Estudantes e professores se preparam para I Feira de Meio Ambiente do IF Baiano, Campus Itaberaba, e constroem áreas demonstrativas de plantio
Atualizado em 20 de junho de 2023 às 13:53 horas | Publicado em 29 de junho de 2018 às 10:03 horas

Estudantes e professores, dos cursos Subsequente em Agropecuária, Subsequente em Meio Ambiente e Agroindústria integrado ao Ensino Médio, do IF Baiano, campus Itaberaba, estão ressignificando os espaços de sua sede provisória, o prédio do antigo João XXIII, e construindo áreas demonstrativas de plantio. A atividade surgiu da necessidade de aplicação do conhecimento teórico das matérias de Agroecologia e Gestão Ambiental, Matemática Aplicada, Agricultura I e Introdução ao Desenho Técnico e Instalações Agroindustriais.

No componente curricular de Agroecologia e Gestão Ambiental, ministrada pela profª Joice Reis, os estudantes aprenderam sobre alternativas de uso e manutenção dos recursos naturais, potencialização dos serviços ecossistêmicos e uso de adubos verdes, dentre outros conteúdos. Por meio de atividade interdisciplinar com a profª Marcella, que ministra o componente de Matemática Aplicada, os estudantes puderam aplicar os conhecimentos construídos nas duas disciplinas e planejar o plantio (sementes e/ou mudas por m/linear, por ha) de uma cultura principal (econômica) e o uso consorciado com adubos verdes e utilização de cobertura morta (restos de poda e capina).

Em seguida, foi feito o levantamento da melhor área para o estabelecimento da unidade demonstrativa e escolhidas as culturas a serem plantadas. A profª Ana Carolina responsável, pelos componentes técnicos do curso de Agroindústria integrado ao Ensino Médio, e os estudantes deste curso, somados aos de Meio Ambiente, que integram o eixo temático “Agroecologia & Mesa farta no semi-árido” da I Feira de Meio Ambiente, elaboraram croqui, organizaram as sementes e sistematizaram tudo que foi plantado na área.

Para a efetivação da atividade, a parceria com discentes foi de extrema importância. Os estudantes disponibilizaram mudas de abacaxi, palma e sementes de feijões caupi (corda), feijão-de-porco e andu. Um estudante disponibilizou, ainda, um motocultivador para auxiliar na descompactação do solo.

O prof. Ubiratan, responsável pelo componente Agricultura I, somou conhecimentos sobre a nutrição das plantas, formas de plantio e metodologias de espaçamento, tanto na cultura do abacaxi quanto da palma. Executando, assim, o plantio das mudas junto com os estudantes.

Com o objetivo de potencializar os recursos naturais muitas vezes disponíveis nas propriedades dos agricultores familiares, como os restos de poda e restos de capina, troncos cortados foram utilizados junto com esterco de gado nas entrelinhas, como matéria orgânica para decomposição e alimentação dos microrganismos do solo. Restos de capina, por sua vez, foram utilizados para minimizar o impactos da chuva, erosão laminar, compactação do solo, diminuição do surgimento de ervas espontâneas nas entrelinhas do cultivo, diminuição da evaporação da água e diminuição da temperatura no solo, conforme estudado no componente de Agroecologia e Gestão Ambiental.

As áreas demonstrativas têm o objetivo de exercitar e consolidar o conhecimento construído em sala de aula nos quatrocomponentes citados, constituindo-se como espaço de demonstração de alternativas simples para a agricultura familiar local, na convivência com o semi-árido.

Estas áreas são um pequeno laboratório de práticas agroecológicas à serem expostas na I Feira de Meio Ambiente do IF Baiano,Campus Itaberaba, com a temática: “Construindo Práticas Ecossustentáveis”, que ocorrerá no dia 17/08/2018, na sede provisória do instituto, alocada no antigo Colégio João XXIII. Na qual, toda a comunidade Itaberabense e circunvizinha será convidada a conhecer algumas práticas desenvolvidas no Instituto Federal Baiano, Campus Itaberaba.

Encontrou algum erro ou deseja nos enviar sugestões?
Contate-nos através do e-mail ascom@itaberaba.ifbaiano.edu.br

Siga-nos nas nossas redes sociais:
Instagram: instagram.com/ifitaberaba
Facebook: facebook.com/ifitaberaba