Alunos do Campus Teixeira de Freitas realizam visitas técnicas em instituições renomadas da Bahia
Atualizado em 6 de fevereiro de 2019 às 16:36 horas | Publicado em 16 de novembro de 2017 às 13:07 horas

De 17 a 20 de Outubro os alunos dos cursos do I Semestre de Florestas e II Semestre de Agropecuária participaram de um verdadeiro toor de visitas técnicas coordenadas pela professora Dra. Andressa Vieira de Castro, com o auxílio da representante da CAE Crystiane e a professora Lorena Varjão. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão renomadas como a CEPLAC de Ilhéus, UFRB e EMBRAPA Mandioca e Fruticultura eCEPLACm Cruz das Almas.

Na CEPLAC o professor Dr. Dan Lobão apresentou uma palestra sobre Conservação Produtiva, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a importância da CEPLAC para a região e as pesquisas que objetivam aliar produção e conservação dos recursos naturais. Na oportunidade, o Eng.º Bonadi explanou sobre os Sistemas Agroflorestais (SAFs) com ênfase na seringueira e cacau. Além disso ocorrem visitas no Arboreto, áreas de mata nativa e Fábrica de chocolate.

Na UFRB os alunos tiveram uma rica oportunidade de conhecer a Fazenda Experimental do CCAAB. Os professores Erivaldo e Luiz Antonio conduziram os alunos explanando cEMBRAPAada detalhe estrutural da fazenda, incluindo as áreas de produção vegetal e as instalações da produção animal. Uma oportunidade única de conhecer a realidade de uma Universidade Federal com ampla área de cursos e estágios para os estudantes.

Na EMBRAPA Mandioca e Fruticultura os discentes participaram da 19º edição do Projeto Portas Abertas, que tem por objetivo proporcionar um dia de campo a estudantes de graduação e dos IF com mini cursos organizados pelos pesquisadores da instituição. Na oportunidade, os alunos conheceram as estruturas necessárias e as técnicas de multiplicação rápida da mandioca, técnicas de propagação vegetativa por enxertia em diversas frutíferas, culturas como abacaxi, banana, citros, bem como palestras sobre avanços tecnológicos e meteorológicos na área de frutíferas.

A viagem finalizou com uma dinâmica desenvolvida por Crystiane, representante da CAE, cujo objetivo foi a integração dos discentes das turmas de 1º e 2º subsequentes envolvidas na visita.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Diretor Geral: João B. Botton