Campus Teixeira de Freitas recebeu o Primeiro Encontro Territorial de Agroecologia
Atualizado em 26 de junho de 2018 às 0:57 horas | Publicado em 15 de junho de 2018 às 0:49 horas

O evento foi organizado e realizado pelo IF Baiano em conjunto com o Núcleo de Estudos em Agroecologia do Extremo Sul da Bahia (NEAESBA).

Nos dias 13 e 14 de junho de 2018, o Instituto Federal Baiano campus Teixeira de Freitas, sediou o Primeiro Encontro Territorial de Agroecologia do Extremo Sul. Passaram pelo evento cerca de 600 pessoas, entres elas agricultores, camponeses, estudantes, trabalhadores urbanos, advogados, indígenas, comunidades tradicionais, professores e técnicos.

A temática do evento foi: Integrando Experiências Agroecológicas do Extremo Sul da Bahia e contou com a participação de diversos setores relacionados com a temática, instituições de ensino, pesquisa e extensão, representantes de movimentos sociais, dentre outros.

Durante o encontro acorreu a feira e exposição de produtos produzidos na perspectiva agroecológica, além dos espaços de integração e socialização das experiências agroecológicas vivenciadas no território, como troca de saber, fazer e sentir camponês. A abertura aconteceu com mesa de debate da análise de conjuntura política (com João Paulo Rodrigues, do MST), em seguida debatendo os desafios para construção da agroecologia, com representante do MST, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Terra Viva e Coqueiros de Jucuruçu.

Segundo a Comissão Organizadora destacada através da fala do profº Dr. Ricardo Melo, o evento foi um momento de grande relevância no fortalecimento da agroecologia, não apenas na produção sustentável, mas também como o fortalecimento de um movimento sócio-político de extrema relevância.

O evento contou com espaços de oficinas que contribuíram para dialogar e trocar experiências agroecológicas. Entres as oficinas realizadas se pode destacar: Comer o que tem fertilizante, sistematização, SAF, E.A na Agricultura familiar, sementes e milho, grandes animais, gênero e agroecologia, ginecologia natural e artesanato. Os espaços contaram também com a contribuição dos Núcleo de Engenharia de Agua e Solo (NEAS).

A socialização das experiências agroecológicas se deu também no espaço artístico. Os participantes puderam vivenciar as experiência de diversos setores do território Extremo Sul, como Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Bruneto, Currículo Pedagógico de Agroecologia na Escola do Campo, ARBORETUM e Projeto Assentamentos Agroecológicos. Também houve troca de sementes e escolha de seus guardiões.

Na ocasião foram possíveis à publicação de resultados de estudos e relatos de experiências, apresentados nos dias do evento, assim como, textualmente na Revista Fitos.

Fez-se presente no evento o Diretor Executivo do IF Baiano o Senhor Ms. Marcelito Trindade Almeida e a Diretora Geral Pro Tempore do IF Baiano campus Teixeira de Freitas a Senhora Elen Sonia Maria Duarte Rosa.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Diretor Geral: João B. Botton