Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano e UFS organizam maratona de inovação online
Atualizado em 12 de abril de 2021 às 19:39 horas | Publicado em 12 de abril de 2021 às 19:39 horas

O IF Baiano e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promovem, nos dias 21, 22 e 23 de maio, a primeira edição da Maratona Territórios do Brasil. O evento, em formato 100% online e gratuito, pretende reunir estudantes do ensino médio e técnico, universitários e profissionais das regiões Norte e Nordeste do Brasil para pensar em como aplicar tecnologias e melhorar a qualidade de vida no espaço onde vivem. As inscrições podem ser feitas a partir de 7 de abril. 

Durante um final de semana os participantes irão criar soluções para os desafios propostos por empresas e instituições do setor Agroindustrial e do Turismo, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação e, consequentemente, o Desenvolvimento Territorial Sustentável. As melhores soluções criadas serão premiadas.

O projeto é uma das ações da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia (STCT), uma iniciativa pensada para ampliar a capilaridade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nas regiões Norte e Nordeste. As atividades da STCT referentes a SNCT 2020/2021 começaram em outubro do ano passado e, desde então, vêm unindo estudantes, instituições, povos, biomas e territórios.

À frente da organização da Maratona Territórios do Brasil estão o Movimento Cacau Chocolate e Cultura (MCCC) e o Centro de Tecnologia de Alimentos (CTA) do IF Baiano – Campus Uruçuca e as coordenações dos cursos de Agroindústria do IF Baiano – Campus Guanambi e do Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Evento vai incentivar a busca de soluções para os territórios

Segundo os organizadores, o objetivo da maratona é levar ciência, tecnologia e inovação para as escolas atingidas fortemente pela pandemia, além de contribuir para que os territórios possam atingir as metas da Agenda 2030 da ONU, que propõem um pacto global em prol do desenvolvimento sustentável. 

A iniciativa é uma oportunidade para dar voz e vez à sociedade civil, em especial ao segmento Agroindustrial para fortalecer a continuidade e a inovação na agricultura familiar e do turismo de base comunitária. Para o docente do IF Baiano e um dos organizadores, Lucas Landim, o evento será um momento para aproximar a ciência da sociedade, incitando a criatividade e provocando reflexões. “Vejo com entusiasmo a participação de instituições dos Territórios do Norte e Nordeste sendo destaques como produtores de pesquisas, podendo revelar múltiplas possibilidades de ganhos econômicos e sociais para tais regiões”, finaliza.

Saiba mais: https://www.instagram.com/territoriosdobrasil 
Contato: stctnn@gmail.com

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Tel.: (73) 3311-1050
Diretor Geral: João B. Botton
E-mail: gabinete@teixeira.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br