Curso Técnico Integrado em Agropecuária
Última atualização: 19/10/2021 - 11:42 horas | Data de publicação: 19/10/2021 - 11:41 horas

SOBRE O CURSO

O Curso Técnico em Agropecuária é voltado para a formação de profissionais que atuam nas atividades agrícolas e zootécnicas, com competências e habilidades para atuar nos setores produtivos da área de agrárias, atentos aos movimentos do setor no âmbito nacional, mas sem perder de vista os movimentos inerentes aos arranjos produtivos loco-regionais, de modo a capacitá-los para a efetiva inserção no mundo do trabalho, visando à sua qualificação para a vida, para as interrelações, para produção no contexto da agricultura e da pecuária, levando em consideração os princípios sustentáveis e de cidadania, bem como a organização, responsabilidade, visão crítica, humanística, ética e consciência em relação ao impacto de sua atuação profissional na sociedade e no ambiente.

PERFIL PROFISSIONAL

O Técnico em Agropecuária é um profissional que poderá atuar em empreendimentos públicos ou privados, desenvolvendo as atividades concernentes ao exercício da profissão, demonstrando conhecimentos e saberes relacionados à produção agropecuária, à produção e ao processamento de alimentos, à fitossanidade e à proteção ambiental. Além disso, apresenta ciência da importância dos processos de atualização em relação às inovações tecnológicas e se coloca em processo cooperativo de forma construtiva e colaborativa nos trabalhos em equipe para as necessárias tomadas de decisões. O Técnico em Agropecuária mantém a adoção de senso investigativo, visão sistêmica das atividades e processos, capacidade de comunicação e argumentação, autonomia, proatividade, liderança, respeito às diversidades nos grupos de trabalho, resiliência frente aos problemas, organização, responsabilidade, visão crítica, humanística, ética e consciência em relação ao impacto de sua atuação profissional na sociedade e no ambiente. É um profissional comprometido com o desenvolvimento social e econômico, que respeita os valores éticos, morais, culturais, sociais e ecológicos.

CAMPO DE ATUAÇÃO

– Propriedades rurais;
– Empresas comerciais agropecuárias;
– Estabelecimentos agroindustriais;
– Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa;
– Parques e reservas naturais;
– Cooperativas e associações rurais.

COORDENAÇÃO

Coordenador
Ubiratan Oliveira Souza
E-mail: ubiratan.souza@ifbaiano.edu.br