17/04/2014 – Economia Solidária – um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, garantido assim, o sustento de comunidades, que trabalham com agricultura familiar.
À mesa, O Diretor Geral do Campus, Osvaldo Santos de Brito, Eraldo Santana, Adenira Sena, José da Boa Morte, Elizete Portugal (da esquerda p/ direita).
Nos dias 09 e 10 de abril de 2014, aconteceu no Campus Catu, a III Conferência da Economia Solidária. Durante o evento discutiu-se sobre autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, equidade, valorização do meio ambiente, do trabalho humano, do saber local, igualdade de gênero, geração, etnia e credo.
A Economia Solidária pode ser compreendida como um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, garantido assim, o sustento de comunidades, que trabalham com agricultura familiar. Dessa Economia participam milhares de trabalhadores (as) organizados (as), de forma coletiva, gerindo seu próprio trabalho e lutando pela sua emancipação.
Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, o Diretor Geral do Campus Catu, Osvaldo Santos de Brito, o Secretário de Agricultura (Seagri) do Município, José Eraldo S. Santana, a Chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa, Aldenira Sena, o Superintendente do Ministério do Trabalho (MTE/SENAES), José da Boa Morte e a representante do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Litoral Norte (CODETER-LN), Elizete Portugal.
A abertura do evento foi conduzida pela representante da CODETER-LN, Elizete Portugal, que falou, dentre outras coisas, sobre a necessidade de elaboração de um documento que contemplasse o propósito da Conferência e, para isso seria preciso que as propostas fossem bem elaboradas:” Que possamos sair daqui com um documento, bem embasado sobre a questão da economia,”enfatiza.
Na sequência, Aldenira Sena fez uma saudação calorosa à Rose, que estava representando o Governo do Estado e também agradeceu o convite recebido da Prefeitura Municipal. Aldenira afirmou: ” é uma honra estar na casa em que estudei por 3 anos, a antiga Escola Agrotécnica Federal”. Fez questão de frisar que construir uma Conferência com esse propósito é algo que no tempo da Ditadura Militar, era inconcebível. Em sua fala, ela ainda cita, que “o governo de Lula e Dilma devolveu a cidadania ao povo brasileiro, trazendo a construção de um governo participativo, um governo que sai da cabeça de homens e mulheres e propõe ações para beneficiar cidades e municípios. o Brasil está vivendo uma revolução silenciosa, a grande semente da democracia”, conclui.
Na oportunidade, o Diretor Geral do Campus, Osvaldo Santos de Brito, falou da importância do evento: “que possamos discutir essa face solidária dos Municípios e, que dias melhores se consolidem, para a nossa comunidade. Estaremos sempre abertos para acolher todas as iniciativas e movimentos, que tenham como premissa o crescimento dos estudantes”. Disse ainda que ” é a primeira vez que o IF Baiano elege um ex aluno, para ser Diretor de um Campus e, que num futuro próximo outro ex aluno também possa representar a nossa comunidade“, finaliza.
Durante o evento foram formados vários grupos com representantes dos 14 municípios presentes: Alagoinhas, Jandaíra, Catu, Acajutiba, Inhambupe, Aporá, Rio Real, Pojuca, Araçás, Sátiro Dias, Esplanada, Aramari, Conde e Entre Rios, com o objetivo de, a partir das diferentes realidades de seus municípios de origem, fazer uma reflexão critica e propor melhorias, que atendam às reais necessidades de suas comunidades. Na 1ª etapa avaliou-se a situação dos empreendimentos solidários e o acesso a políticas públicas de Economia Solidária, já a 2ª se propôs à análise dos fatores internos e externos, relevantes para o desenvolvimento e articulação da Economia Solidária e a apresentação das proposições prioritárias dos grupos, integração e ajustes de redação, culminando com a apresentação de 10 propostas prioritárias.
Oportunamente, o professor Alex Batista Dias, Coordenador Geral de Produção e Pesquisa do Campus Catu, falou sobre a trajetória do Instituto ao público presente, expondo um vídeo, que mostrou as atividades desenvolvidas nos 10 campi do IF Baiano, além de historiar, que tudo começou com a então Fazenda Modelo, depois Escola Agrotécnica Federal e hoje IF Baiano – Campus Catu. Falou também dos projetos e programas desenvolvidos pela Instituição, além dos cursos ofertados.
No segundo dia, foi realizada uma eleição, na qual foram escolhidos delegados (por segmento), para a Conferência Estadual, além de outros encaminhamentos, para aprimorar o plano territorial. Neste dia, também, a Assessoria de Comunicação Social do Campus entrevistou o representante da COOPEALNOR, do Município de Rio Real – Bahia, o Senhor Martin Van Gastel, que, gentilmente, respondeu a questionamentos sobre o tema abordado pela Conferência – Economia Solidária. Para ter acesso ao conteúdo da entrevista clique em ENTREVISTA SOBRE ECONOMIA SOLIDARIA.
Após o término da Conferência, todos os participantes desfrutaram de um saboroso lanche , oportunidade também, para rever alguns, dentre os muitos trabalhos, da economia solidária, expostos durante todo o evento.
O que? Evento sobre a Economia Solidária.
Quando? às 8:30 horas, dos dias, 09 e 10 de abril de 2014.
Onde? No Centro de Tecnologia da Informação do Campus Catu.
Ascom/IF Baiano – Campus Catu
Em 17/04/2014 às 23h48min
Galeria:
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br