Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Laboratórios
Última atualização: 04/07/2023 - 11:31 horas | Data de publicação: 04/07/2023 - 11:31 horas

A Educação Profissional prepara o discente para lidar com situações reais, propor soluções e responder às condições de trabalho. O aluno desenvolve seu treinamento em aulas práticas e atividades de pesquisa ou extensão. As aulas práticas, no processo da educação profissional, proporcionam aos alunos aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em situações reais e simulam situações do mundo real e por isto são importantes na preparação para as demandas e desafios do trabalho real e no desenvolvimento das habilidades técnicas e práticas. A Pesquisa atua no limite do conhecimento e os laboratórios são essenciais para este desbravamento ao proporcionar um ambiente de testes controlados e equipamentos especializados que conferem precisão e estabilidade aos experimentos. Por meio da pesquisa realizada no laboratório, é possível testar hipóteses, coletar dados, analisar resultados e desenvolver novas teorias ou tecnologias.

Já para a Extensão os laboratórios permitem um excelente ambiente de transferência de conhecimento. Por meio de programas de extensão, os laboratórios abrem suas portas para a comunidade, proporcionando oportunidades de aprendizado e participação em atividades práticas como, por exemplo, a realização de workshops, cursos e treinamentos voltados para profissionais da área, estudantes e comunidade externa. Além disso, o laboratório também pode oferecer serviços de análises e consultorias, contribuindo para o avanço de campos específicos, como a agricultura, a hospitalidade e as ciências humanas e florestais. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Teixeira de Freitas conta atualmente com 11 espaços associados ao Setor de Laboratórios, dialogando com os quatro eixos tecnológicos que oferece curso: Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Recursos Naturais; e Turismo, Hospitalidade e Lazer. O setor de Laboratórios é composto pelo Núcleo de Apoio Técnicos de Laboratório e o Comitê Gestor de Laboratórios.

O agendamento do uso do laboratório por servidores é feito através do sistema SUAP. Já para o público externo agendar visitas, aulas práticas (estruturada pela instituição externa), pesquisas e treinamentos em nossos laboratórios, o Núcleo de Planejamento e Parcerias institucionais, deve ser contatado através do e-mail: nuppi@teixeira.ifbaiano.edu.br

Regulamento de Utilização dos Laboratórios do IF Baiano

Política de Aquisição e Expansão de Laboratórios e Equipamentos

Manual de Biossegurança e Boas Práticas dos Laboratórios do IF Baiano

Anexo I – Regulamento de Utilização

E-mail do Núcleo de Laboratórios: nulab@teixeira.ifbaiano.edu.br


Laboratório de Ciências Biológicas I

  • Responsável: Alana Araújo dos Santos
  • Lotação: 22 Pessoas
  • Componentes curriculares vinculados: Biologia Geral, Morfologia e Anatomia Vegetal, Microbiologia Geral, Zoologia Agrícola, Botânica Sistemática, Fitopatologia e Biologia I, II e III.

O laboratório de Ciências Biológicas I é um ambiente projetado para estimular o aprendizado e a curiosidade dos estudantes. Equipado com microscópios e estereomicroscópios, o laboratório oferece a oportunidade de explorar estruturas, muitas vezes invisível aos olhos humanos. Durante as aulas práticas, os alunos podem observar células, tecidos, organismos microscópicos ou pequenos e até mesmo microestruturas, permitindo que compreendam melhor a complexidade e a beleza do mundo em escala diminuta. Através de diferentes componentes curriculares, os estudantes aprendem técnicas de preparação de amostras, manuseio correto dos equipamentos e interpretação dos resultados, desenvolvendo habilidades essenciais para o aprendizado e a pesquisa.


Laboratório de Química I

  • Responsável: Andressa Vieira de Castro
  • Lotação: 22 Pessoas
  • Componentes curriculares vinculados: Química Geral, Genética, Química Analítica, Melhoramento de Plantas, Química Orgânica, Bioquímica Geral e Química I, II e III.

O Laboratório de Química I é um espaço estruturado para a realização de aulas práticas, pesquisa e extensão. Montado com equipamentos e vidrarias, o laboratório permite aos alunos manipular e analisar a composição e a estrutura de diversas substâncias, além de possibilitar experimentos em bioquímica. Os estudantes e pesquisadores podem realizar experimentos, analisar amostras e obter resultados concretos que fortalecem seu entendimento teórico e habilidades práticas. As atividades desenvolvem, no aluno, as competências para a resolução de problemas profissionais, o desenvolvimento de habilidades analíticas e a melhor compreensão dos processos fundamentais que sustentam a vida. No ambiente são realizadas pesquisas em extração de óleos essenciais de diversas plantas nativas da Mata Atlântica e trabalhos em combustíveis sólidos.


Laboratório de Biologia Vegetal

  • Responsável: Elen Sonia Maria Duarte Rosa
  • Lotação: 22 Pessoas
  • Componentes curriculares vinculados: Fisiologia Vegetal, Botânica e Tecnologia e Produção de Sementes.

O Laboratório de Biologia Vegetal é destinado à realização de aulas práticas, pesquisas e atividades de extensão. Os discentes e servidores têm a oportunidade de realizar experimentos com sementes, analisar sua germinação e desenvolvimento, além de investigar os processos fisiológicos e bioquímicos das plantas durante esses processos. Também conta com bancada para a produção de lâminas de microscopia de tecidos e outras estruturas vegetais. As pesquisas conduzidas no laboratório visam a compreensão dos mecanismos de germinação de sementes, bem como a busca por soluções inovadoras para desafios relacionados à agricultura sustentável.


Laboratório de Informática I

  • Responsável: Lucas Fragassi Lago
  • Lotação: 40 Pessoas
  • Componentes curriculares vinculados: Desenho Técnico, Informática Aplicada, Topografia e Geoprocessamento, Construções Rurais e Topografia, Construções e Instalações Rurais.

O Laboratório de Informática I é um ambiente de prática onde estudantes podem ter acesso a computadores e itens de agrimensura como GPS. O laboratório oferece um ambiente propício para explorar a aplicação da informática na agricultura, geoprocessamento e nas construções rurais. O laboratório disponibiliza horário de atendimento ao público onde os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em programação, análise de dados geoespaciais, estatística e modelagem computacional, aplicando essas habilidades em projetos práticos voltados para a otimização de processos agrícolas e o planejamento de estruturas rurais.


Laboratório de Artes

  • Responsável: Quedma Rocha Cristal
  • Lotação: 60 Pessoas
  • Componentes curriculares vinculados: Artes, Canto coletivo, Prática de Conjunto Musical e Música I e II.

O Laboratório de Artes é um espaço onde estudantes, servidores e o público externo podem explorar e aprofundar seus conhecimentos, talentos e habilidades artísticas e musicais. O laboratório é equipado com instrumentos musicais, sistema de som e palco, oferecendo um ambiente propício para o aprendizado, criação e experimentação musical. Os usuários têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas e expressivas em diferentes instrumentos, bem como explorar a composição e arranjo de peças musicais, além de promover um ambiente de colaboração, permitindo a formação de bandas ou grupos musicais para se apresentarem e desenvolverem habilidades de performance ao vivo. O ambiente propicia o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão em áreas do conhecimento musical.


Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas

  • Responsável: Valéria Pancieri Sallin
  • Lotação: 22 pessoas
  • Componentes curriculares vinculados: Solos, Química e Fertilidade do Solo, Biologia do Solo, Física do Solo

O laboratório de Solos e Nutrição de Plantas é um espaço onde pesquisadores, professores e estudantes desenvolvem atividades que exploram as complexidades dos solos e seu impacto na saúde e produtividade das plantas. O laboratório está em fase de estruturação e já é equipado com diferentes amostras de solo e equipamentos básicos para experimentos. Em consórcio com outros laboratórios, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e explorar atributos físico do solo, no que diz respeito a granulometria e características hidráulicas. Na área de nutrição de plantas, o espaço é utilizado para práticas de diagnose visual de deficiências nutricionais em plantas, efeito de fatores bióticos na absorção de nutrientes e comparação de propriedades físico-químicas de diferentes corretivos e fertilizantes agrícolas.

As aulas práticas realizadas, são complementadas por discussões teóricas que aprofundam o conhecimento sobre a dinâmica de nutrientes no solo e seus reflexos no crescimento e produção vegetal. Há também o desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa que avaliam o efeito de bioestimulantes na fisiologia da nutrição de culturas de importância regional, tais como milho, melancia, café conilon e olerícolas. A outra linha de pesquisa que tende a ser mais explorada com o avanço da estruturação do laboratório, relaciona-se com as propriedades físico-químicas do solo, em diferentes sistemas de cultivo, onde almeja-se quantificar teores de nutrientes, fatores que limitam sua disponibilidade para no sistema solo-planta e aspectos da conservação.


Laboratório de Entomologia

  • Responsável: Ivana Lemos
  • Lotação: 22 pessoas
  • Componentes curriculares vinculados: Entomologia e Patologia Florestal e Entomologia Agrícola

O Laboratório de Entomologia é um ambiente que possibilita aos seus usuários o contato mais próximo do mundo dos insetos sob o ponto de vista agrícola e florestal. O laboratório é equipado com estereomicroscópios, microscópios, armadilhas e caixas entomológicas com coleções de diferentes espécimes. Nas aulas práticas os alunos têm a oportunidade de conhecer e estudar a morfologia, fisiologia e ecologia dos insetos, além de aprender técnicas de coleta, identificação e taxonomia em ambientes de campo e laboratório. Já as pesquisas desenvolvidas visam caracterizar a incidência de insetos sobre as culturas produtivas no Extremo Sul da Bahia, além de investigar as interações ecológicas dos insetos em ambientes agrícolas e florestais.


Laboratório de Bromatologia

  • Responsável: Mauriceia Costa Carvalho Barros
  • Lotação: 22 pessoas
  • Componentes curriculares vinculados: Introdução a Zootecnia, Fundamentos da Nutrição Animal e Zootecnia I, II e III.

Ainda em estruturação e busca por recursos, o Laboratório de Bromatologia se propõe a promover o treinamento dos estudantes nas técnicas de análise de alimentos, como determinação de composição, qualidade, umidade, teor de açúcares, acidez, minerais entre outros. As aulas práticas permitem que os estudantes aprendam técnicas de preparação de amostras, identificação de nutrientes, determinação de composição centesimal e detecção de contaminantes. As atividades desenvolvidas no laboratório são complementadas por discussões sobre a qualidade dos alimentos, princípios da bromatologia e sua importância na promoção de uma alimentação saudável e segura para humanos e animais. As pesquisas desenvolvidas procuram o desenvolvimento de rações animais e a caracterização do mel, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva de mel no Extremo Sul da Bahia.


Laboratório de Secagem e Beneficiamento de Plantas Medicinais

  • Responsável: Eduardo Perovano Santana
  • Lotação: 22 pessoas
  • Projeto vinculado: Estruturação, Subsídio e Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Plantas Medicinais e Fitoterápicos em Comunidades Rurais do Extremo Sul da Bahia, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (TED 26/2019)

O Laboratório de Secagem e Beneficiamento de Plantas Medicinais é um ambiente dedicado à investigação e desenvolvimento de técnicas eficientes para preservar as propriedades terapêuticas das plantas medicinais utilizadas por populações do Extremo Sul da Bahia. Estruturado com equipamentos especializados, como estufas de secagem, balança de umidade, capela de exaustão de gases, mufla, avaliadores de pH e equipamentos de moagem, esse laboratório proporciona um espaço propício para experimentar diferentes métodos de secagem, extração e preparação de plantas medicinais. Os pesquisadores têm a oportunidade de analisar a influência de variáveis como temperatura, umidade, tempo de secagem e tamanho das partículas no processo de secagem das plantas, além de explorar técnicas de beneficiamento, como a moagem e a extração de compostos bioativos. As pesquisas desenvolvidas nesse laboratório visam otimizar técnicas de secagem e beneficiamento de plantas medicinais de valor cultural e econômico e disseminando os conhecimentos entre as comunidades atendidas no projeto.


Laboratório de Oologia

  • Responsável: Cleidida Barros de Carvalho
  • Lotação: 06 pessoas
  • Uso exclusivo para pesquisa

O Laboratório de Oologia é um espaço dedicado ao estudo e análise dos ovos das aves, proporcionando uma compreensão sobre a qualidade e incubação dos ovos. Equipado com balanças, instrumentos de medição e chocadeira, esse laboratório oferece a oportunidade de examinar a morfologia, o desenvolvimento embrionário e as características físicas dos ovos de aves.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Tel.: (73) 3311-1050
Diretor Geral: João B. Botton
E-mail: gabinete@teixeira.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br