Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Campus Teixeira de Freitas e Projeto Rede Cidadã da Polícia Militar
Atualizado em 26 de setembro de 2025 às 20:43 horas | Publicado em 26 de setembro de 2025 às 20:34 horas

Diálogo entre IF Baiano e 87ª CIPM fortalece ações de educação preventiva, cidadania e apoio à comunidade local do Campus.

No dia 03 de setembro de 2025, o IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas recebeu a visita do Major Neto, comandante da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O encontro contou com a presença da Diretora-Geral, professora Elen Rosa, do Diretor Acadêmico, professor Welton Rodrigues, do Diretor Substituto, professor Cristiano Ribas, do Chefe de Gabinete, professor Ivanildo Porto, e do Coordenador das Unidades Educativas de Campo (CUEC), professor Dionei.

A Diretora Elen Rosa apresentou ao Major Neto as potencialidades do campus, destacando a estrutura física e, sobretudo, o corpo de servidores, reconhecido pelo compromisso, dedicação e competência, essenciais para o desenvolvimento de projetos de impacto na comunidade local. A Diretora também ressaltou as iniciativas já em andamento, que alcançam não apenas Teixeira de Freitas, mas também municípios vizinhos, refletindo a força e o empenho coletivo dos servidores do IF Baiano.

Conhecendo o Projeto Rede Cidadã da 87ª CIPM-BA

Durante a visita, o Major Neto anunciou a inclusão do campus no Projeto Rede Cidadã, iniciativa idealizada pela 87ª CIPM em parceria com o NTE-07, que tem como objetivo aproximar a Polícia Militar das comunidades escolares por meio de ações educativas e preventivas.

O Projeto Rede Cidadã se destaca pelo combate ao recrutamento de crianças e adolescentes pelo tráfico de drogas, promovendo rodas de conversa, visitas periódicas e palestras de sensibilização.

Sobre a importância da iniciativa, o Major Neto ressaltou que sua execução tem proporcionado reflexões significativas junto à juventude. Ao trabalhar diretamente com os jovens, o comandante destacou a necessidade de estimular escolhas conscientes para o futuro, sintetizando em uma frase que se tornou para ele um lema nos trabalhos de educação preventiva realizados pela 87ª CIPM:

O jovem não precisa saber o que ele quer ser, mas é fundamental que saiba o que ele não quer ser.”

Entre as palestras já realizadas pelo Projeto Rede Cidadã nas escolas em Teixeira de Freitas, destacam-se:

  • Valorização da Mulher”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher;
  • Direitos Humanos e Juventude”, com foco no protagonismo juvenil;
  • Prevenção às Drogas e ao Alcoolismo”, voltada especialmente a adolescentes;
  • Cidadania e Cultura de Paz”, com ênfase em convivência escolar e respeito mútuo;
  • Educação e Segurança”, estimulando a responsabilidade social dos jovens;
  • O combate à violência contra a mulher e ao feminicídio”, ministrada pela Major Kelly Ravane, que alerta para a importância da denúncia e da não aceitação da violência como forma de salvar vidas.

O Diretor Acadêmico, professor Welton Rodrigues, ressaltou que a iniciativa vem ao encontro da missão do campus de formar cidadãos conscientes e responsáveis, especialmente no trabalho com adolescentes, que precisam de estímulos permanentes para boas condutas e práticas sociais. O Diretor Substituto, Cristiano Ribas, juntamente com a Diretora-Geral Elen Rosa, acompanharam o Major em um tour pelas instalações, reforçando que o IF Baiano se coloca à disposição para ampliar frentes de parceria.

O encontro abriu caminhos para a formalização de convênio de cooperação com a 87ª CIPM, fortalece a imagem institucional do campus como espaço de referência em cidadania, educação preventiva e integração comunitária. Essa conquista não apenas amplia frentes de interesse mútuo, mas também projeta o nome do IF Baiano em ações conjuntas entre educação e segurança pública.

O IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas, representado pela Diretora Elen Rosa, agradece a presença e o apoio do Major Neto. O Chefe de Gabinete, professor Ivanildo Porto, também registrou agradecimento especial, elogiando o trabalho que o comandante vem realizando à frente da 87ª CIPM, especialmente nas ações educativas de prevenção nas escolas e no combate à criminalidade no nosso município. Por fim, a Diretora Elen Rosa reforçou o reconhecimento do valor desse diálogo, classificando este início de atividades mútuas como uma grande conquista para o campus e para toda a comunidade, destacando ainda o desejo conjunto de ampliar os interesses recíprocos em benefício da sociedade.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas

Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Diretora Geral: Elen Sonia Maria Duarte Rosa
E-mail: gabinete@teixeira.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br