IF Baiano convoca a comunidade a avaliar a instituição para aprimorar seu papel social
Atualizado em 10 de março de 2021 às 10:48 horas | Publicado em 22 de fevereiro de 2021 às 22:53 horas

Os campi do IF Baiano que possuem cursos de nível superior passarão pelo  terceiro ciclo de autoavaliação da instituição, através de consulta à comunidade de 18 de janeiro até 28 de fevereiro. A avaliação se dará por meio da aplicação de questionários on-line direcionados ao público interno (discentes de nível superior e servidores) e público externo (sociedade civil organizada, egressos, pais de alunos, fornecedores), disponíveis neste link

A Avaliação Interna ou Autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, refletindo sobre seus processos internos e externos, visando melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

Segundo a docente Maria Aparecida Oliveira, presidente da Comissão Própria de Avaliação Central (CPA), a pesquisa tem como principais objetivos produzir conhecimentos aprimorados, questionar o  conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus principais problemas, aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação com outros atores institucionais, aproximar a instituição da comunidade e gerir informações que serão prestadas à sociedade.

“É um instrumento valioso para a tomada de decisões na instituição em todos os seus segmentos. Em resumo, a instituição faz uma autoavaliação, um olhar para dentro, visando traçar estratégias para melhorar sua atuação e aprimorar seu papel social”, explica a presidente da CPA.

Preencha o formulário, deixe suas sugestões e comentários e ajude o IF Baiano a melhorar a gestão dos serviços prestados interna e externamente.

Confira as principais dúvidas sobre a pesquisa:

✅Questionário para docentes

⭕️ Não sou professor da graduação preciso preencher o formulário?

Sim. O docente avalia o campus e pode optar por um curso próximo a sua área de formação.

⭕️ Não sendo docente do superior, ao preencher o questionário, percebo que há perguntas que não tenho como responder, pois não é meu campo de atuação. O que faço?

O docente pode selecionar o espaço com a opção “Não sei/não conheço”.

⭕️ Sou docente e atuo em mais de um curso superior no campus. Qual curso eu escolho?

O servidor pode optar pelo curso de maior atuação, ou que tenha maior afinidade acadêmica, ou mais próximo de sua área de formação.

⭕️Sou professor substituto preciso preencher?

Sim, o servidor ainda que temporário faz parte do quadro do campus.

⭕️Sou professor e acabei de ser removido, preciso responder o questionário?

O docente pode avaliar o seu local de trabalho antes da remoção.

✅ Questionário para técnicos

⭕️Sou técnico administrativo e não trabalho diretamente com a graduação, preciso responder o questionário?

Sim, o técnico vai avaliar o campus de modo geral.

⭕️Sou técnico e atuo com o público de vários cursos superiores no mesmo campus, qual devo escolher?

O servidor pode optar pela área de maior atuação, ou formação acadêmica, ou afinidade.

⭕️Sou servidor do IF Baiano, mas meu campus não aparece no formulário, o que devo fazer?

A autoavaliação do IF Baiano, conforme especificada por lei, é aplicada apenas aos cursos e campi que ofertam o ensino superior. Neste caso os demais campi não necessitam participar.

⭕️Sou servidor docente ou técnico mas estou atuando na reitoria, preciso responder?

Pode responder escolhendo seu campus de origem.

✅Questionário para comunidade externa

Qual público se encaixa como comunidade externa?

Todos no entorno do campus que não são servidores ou alunos de nível superior do Instituto se encaixam como comunidade externa, por exemplo:

– Pais de alunos de ensino médio e superior;

– Pessoas que participam de projetos de ensino e extensão no campus;

– Alunos da pós-graduação;

– Servidores terceirizados;

-Representantes das entidades sociais;

-Fornecedores, empresários, agricultores, servidores públicos, etc.

✅Questionário para discente do ensino superior

⭕️Sou aluno (a) do IF Baiano, do curso técnico integrado/subsequente/proeja, preciso preencher o formulário?

Não, apenas alunos da graduação.

⭕️Sou aluno da pós-graduação preciso/posso responder?

Os discentes da pós se desejarem podem responder como questionário na categoria comunidade externa.

⭕️Sou aluno ingressante/calouro preciso responder o questionário?

O questionário não é obrigatório, recomenda-se que, pelo menos, os veteranos respondam e que os calouros tomem conhecimento do que é autoavaliação, o que é a CPA , para que serve o questionário, pois em momento oportuno responderão os questionários. Mas se desejarem, alunos calouros podem participar da pesquisa.

✅ Questionário para egressos

⭕️Fui aluno da graduação no IF Baiano, sou obrigado a responder o questionário?

Não, mas sua colaboração é importante para a instituição e pode ajudá-la a melhorar seu atendimento à comunidade.

Fonte: ASCOM IF BAIANO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Diretor Geral: João B. Botton