Nota Informativa – IF BAIANO – Campus Teixeira de Freitas
Atualizado em 10 de novembro de 2023 às 12:06 horas | Publicado em 10 de novembro de 2023 às 12:02 horas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Teixeira de Freitas, vem por meio desta nota elucidar os incidentes ocorridos ontem (09/11/2023), durante o evento “Arvorecer Negro” realizado no campus. No transcorrer das oficinas de pintura e culinária indígena, integrantes do corpo discente foram expostos a um preparado de plantas de origem medicinal para algumas comunidades indígenas.

Cabe ressaltar que a substância foi apresentada sem prévio conhecimento ou autorização por parte da organização do evento ou da direção do campus, conforme lista de materiais solicitados e disponibilizados para as oficinas.

Como resultado do contato com a substância, lamentavelmente, seis estudantes relataram mal-estar e foram rapidamente encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Diante da situação, a direção da UPA acionou a Polícia Militar que, em conjunto com a direção do campus e a organização do evento, tomou as devidas providências para o registro de ocorrência.

A Polícia Militar procedeu com diligências, ouvindo representantes da organização do evento, direção do campus e os estudantes envolvidos. Após a análise, foi constatado que não houve infração legal por parte da instituição ou dos responsáveis pelo evento, resultando na elaboração de um boletim de ocorrência não delituosa, a título de acompanhamento.

Ressaltamos que o IF Baiano expressa grande preocupação pelo ocorrido, mantendo o acompanhamento aos estudantes e familiares. Como ação imediata, decidimos suspender algumas das atividades previstas para essa sexta-feira (10/11/2023). Essa medida foi tomada para garantir a apuração e responsabilização dos fatos, ao mesmo tempo evitando a exposição indevida de participantes não envolvidos.

É importante destacar que o evento “Arvorecer Negro” seguirá sua programação mantendo as demais atividades. Reiteramos nosso comprometimento em proporcionar um ambiente educacional seguro e propício ao aprendizado, reforçando nosso compromisso com a segurança e bem-estar dos nossos estudantes.

Atenciosamente,

João Botton
Diretor do Campus Teixeira de Freitas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas