Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
E-Book “Processamento de Doces, Frutas e Vegetais”
Última atualização: 09/10/2020 - 15:28 horas | Data de publicação: 09/10/2020 - 14:51 horas

Apresentação

É com grande entusiasmo que o Instituto Federal de Educação, Ciência e​ Tecnologia Baiano – IF Baiano – Campus Itaberaba publica, em 2020, esta série de E-book e este primeiro volume com o tema “Processamento de Doces, Frutas e Vegetais” como resultado dos​ cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Processamento de Doces e Conservas​ Vegetais e Processamento de Frutas ocorridos no ano de 2017 e 2019, por meio do Projeto de Extensão Margaridas, intitulado “Vixe Mainha: empoderamento para as mulheres do campo”.

Esta ação empreendida pelo IF Baiano Campus Itaberaba está focada em expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de formação inicial e continuada ​ou a qualificação profissional presencial de modo a aumentar as oportunidades para a​ comunidade na qual está inserido, observando os arranjos produtivos locais e destacando ​a utilização dos produtos agropecuários baianos, especialmente, do Território Piemonte do​ Paraguaçu, que, nos últimos anos, tem adquirido destaque comercial, além de estimular​ as pessoas para geração de trabalho e de renda, de modo a combater as desigualdades sociais​ da nossa região.​

Muitas ações que visam ao processamento de alimentos não são realizadas de​ forma planejada ou não estão baseadas nas normas vigentes de segurança alimentar. A​ qualidade, por outro lado, tem sido cobrada pelos consumidores no sentido da obtenção de alimentos​ mais saudáveis, mais nutritivos e sensorialmente atraentes, através de métodos que causem menos impacto ambiental. Sendo assim, a implementação de ações para​ assegurar a qualidade exige o comprometimento de todas as pessoas envolvidas no​ processo produtivo.

Dessa forma, preparamos este E-book com o objetivo de mostrar as experiências e​ os resultados dos cursos relacionados ao processamento de doces, geleias, conservas​ vegetais e processamento de frutas.

Clique aqui para fazer o download gratuito do E-book.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itaberaba

Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba – BA, CEP 46880-000, Caixa Postal 22

Diretora Geral Pró-Tempore: Ozenice Silva dos Santos
E-mail: gabinete@itaberaba.ifbaiano.edu.br