II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, II Seminário de Pesquisa e Extensão, I Semana de Meio Ambiente
Atualizado em 20 de junho de 2023 às 13:53 horas | Publicado em 8 de novembro de 2019 às 11:39 horas

Nos dias 23 e 24 de outubro aconteceu a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o II Seminário de Pesquisa e Extensão e a I Semana de Meio Ambiente, o evento foi totalmente gratuito e teve como público-alvo os estudantes e professores do município de Itaberaba-BA, além da comunidade do IF Baiano. Este ano a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento criado em 2004 por decreto presidencial, que tem como objetivo enfatizar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil, teve como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Os três eventos acontecerem de forma concomitante envolvendo atividades culturais, palestras, oficinas, minicursos e comunicações orais. No primeiro dia, 23, no auditório do IF Baiano, após a abertura, uma atividade cultural acolheu os inscritos no evento, contando com a participação dos alunos do curso integrado do Instituto. Em seguida, foi realizado o Café Científico com o tema “À espera da barbárie: O que podem as humanas diante das catástrofes?”, realizado pelo professor Dr. Renato Salgado.

No turno oposto foram realizados os minicursos “Entomologia Médica Veterinária”, “Ética Ambiental” e “Gerenciamento de Irrigação: a ferramenta para uso racional da água na agricultura irrigada”. Além de quatro oficinas: Primeiros Socorros; Produção de Conserva; Let’s talk in/about English: conversação em língua inglesa e reflexões sobre o ensino de Inglês na formação de estudantes do ensino técnico e tecnológico; A Bio, a Arte e a Educação: outras escutas para a biodiversidade. As oficinas e minicursos foram ministradas por professores e servidores técnicos do campus Itaberaba.

No segundo dia, 24, o evento teve início com a prática “Nas Trilhas da Extensão”, realizada pelo coordenador de Extensão, o professor Me. Leonardo Paulino, com o objetivo de divulgar a Revista Trilhas, revista de Extensão do IF Baiano. Além de registrar o lançamento da revista, a ação proposta trouxe indagações sobre as relações entre homem e meio ambiente, corpo e natureza. Ao final, foi criado um mosaico com objetos e materiais coletados no chão durante a caminhada no campus, propondo uma instalação misturando lixo e matéria orgânica, novamente, refletindo sobre aquilo que o homem deixa na natureza.

Em seguida ocorreram duas palestras que conversaram com o tema desse ano da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foram elas: “Embasa e sua relação com o Meio Ambiente e a Saúde Pública” com o palestrante Me. Aldair Sampaio e “Bioeconomia: um olhar da Biologia” com a palestrante Ma. Priscila Lopes, professora de Biologia do Campus. No período vespertino, a programação da Semana foi encerrada com as Comunicações Orais, mediada pela coordenadora de Pesquisa, professora Ma. Elielma Fernandes, quando os estudantes bolsistas tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos de pesquisa e de extensão e, em alguns casos, o resultado dos mesmos.

Encontrou algum erro ou deseja nos enviar sugestões?
Contate-nos através do e-mail ascom@itaberaba.ifbaiano.edu.br

Siga-nos nas nossas redes sociais:
Instagram: instagram.com/ifitaberaba
Facebook: facebook.com/ifitaberaba