Em Audiência Pública o IF Baiano Campus Itaberaba ouve a comunidade sobre demanda de novos cursos
Atualizado em 6 de dezembro de 2019 às 14:29 horas | Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 14:29 horas

Em Audiência Pública, realizada no dia 01 de agosto de 2019, na Câmara Municipal de Vereadores de Itaberaba estiveram reunidos servidores do Instituto Federal Baiano Campus Itaberaba, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representatividades de vários segmentos da sociedade e a comunidade em geral com o objetivo de analisar e confirmar as demandas de novos cursos a serem ofertados pelo IF Baiano.

A Audiência Pública é o instrumento pelo qual a instituição faz escolha dos cursos que serão ofertados. O rigor exigido nessa escolha perpassa pela indicação, fundamentação e aprovação da comunidade na qual o IF Baiano está inserida. Na ocasião todos os convidados tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões. A Diretora acadêmica, Neurisângela Miranda ressaltou o processo de escuta da comunidade interna, das representatividades, das comissões locais de ingresso e dos grupos da sociedade civil e organizada, com as quais o IF Baiano tem mantido diálogo, para indicação das demandas.

O Diretor Administrativo Arlem Souto destacou a importância e o caráter democrático desse momento tanto para a instituição quanto para o município de Itaberaba. Evidenciou a importância das ofertas apresentadas estarem alinhadas com o desenvolvimento regional e local e com o objetivo da instituição.

Os vários representantes da sociedade defenderam as escolhas dos cursos durante suas falas, chamando atenção para aspectos ambientais, econômicos e culturais da região. O Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Josaniel Azevedo, destacou a valorização trazida com a implantação dos cursos na área agrária, tendo em vista o ambiente rural do qual a maioria dos estudantes do campus são oriundos. “Os cursos escolhidos devem permitir o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes no próprio campo, fortalecendo a agricultura familiar e o empreendedorismo mas também permitir que esse mesmo estudante tenha acesso às tecnologias crescentes”, salientou Roberto Gonçalves, representante do Movimento Estudantil dos cursos de nível superior.

Na Audiência foram escolhidos os seguintes cursos na modalidade Integrada: em primeiro lugar, o Curso Técnico em Informática para Internet; em segundo, o Curso Técnico em Agricultura; em terceiro, o Curso Técnico em Administração; em quarto lugar, o Curso Técnico em Zootecnia. Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Curso Técnico Integrado em Agroecologia foi considerado, por unanimidade, como prioritário, e em segundo lugar o Curso Técnico Integrado em Agropecuária. Na modalidade Subsequente foram escolhidos, por ordem de prioridade, os cursos: Técnico em Informática para Internet, Técnico em Administração, Técnico em Zootecnia e Técnico em Agricultura.

Encontrou algum erro ou deseja nos enviar sugestões?
Contate-nos através do e-mail ascom@itaberaba.ifbaiano.edu.br

Siga-nos nas nossas redes sociais:
Instagram: instagram.com/ifitaberaba
Facebook: facebook.com/ifitaberaba