BOLETIM ELETRÔNICO DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO
Tabuleiro IF Baiano FacebookFlickrTwitterYoutube
nº 12 - Ano 2 - Junho de 2012 
 
 

 

Mais um Encontro Pedagógico do Pronatec discute projetos de cursos

O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de maio de 2012, em Salvador (BA). Organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino e Extensão, o II Encontro Pedagógico do Pronatec teve por objetivo construir (coletivamente) e integrar os Projetos Pedagógicos dos cursos Técnicos Concomitantes. Posteriormente, as propostas serão encaminhadas ao Conselho Superior do IF Baiano, com vistas à aprovação.

O Encontro contou com a participação dos Supervisores dos cursos Técnicos Concomitantes dos campi do IF Baiano, dos Coordenadores Pedagógicos das Instituições de Educação do Estado, da Equipe Pedagógica da Reitoria do IF Baiano e de representantes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Segundo o Pró-Reitor de Extensão, Professor Alberto Alves de Oliveira, este Encontro foi mais uma ação importante do IF Baiano visando o êxito da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem início previsto para julho deste ano.

 

 

Grupos de Trabalho do IF Baiano discutem Projeto Pedagógico de cursos nos Campi


Um segundo encontro entre o Núcleo Docente Estrutural (NDE), representantes da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e a Coordenação do curso superior de Tecnologia em Agroindústria ocorreu nos dias 21 e 22 de maio para discutir sobre o Projeto Pedagógico dessa graduação. A proposta já foi aprovada no último dia 06 de junho pelo Conselho Superior.

O primeiro encontro do Grupo aconteceu nos dias 24 e 25 de janeiro desse ano. Até o momento, o curso segue normalmente suas atividades. Composta por 40 alunos, a primeira turma iniciou seu calendário pedagógico no início do ano de 2010 e está, atualmente, acompanhando o período equivalente ao quinto semestre.

Conforme diretriz do Ministério da Educação (MEC), somente após o cumprimento de 75% da carga-horária curricular total, uma Instituição de Educação pode solicitar e obter a certificação para o prosseguimento de curso. Assim, quando a turma discente cumprir essa parte do programa, o pesquisador institucional irá solicitar o reconhecimento formal do curso a ser garantido pelo MEC.

Etapa semelhante ocorre em Catu. O Projeto Pedagógico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi aprovado pelo Conselho Superior. Os trâmites necessários já estão organizados. A aprovação da continuidade de oferta dessa graduação se dará com a avaliação feita por representantes do MEC, que analisarão o Projeto Pedagógico e, a qualquer momento, visitarão instalações dessa unidade do IF Baiano. Além disso, serão verificados o corpo docente e a organização didático-pedagógica para o curso. 

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Baiano deve cumprir uma carga-horária de 2.500 horas, em um período de seis semestres - já incluindo o término de estágio curricular obrigatório. A primeira turma dessa habilitação no Campus Catu iniciou suas atividades no ano de 2010 e tem formatura prevista para agosto de 2012.

Já em Santa Inês, um Grupo de Trabalho instituído se reuniu nos dias 29 e 30 de maio para dialogar nesse campus sobre as alterações do Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Zootecnia. O encontro deu continuidade às propostas já discutidas nos dias 26 e 27 de janeiro desse ano referente a essa graduação.

 

 

 

Atlas Digital foi tema de palestras nos Campi Uruçuca e Valença



As últimas palestras ocorreram no dia 24 de maio no Campus Uruçuca e no dia 25 deste mês no Campus Valença. Na oportunidade, o pró-reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Baiano, Prof. Dr. Vandemberg Salvador, explicou sobre a implantação e desenvolvimento do projeto.

O Atlas Digital do IF Baiano já havia sido apresentado nos Campi de Senhor do Bonfim, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Itapetinga e Catu. O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa do IF Baiano em Geotecnologias, Meio Ambiente e Sustentabilidade. A perspectiva é o uso de uma tecnologia denominada Sistema de Informações Geográficas (SIG) e também de sistemas de posicionamento por satélite (GPS/GNSS) que constituam um banco de dados. Em conjunto com uma base cartográfica digital atualizada, o Atlas permitirá acesso às informações georreferenciadas através da Internet. 

O Atlas Digital do IF Baiano pretende mapear espaços com base nas várias áreas do conhecimento, além das Geografias Física e Humanas. O Atlas também tem por objetivo reunir e disponibilizar informações para pesquisadores, professores, alunos, profissionais e comunidade, sob critérios de Territórios de Identidade – classificação feita pelo Governo do Estado para delimitar espaços de acordo com características comuns de municípios quanto aos aspectos geográficos, históricos e culturais. 

O IF Baiano é o primeiro Instituto Federal do Brasil a desenvolver um projeto dessa natureza. As parcerias que o IF Baiano tem firmado confirmam a importância dessa iniciativa. Ações de Teletrabalho mantém a interação entre os participantes do Atlas Digital do IF Baiano e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o projeto também tem o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que concede Bolsas Científicas em dinheiro para auxiliar e incentivar nossos pesquisadores, envolvendo alunos, professores e funcionários do Instituto.

 

 

Nead promove encontro de integração no Campus Senhor do Bonfim



O evento aconteceu no dia 18 de maio, no Campus Senhor do Bonfim. Reuniram-se discentes dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Serviços públicos, além de professores e técnicos administrativos - vinculados ao Núcleo de Educação a Distância do IF Baiano (Nead).  

No ritmo de músicas, na simplicidade verossímil de peças teatrais e literatura de cordel, os estudantes realizaram apresentações artísticas que retrataram os cursos aos quais fazem parte e interpretaram as manifestações culturais diversas – inclusive, aquelas tradicionalmente locais. A coordenadora do Nead, professora Camila Santana, esteve presente no encontro. Segundo a coordenadora, é um momento importante para que os alunos conheçam melhor os colegas e tenham um maior contato com outras especialidades dos cursos de EaD do IF Baiano.


 

Campus Guanambi celebra o Dia de Campo



No mês de maio, o Campus Guanambi realizou o Dia de Campo – Estratégias para o Cultivo da Palma Forrageira. O evento contemplou a difusão de técnicas de cultivo da palma forrageira com vistas ao aumento da produtividade e qualidade nutricional, além do uso dessa matriz potencialmente desenvolvida na região para a alimentação animal e humana.

O encontro reuniu cerca de 800 pessoas, entre estudantes, produtores, comerciantes de máquinas e insumos agropecuários, técnicos, representantes e servidores de instituições públicas. Também participaram das atividades as caravanas de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Itapetinga e dos municípios circunvizinhos de Guanambi e de Janaúba (MG).

Em período vigente do fenômeno da seca, o atual trabalho assume relevância no “Estado do Sertão” e desperta o agricultor para buscar alternativas mais sustentáveis, diante de um problema crônico que, em anos chuvosos, são esquecidas. Assim, o IF Baiano Campus Guanambi evidencia a sua sintonia com os problemas e com os arranjos produtivos, promovendo ações de pesquisa e extensão articuladas com a realidade e gerando soluções para o desenvolvimento regional.

Para conferir fotos, detalhes e conteúdo do evento acesse: www.palmaforrageira.wordpress.com


 

 

Campus Valença esteve presente no Seminário sobre o Cultivo do Dendê


O Seminário sobre o Cultivo do Dendê promovido pela Petrobras Biocombustível (PBIO) e organizado por uma equipe composta pelo Gerente de Suprimentos da Petrobras Biocombustível na Bahia, David Gomes Leal; pela Engenheira Agrônoma Jaqueline Ayres; e por Jeosafira Chagas, Consultora.
 
A representante do Campus Valença, profª. Adailde do Carmo Santos, informou às Instituições presentes a intenção do IF Baiano em dar sua contribuição social através da formação de técnicos especializados para atender a demanda da cadeia produtiva do dendê. O Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras (PFRH) confirmou a parceria do IF Baiano com a Petrobras.

Durante o evento, os discursos proferidos por representantes de instituições descreveram como imprescindível à inserção do IF Baiano na cadeia produtiva do dendê, já que a formação de técnicos especializados na área de biocombustível contribuirá sensivelmente para o desenvolvimento da região.

Conheça quem também participou do evento: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Banco do Nordeste; Banco do Brasil, Ceplac; representantes das Cooperativas de Produtores Rurais dos municípios de Nazaré, Muniz Ferreira, Jaguaripe, Aratuipe, São Filipe, Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Itubera, Igrapiuna e Camamu; Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB); Agrovida; Central das Associações da Agricultura Familiar de Valença e região Baixo Sul; Central das Cooperativas (CCES); Federação das Associações da região do Orobó; Federação das Associações do Jequiriça; Núcleo do Território Baixo Sul; Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb); além dos onze técnicos agrícolas contratados para prestar assistência aos 1.100 agricultores familiares da região filiados às cooperativas que assinaram contratos de produção com a PBIO. 

 

OUTROS EVENTOS


  • Estudantes do Curso Técnico em Agroecologia implantam horta no Campus Valença. A ação representa o desenvolvimento de Unidade Didático Produtiva, como diretriz da disciplina Sistema de Introdução a Produção Vegetal I - do curso Técnico Agroecologia. Ministrada pelo professor Jodelse Dias Duarte, a atividade tem parceria com a cooperativa do Campus e visa despertar nos educandos formas de promover o aprendizado e intensificar ainda mais a consciência ambiental.

 

  • Campus Valença realizou cerimônia de formatura de alunos do Curso Técnico em Agropecuária, no último dia 19 de maio.

 

 

Confira mais fotos no Flickr do IF Baiano

http://www.flickr.com/ifbaiano


 

www.ifbaiano.edu.br

ascom@ifbaiano.edu.br