Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Confira os procedimentos para a validação das inscrições do Prosel 2017
Atualizado em 30 de março de 2021 às 8:55 horas | Publicado em 14 de outubro de 2016 às 11:00 horas

Lembrando, que até o dia 7 de novembro a documentação apresentada poderá ser retificada ou complementada.

A Comissão Central, nomeada pela Portaria Nº 446, de 25 de abril de 2016, responsável pela elaboração e acompanhamento do Processo para Ingresso de Estudantes, com base nos Editais N° 61 e 64, de 05/09/2016, destaca:

 1. Ao finalizar a inscrição on line, o candidato deverá apresentar a documentação ao campus para o qual se inscreveu. Para que a inscrição seja validada, é obrigatório apresentar a documentação.

 2. Até o dia 07/11/2016 a documentação apresentada poderá ser retificada ou complementada. Se já apresentou sua documentação, verifique nas orientações a seguir se faltou algum documento. Após 07/11/2016 nenhum documento será recebido.

 3. Documentos a apresentar, conforme o tipo de vaga:

Ampla concorrência – Documento de Identificação e Histórico Escolar ou Declaração da escola em que estudou com as médias finais, ou Comprovante de Certificação do ENEM.

 Estudantes oriundos de Escola Pública – Todos os documentos solicitados para ampla concorrência e Histórico Escolar; ou Certificado de Conclusão; ou Declaração de Conclusão que comprove ter estudado integralmente o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, em Escola Pública.

 Estudantes oriundos de Escola Pública, com renda familiar bruta mensal per capita IGUAL OU INFERIOR a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) – Todos os documentos solicitados para Estudantes oriundos de Escola Pública e documentos (citados nos subitens 4.6 a 4.11 do Edital), que comprovem a renda recebida, nos últimos três meses, por todas as pessoas da família, de acordo com a situação de trabalho de cada uma delas.

 Pessoa com Deficiência – Todos os documentos solicitados para ampla concorrência e Laudo Médico original emitido nos últimos 12 (doze) meses, atestando o tipo, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID.

 4. Como calcular a renda familiar bruta mensal per capita:

• Soma-se os rendimentos brutos recebidos por cada pessoa da família a que pertence o candidato, nos três meses anteriores à data de inscrição.

• Divide-se a soma dos rendimentos por três.

• Divide-se o resultado pelo número de pessoas da família do candidato.

Exemplo:

Numa família com cinco membros aos quais chamaremos João, Maria, José, Carla e Antônio, sendo que José não tem renda.

Soma os três últimos rendimentos de João e divide por 3.

Soma os três últimos rendimentos de Maria e divide por 3.

Soma os três últimos rendimentos de Carla e divide por 3.

Soma os três últimos rendimentos de Antônio e divide por 3.

Assim encontra-se a renda média de cada um.

Em seguida, soma a renda média de todos (resultados da renda de João, Maria, Carla e Antônio) e divide por 5, que é o total de membros desta família.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Tel.: (73) 3311-1050
Diretor Geral: João B. Botton
E-mail: gabinete@teixeira.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br