IF Baiano realizou o III Arvorecer Negro – confira o evento
Atualizado em 10 de dezembro de 2020 às 16:52 horas | Publicado em 23 de novembro de 2020 às 15:37 horas

O Arvorecer Negro tem se tornado espaço efetivo de discussões e formação de jovens/adultos discentes e docentes voltado a temática étnico-racial e de combate ao racismo.

III Arvorecer Negro do IF Baiano, campus Teixeira de Freitas/BA, aconteceu no período de 11 a 13 de novembro de 2020 e abordou a temática ” Lugar de negro é na Educação, Ciência e Tecnologia: Trajetórias negras na construção dos saberes”.

Este ano o objetivo do evento foi discutir as relações entre os nossos discentes e o saber acadêmico e como o racismo opera para nos desmotivar e até mesmo excluir do terreno da Ciência. Assim, por meio d@s noss@s convidad@s e suas trajetórias de saberes esperamos ter colaborado, pouco a pouco, para desconstruir essa lógica perversa e contribuir para a formação de uma juventude antirracista.

Com o formato online, o evento contou com conferências, rodas de conversa e apresentação de trabalhos em simpósios temáticos. Transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube do campus: ACESSE O CANAL

DEPOIMENTO:

“Nesta edição, com a realização do evento on line reconhecemos os desafios que este formato nos impôs mas, compreendemos também a importância da continuidade do evento mesmo em “tempos remotos”. Esta terceira edição do Arvorecer Negro se mostrou forte e potente permitindo a partilha de conhecimentos necessários sobre ancestralidade e combate ao racismo. É muito importante quando percebemos que o projeto de um coletivo menor vai ganhando vida e reconhecimento num coletivo maior. Isso também aumenta a nossa responsabilidade e tensiona por outras discussões… também necessárias. Assim, o Arvorecer Negro vem se consolidando como uma das principais atividades do campus TDF gerando reconhecimento acadêmico, social e cultural na região extremo Sul da Bahia.”

Frisou a Professora Isis Halim, coordenadora do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas).

ASSISTA TODA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Conferência de abertura
Tema: Lugar de Negro é na educação. ciência e tecnologia: trajetórias negras na construção dos saberes.

Conferencistas:
Mariana Fernandes dos Santos Doutora em ensino, filosofia e história das ciências pela UFBA IFBA Campus Eunápolis

Joana D’Arc Félix de Souza Doutora em Química pela Unicamp ETEC Profº Carmelino C. junior

Conexão Cultural com: Neide dos Santos Doutora em educação musical/UFBA Rede municipal de educação – Candeias, Mata de S. João e S. E. do Conde Regente de coros da região metropolitana de Salvador/Ba

Simpósio Temáticos
Educação, atores sociais e processos educativos enegrecendo o debate
A negritude da/na Ciência e Tecnologia

Roda de Conversa com profissionais da educação
Tema: Por uma formação a partir de África: um diálogo necessário

Facilitador:
Gabrile Swahili Doutor em educação/UFBA Professor da UFBA

Conexão Cultural com: Luan Sodré Doutor em múscia/UFBA Docente do curso de licenciatura em música da Universidade Estadual de Feira de Santana/UFES