Editais de Pesquisa e Extensão
Atualizado em 20 de março de 2024 às 16:47 horas | Publicado em 20 de março de 2024 às 16:45 horas

Editais de Pesquisa

PIBIC

edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2024 disponibiliza 74 bolsas, visando promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa coordenados por servidores, com a participação de alunos regularmente matriculados na instituição.

Cada proposta aprovada será contemplada com uma bolsa de Iniciação Científica (IC) no valor de R$ 700,00, com vigência de 12 meses. Além disso, os projetos selecionados serão contemplados com um auxílio ao pesquisador de até R$ 2.000,00 para itens de custeio, conforme disponibilidade orçamentária do IF Baiano.

PIBIC – Jr

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM) 2024 oferta 108 bolsas de R$ 300,00 para os projetos de pesquisa aprovados nesta seleção, destinadas a estudantes regularmente matriculados no ensino médio da instituição. As bolsas têm vigência de 12 meses.

Os projetos também serão contemplados com auxílio ao pesquisador de até R$ 800,00, destinados ao financiamento de itens de custeio do projeto, conforme disponibilidade orçamentária do IF Baiano. Esse auxílio financeiro possibilitará a aquisição de materiais de consumo, pagamento de serviços de terceiros, passagens, hospedagem, entre outros.

Este edital selecionará propostas em função da cota de bolsas disponibilizadas pelo CNPq, pelos campi e reitoria do IF Baiano para o ano de 2024. Os estudantes selecionados terão a oportunidade de participar ativamente de atividades de pesquisa científica e tecnológica, sob a orientação de servidores do IF Baiano.

-PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBITI) visa selecionar cinco propostas para apoio financeiro a projetos que contribuam para o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, processos, serviços e tecnologias, preferencialmente de caráter multidisciplinar. O valor da bolsa é de R$ 700,00 para estudantes de graduação.

Para cada proposta aprovada, será disponibilizado um valor de até R$ 2.000,00, destinado ao financiamento de itens de custeio, como material de consumo, serviços de terceiros, passagens, hospedagem e alimentação.

O PIBITI busca projetos que possam converter inventos técnicos em bens e serviços econômicos no ambiente produtivo e social. Cada proposta contemplada receberá uma bolsa de Iniciação Tecnológica (IT), com período de vigência vinculado ao tempo de duração do projeto. Leia o edital.

Editais de Extensão

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano), por meio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), lançou editais para concessão de bolsas de iniciação em extensão para discentes através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (PIBIEX), na modalidade Júnior e Superior. No total, 76 projetos serão contemplados com bolsas de extensão. O período para a submissão de propostas vai de 25 de março até o dia 15 de maio, exclusivamente via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos nos editais, incluindo estar regularmente matriculados em cursos do IF Baiano e cumprir critérios específicos de elegibilidade, como desempenho acadêmico satisfatório e disponibilidade de tempo para o desenvolvimento das atividades do projeto.

As 75 bolsas para projetos de extensão serão distribuídas da seguinte forma:

• PIBIEX Jr.: 47 bolsas, destinadas a alunos do Ensino Médio/Técnico, na forma Integrada, Subsequente e Proeja do IF Baiano.
  • PIBIEX Superior: 29 bolsas, destinadas a estudantes do ensino superior do IF Baiano.

As bolsas do PIBIEX têm duração máxima de 12 meses e os valores mensais são de R$300,00 para o PIBIEX Jr. e R$700,00 para o PIBIEX Superior. A carga horária semanal exigida para os bolsistas de Ensino Médio é de 10 horas e para bolsistas de curso superior é 20h.

Os projetos devem ser coordenados por servidores efetivos do IF Baiano e submetidos por meio do SUAP. Os alunos bolsistas terão a oportunidade de se envolver em atividades de extensão, promovendo a integração entre as unidades do IF Baiano e a sociedade, valorizando a realidade local e regional.

Discentes voluntários podem participar de projetos de extensão sem receber bolsa. É necessário estar matriculado em um dos cursos do IF Baiano, dedicar pelo menos 4 horas semanais ao projeto, trabalhar em conjunto com o orientador, seguir o plano de trabalho, apresentar relatórios quando solicitado. Para receber certificado, precisam comprovar presença e participação nas atividades do projeto.

O resultado final da seleção será divulgado no site do IF Baiano: https://ifbaiano.edu.br/portal/concursos/, no Portal da Pró-Reitoria de Extensão: https://ifbaiano.edu.br/portal/extensao/, e pelo e-mail institucional.

Mais informações poderão ser consultadas nos editais PIBIEX Jr. e PIBIEX Superior.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Diretor Geral: João B. Botton