino privadas que solicitarem adesão ao FIES – Técnico/PRONATEC.

Esta ação de financiamento da educação profissional e tecnológica se dará por provimento de linha de crédito para facilitar o acesso de estudantes e trabalhadores empregados ao Ensino Técnico e Profissional, nas unidades de ensino do Sistema S (Serviços Nacionais de Aprendizagem) e escolas privadas habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC). Todas as Instituições de Ensino Privadas que se candidatarem passarão por uma avaliação do MEC para serem habilitadas ao PRONATEC.

Os IF's são instituições acreditadoras no processo de avaliação das Unidades de Ensino Privadas candidatas à habilitação no FIES. Todos os Institutos Federais deverão institucionalizar uma Comissão de Habilitação e selecionar um conjunto de Avaliadores. A Comissão de Habilitação e os Avaliadores serà responsável por todas as etapas do processo de avaliação de uma escola técnica privada para aderência ao FIES.

As atividades foram dirigidas por equipe da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, composta por Aníbal Sebastião Alves Filho e Tatiane Ewerton Alves.


Proplan divulga proposta orçamentária anual para 2012

A Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) divulga proposta orçamentária anual para 2012. O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será enviado ao Congresso Nacional para ser avaliado e submetido à votação, seguindo à apreciação da presidenta Dilma Rousseff , que poderá vetar ou sancionar o Projeto na forma de lei.

Aprovada integralmente, a proposta será anunciada no Diário Oficial da União e o IF Baiano obterá todos os recursos requeridos. Caso seja parcialmente autorizada, um calendário será estabelecido para que os repasses aconteçam conforme condições de contingenciamento para o IF Baiano que, por sua vez, encaminhará os recursos para todos os campi.

Nesta proposta também constam, em percentual de 50%, os recursos destinados à implantação dos novos campi das cidades de Alagoinhas, Itaberaba, Serrinha e Xique-Xique.


Revista Científica do IF Baiano começa a ser planejada

Aconteceu no dia 04 de novembro, na Reitoria do IF Baiano, uma reunião para discutir o projeto de elaboração da primeira Revista Científica do Instituto. O encontro foi mediado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes), e contou com a presença de técnicos administrativos e professores, representando os campi.

O convidado, Professor Dr. Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, coordena a Revista Magistra, e relatou sua experiência com a publicação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). "Garantir a produção e difusão do conhecimento de forma democrática, esse deve ser o objetivo maior de toda divulgação científica", orientou Lopes, que ainda tirou dúvidas sobre o processo de editoração da Revista, em ocasião.

A 1° reunião da Comissão Editorial pautou sobre a formação de um Conselho Editorial Permanente. A proposta é eleger e definir os profissionais e acadêmicos do IF Baiano que irão avaliar e revisar todo conteúdo a ser divulgado. A Propes entende que os estudos e projetos terão espaço na Revista desde que contribuam para atender às demandas da comunidade científica.



Professora do IF Baiano recebe prêmio INVENTOR UFBA

A professora de química do IF Baiano, Campus Catu, Dra. Alexandra Souza de Carvalho, recebe o prêmio INVENTOR UFBA, na categoria Inventor Nacional. Ela foi reconhecida por desenvolver um produto à base de matrizes poliméricas isoladas (ou associadas) para a complexação de compostos bioativos a serem liberados, lentamente, no controle de microorganismo em processos industriais. 



Novembro Negro

2011 é considerado o Ano Internacional dos Afrodescendentes. O dia 20 de novembro marca o Dia Nacional de Zumbi e o Dia da Consciência Negra. Aliás, o Brasil passa por momento ímpar: no último dia 10 de novembro, a Presidenta Dilma sancionou o Projeto de Lei (PLS 302/2004) que transformou essa data em feriado nacional. O ensino da história da África e da Cultura Afro-brasileira é obrigatório em todas as instituições de educação do país, conforme asseguram as leis federais 10.639/03 e 11.645/08. Atentos às exigência legais, alguns educadores e educadoras do IF Baiano promoveram eventos temáticos durante o mês de novembro.

Em Itapetinga, o "I Seminário sobre Cultura Afro e Indígena", nos dias 19 e 20 de novembro, contou com uma programação variada, composta por mesas redondas, ciclo de oficinas, conferências e atividades culturais e promoveu debates com intensa participação de docentes e discentes do Campus. Já em Santa Inês, acontece, nos dias 25 e 26 de novembro, o encontro sobre "O Lugar da Escola na Desconstrução do Racismo", no auditório deste Campus, sob a organização das professoras Arlene Malta e Patrícia Pena. Participarão do evento a Prof.ª Ms. Sueli Santana (UNEB/Salvador) e o Prof. Ms. Hamilton Rodrigues (UNEB/Itaberaba).



IF Baiano participa de eventos que fortalecem arranjos produtivos

IF Baiano participa da 8ª Festa do Leite de Quicé, em Senhor do Bonfim. O evento aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de novembro, tendo como tema "Oportunidades e Possibilidades da Bovinocultura Leiteira no Semiárido". A Festa tem o intuito de abrir oportunidades para os produtores e garantir avanços e melhorias na produção leiteira da região. "Participar dessa festa oportuniza aos alunos, também, um momento de aprendizagem fora do Campus", destaca o diretor geral do Campus de Bonfim, Aécio José.

 


Já o Campus Valença, participou da "II Feira da Agricultura e Aquicultura Familiar do Território do Baixo Sul da Bahia - EXPOINTER GUARANÁ 2011", no Município de Taperoá, nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2011. Professores e alunos do Curso Técnico em Agropecuária realizaram atividades no stand do Instituto, com exposição de mudas do Projeto Dendê. Além disso, realizaram cadastramento de alunos para o Processo Seletivo 2012 do IF Baiano. O Campus Valença dispõe de uma cadeira representativa na Câmara Técnica do Guaraná da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado - no momento, representada por Antonio Jorge Silva de Menezes e Reinaldo Silva Varjão.

Em Salvador, O IF Baiano participa da Fenagro 2011 – Feira Internacional da Agropecuária –, que acontece entre os dias 26 de novembro e 04 de dezembro. O evento é tradicional e já chega a sua 24ª edição. Será montado um Estande Institucional, com o apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri). O espaço cumpre a função de divulgar a atuação do Instituto na Bahia, representando todos os seus dez campi e a Reitoria. Diante da magnitude do evento – tanto pela previsão de público, quanto pela extensão (09 dias) –, alunos e servidores de todos os campi e da Reitoria estarão presentes. O espaço do IF Baiano teve sua abertura oficial no dia 27(domingo), às 16h.





I Simpósio de Coleta Seletiva de Resíduos acontece em Guanambi

O IF Baiano, Campus Guanambi, promoveu o “I Simpósio de Coleta Seletiva de Resíduos – Revendo Conceitos e Atitudes”, no dia 08 de novembro. A atividade congregou ações conjuntas dos Projetos de Extensão: “Implantação da Coleta Seletiva – IF Baiano - Campus Guanambi e Ações Educativas no Colégio Colônia Agrícola de Ceraíma, Distrito do município”; “Lixo: Revendo Conceitos e Atitudes” e “As Relações Sociedade-Natureza no Urânio”. Foram ministradas palestras, minicursos e oficinas direcionadas à comunidade acadêmica, atendendo aos propósitos de sensibilização com ênfase na problemática dos resíduos.




 

www.ifbaiano.edu.br

ascom@ifbaiano.edu.br