Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Famif Digital divulga lista de premiados
Atualizado em 11 de junho de 2021 às 7:44 horas | Publicado em 11 de junho de 2021 às 7:44 horas

Cerimônia de premiação acontecerá na próxima terça-feira,15, às 15h

O Famif Baiano Digital concluiu a etapa de votação aberta ao público através do Instagram no último domingo, 6, e, nesta terça-feira, 8, divulgou a lista com o resultado do concurso. Alunos e servidores concorreram separadamente nas categorias música instrumental, artes visuais, teatro, poesia autoral, música autoral, interpretação musical e dança. A cerimônia de encerramento do evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 15, às 15h, e terá a participação do reitor, Aécio José Duarte, na abertura, a exibição das apresentações vencedoras, a participação de professores e profissionais das áreas de arte e música, além de um momento para as revelações destaques do evento. O link da transmissão será divulgado no perfil do Instagram do Famif Digital nos próximos dias.

A votação reuniu 41 apresentações envolvendo servidores(as), discentes, egressos e colaborador terceirizado de 13 campi e da reitoria. Seis discentes, oito servidores e um colaborador terceirizado do IF Baiano tiveram as apresentações mais votadas pelo no Instagram. Ao todo, a página contabilizou nos vídeos das apresentações 12.044 curtidas, quase 60.000 visualizações e 2.465 comentários. Esta é a segunda edição do evento e é a primeira vez que ele acontece on-line. 

Segundo Pollyanna Brasil, membro da comissão organizadora do Famif, realizar o Festival em formato virtual é uma forma de aproximar a comunidade acadêmica neste período tão difícil, revelar talentos e estimular a produção artística na comunidade escolar. Ela destaca o engajamento da comunidade com inscrições de alunos, professores, servidores técnicos, colaboradores terceirizados e egressos. Pontua também a preocupação de todos com a acessibilidade. Além de vários candidatos iniciarem o vídeo de apresentação com sua auto-descrição, a aluna ouvinte do campus Valença, Deborah de Oliveira, interpretou a canção “Olha pro céu” de Luiz Gonzaga na Língua Brasileira de Sinais.

“O Festival preza também pelo acolhimento e inclusão de pessoas com as mais variadas necessidades, a exemplo da janela de tradução em Libras, que inserimos em todos os vídeos das apresentações artísticas participantes, bem como as legendas automáticas e descrição detalhada das imagens utilizadas nas publicações”, explica Pollyanna, feliz com a inscrição de alunos com necessidades específicas como Charles de Brito Santos, discente cego do campus Xique-Xique. 

Esta foi a primeira vez que o aluno do campus Itapetinga, vencedor da categoria Interpretação Musical, Pedro Oliveira de Aquino, participa de um festival. Ele cantou e tocou no piano a canção “Imagine”, de John Lennon, música que, para ele, combinava perfeitamente com o cenário atual e com o tema do Famif (para estar junto não é preciso estar perto). “Eu sou cristão e acredito que a música tem uma origem divina. Não é algo que eu consiga explicar muito bem, mas a música constrói uma parte do sentido da minha vida. Não consigo imaginar a minha vida sem ela. Eu costumo lavar os pratos e estudar, cantando ao mesmo tempo”, revela o aluno.

Pedro apresentou a música “Imagine” em voz e piano.

O aluno Fábio Carvalho, do campus Governador Mangabeira, não levou o prêmio na categoria poesia autoral, mas os elogios que recebeu na publicação foram suficientes para impulsioná-lo a ir em busca do seu sonho, que é viver de arte um dia. Seu irmão gêmeo, Flávio Carvalho, também participou do evento na categoria Interpretação Musical e é com o irmão que Fábio compartilha suas poesias. “Só meu irmão sabe que eu escrevo, porque ele também escreve e até compartilha comigo as coisas que escreve, nunca cheguei a falar isso com minha família em geral, nem meus pais, porque não sinto que eles iram me impulsionar, pois, pelo que conheço deles, irão tratar isso com desprezo, fazendo com que eu possa desanimar”, relata.

Ele conta que começou a escrever poesia em 2019, em um despretensioso trabalho escolar e se surpreendeu com a reação entusiasmada do seu professor ao ler sua poesia.”A partir dali eu comecei a enxergar a poesia como um hobby”. As primeiras poesias eram de cunho romântico, mas na pandemia ele conheceu a poesia marginal, começou a rabiscar versos nesse gênero e o resultado foi visto pelo público do Famif, nos versos de “Santificado seja vosso nome”. 

Cheia de ritmo e rima, a poesia apresentada no Festival falava de política, mazelas sociais e espiritualidade: “A fé que me sustenta é à base de espiritualidade, não de materialização, porque o dinheiro do carro zero eu tive que gastar pra comprar pão, falando em dinheiro, aquele que disseram que iam investir, cadê? Sumiu! A ordem e progresso por aqui nunca existiu”. Quando a primeira edição do Festival de Música e Arte do IF Baiano aconteceu, em 2019, Fábio ainda não se interessava por arte como se interessa hoje e não participou. “Eu ainda não sabia que tinha talento, então, depois que eu comecei a escrever bastante e a gostar, eu percebi que no Famif era a primeira oportunidade que eu tinha de mostrar ao público o que faço”, afirma Fábio. 

Para o pró-reitor de Extensão, Rafael Oliva Trocoli, educação, ciência e arte devem caminhar sempre juntas, pois além de constituir um relevante elemento formativo, a arte contribui também para permanência e êxito dos discentes, sobretudo nesse período de pandemia.

Confira a lista completa com o resultado aqui.

Conheça os mais votados:

Estudantes

Música Instrumental Violino – Amanda Seixas Teixeira  

Teatro – Bruno Silva Macedo

Artes Visuais – Colagem digital – Gabriella Nery da Silva 

Poesia Autoral – Jarlei Rodrigues Barbosa

Música Autoral – Joyce Santos Souza

 Interpretação Musical – Pedro Oliveira de Aquino

Servidores

 Dança – Leonardo Augusto Paulino

Interpretação Musical – Marise Rodrigues Guedes

 Poesia Autoral – Nilda Loyola de Almeida

 Música Instrumental – Pedro Paes Lopes 

 Fotografia – Pedro Queiroz Junior e Mônica Pereira da Silva

Música Autoral – Rhamayana Barros Barreto e Fernando Martins

Interpretação Musical – Thiago Borges dos Santos


Matéria ASCOM publicada em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/famif-digital-divulga-lista-de-premiados/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br