Nota Informativa sobre o movimento de Greve – Suspensão das aulas
Atualizado em 19 de abril de 2024 às 8:54 horas | Publicado em 15 de abril de 2024 às 16:32 horas

A gestão do campus Teixeira de Freitas do IF Baiano, por meio da presente Nota, vem a público manifestar seu apoio ao movimento grevista dos servidores. Nossa gestão preza pela democracia e pela participação cidadã, e entendemos que a greve é um direito do servidor. A adesão à greve nacional é uma escolha do coletivo de servidores do campus que, em Assembleia Geral, foi aprovada por ampla maioria dos votos.

As pautas de reivindicação do movimento são absolutamente legitimas, tendo em vista a necessidade urgente de recomposição do orçamento dos Institutos Federais, a reestruturação da carreira dos servidores, as perdas salariais acumuladas nos últimos sete anos, o reajuste dos valores pagos como auxílio aos estudantes, além da necessidade de novos concursos, principalmente para técnico-administrativos, pois o quadro insuficiente de profissionais sobrecarrega as jornadas de trabalho, impedindo a prestação de um atendimento adequado à comunidade

Devido ao movimento grevista as aulas estão suspensas temporariamente, em todas as modalidades, desde o dia 03 de abril. Aos estudantes e responsáveis, reafirmamos o compromisso do IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas com a educação pública, gratuita, de qualidade. A gestão do campus garante que quaisquer prejuízos às atividades letivas (aulas) e administrativas deverão ser compensados posteriormente.

Sendo assim, assumimos o compromisso de trabalhar em conjunto com servidoras, servidores e com o comando de greve para assegurar que os direitos da comunidade acadêmica sejam atendidos, além de garantir a manutenção das atividades essenciais para a legalidade do movimento, buscando contribuir para que as negociações avancem o mais depressa possível junto ao governo federal para que sejam evitados maiores prejuízos à comunidade.

As informações a respeito do movimento grevista deverão ser obtidas junto ao comando de greve local: comandogrevetdf@gmail.com

Atenciosamente,
João Botton
Diretor-Geral