Os núcleos GENI e NEABI, do IF Baiano Campus Teixeira de Freitas, manifestam, com profunda consternação, sua preocupação diante da gravidade dos casos de violência contra a mulher no Brasil. Segundo oMapa Nacional da Violência de Gênero, no primeiro semestre de 2025, houve 718 mulheres vítimas defeminicídio, uma média de 4 mulheres mortas por dia. Segundo recente entrevista da ministra das MulheresMárcia Lopes, à CNN, esse número já cresceu para 1.177 casos, mostrando que o assassinato por razões degênero se configura como uma emergência nacional.
É mister observar que não houve apenas aumento no número de feminicídios, mas também no número de estupros e outras formas de violência. De acordo com dados do Mapa de Segurança Pública de 2025, houve um aumento considerável dos registros de estupros nos últimos anos. Tais dados não podem ser meros marcos estatísticos. Eles denunciam uma cultura de desigualdade, opressão e violência estrutural contra todas as mulheres, independentemente de classe, raça ou região. Casos hediondos tiveram grande repercussão nacional nos últimos dias, a exemplo dos casos de estupro e assassinato de uma estudante de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); de uma mãe incendiada junto a seus quatro filhos; e de uma mãe e trabalhadora autônoma arrastada por mais de 1km.
No dia 28 de novembro, o funcionalismo federal também perdeu duas servidoras do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). As servidoras Allane de Souza Pedrotti Matos e Layse Costa Pinheiro foram assassinadas a tiros no interior da Unidade Maracanã, por um servidor também da própria instituição. O GENI e o NEABI declaram solidariedade profunda às vítimas, sobreviventes de tentativas de feminicídio e seus familiares. Reconhecemos cada caso como irreparável violação de direitos humanos, e cada vida perdida como um luto coletivo e uma chamada urgente à mobilização social. Assim, nos colocamos à disposição para, junto à comunidade acadêmica e institucional, promover ações educativas, de acolhimento, diálogo e empoderamento, visando contribuir para a transformação cultural necessária para o combate ao machismo, à misoginia, à violência de gênero e a qualquer forma de discriminação e opressão.
IF BAIANO – Campus Teixeira de Freitas
GENI – Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade
NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66
Diretora Geral: Elen Sonia Maria Duarte Rosa
E-mail: gabinete@teixeira.ifbaiano.edu.br
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br