Turma do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária realizam visita técnica ao Parque Estadual de Itaúnas
Atualizado em 16 de abril de 2019 às 21:50 horas | Publicado em 16 de abril de 2019 às 21:43 horas

No dia 10 de abril, os estudantes do Segundo Ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado , estiveram em uma viagem técnica na cidade de Conceição da Barra e no distrito de Itaúnas/ES.

Os estudantes visitaram o Parque Estadual de Itaúnas (Vila de Itaúnas) a Casa da Cultura em Conceição da Barra, sob a orientação do docente Lucas dos Santos, a Pedagoga Maria Valquíria e a Assistente de Aluno Cristyane Monteiro.

A visita teve como seu objetivo pedagógico aliar o saber teórico ao prático possibilitando aos educandos ampliar os conhecimentos trabalhados em sala de aula. Na área do Parque os estudantes puderam observar a fauna e a flora dos ecossistemas costeiros como também as dunas formadas pelo vento que dão um ar de mistério e exuberante beleza a paisagem. Próxima à foz do Rio Itaúnas que serpenteia quase toda área do Parque tem ainda restingas e algumas espécies da Mata Atlântica, praias, bem como uma planície imudável que por está bem próxima ao mar cria um ambiente fluviomarinho propício a reprodução de várias espécies.Os estudantes ainda conheceram a história da antiga Vila soterrada pela erosão eólica.

Em Conceição da Barra os estudantes visitaram a Casa da Cultura onde foram recepcionados pelo Professor Sérgio e por Olindar Daher que relatou um pouco da historiografia local e do Brasil, e os acompanhou em visita À Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

A visita técnica oportuniza aos discentes interagir com a paisagem e observar os elementos nela contido, seja sociais ou naturais, tendo assim um olhar mais atento e crítico quanto a historia, geografia e a cultura não apenas dos locais visitados como de outros, frisou o Professor Lucas dos Santos.

A estudante Andreia que é representante da turma disse: “Eu, como aluna tive uma experiência incrível e proveitosa, mesmo já conhecendo os locais visitados num passeio em família, não conhecia as histórias presentes ali. O que mais chamou a minha atenção foram as dunas que cobria a antiga vila soterrada, muitas pessoas passam por aquela paisagem tendo o mar à frente e até mesmo as trilhas fazem com que a estrutura das casas da antiga vila soterrada passem despercebido, já que requer uma atenção maior do visitante. A visita a casa da Cultura em Conceição da Barra nos fez compreender mais sobre assuntos que estamos estudando tanto em geografia quanto História e acredito que buscar conhecimento em outros lugares como esses só nos enriquecem, além de ser tão perto da gente, a história e tudo que faz parte da nossa cultura precisam ser mais valorizadas e exploradas, por isso, o IF Baiano- Campus Teixeira de Freitas e todos os servidores nos proporcionaram um dia merecido de compartilhar conhecimentos e aprimorar pensamentos.”

GALERIA DE FOTOS

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Diretor Geral: João B. Botton