Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
VI Arvorecer Negro
Atualizado em 20 de novembro de 2023 às 11:34 horas | Publicado em 20 de novembro de 2023 às 11:33 horas

Arvorecer Negro, esse é o nome do evento organizado pelo campus Teixeira de Freitas do IF Baiano para discutir e aprofundar diversas questões relacionadas às temáticas étnico-raciais da nossa sociedade e enaltecer a cultura, produção e diversidades negra e indígena.


Em 2023 não foi diferente, o Arvorecer Negro desabrochou e contou com a presença e a força de mais dois outros eventos, o II Seminário Regional de Luta dos Povos Indígenas e o IV RENEABI, encontro da rede de NEABIs do IF Baiano. Essa união trouxe mais força e proporcionou trocas somente possíveis quando tamanha diversidade se encontra.


Entre os dias 08 e 10 de novembro, tivemos a participação de cerca de 700 pessoas no evento, dentre elas pesquisadores de treze Instituições espalhadas pela Bahia e Brasil, estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e representantes discente e de servidores de todos os campi do IF Baiano. A programação do evento estava repleta de atividades acadêmicas e artísticas-culturais. Foram 3 mesas-redondas, duas reuniões, dezoito oficinas, treze minicursos e 07 Áreas temáticas que contaram com a submissão de 69 trabalhos: resumos simples, expandidos e relatos de experiências. Durante esses dias tivemos contato com a arte desenvolvida por alunos do campus, apresentações musicais de servidores, uma imersão na música popular produzida por pessoas pretas no Brasil. Pudemos ter contato com a produção de artistas da região extremo Sul da Bahia e mais uma vez lembrar que ciência e arte devem caminhar juntas.


Esses números deixam toda a organização e a instituição orgulhosas e eles também nos lembram que estamos no caminho certo, no caminho de proporcionar um espaço de discussão, exaltação das culturas e conhecimentos negros e indígenas, impulsionando uma educação emancipatória que contribui para a formação de cidadãos que irão construir a sociedade diversa e mais equânime que acreditamos e buscamos.

Queremos agradecer aqueles que contribuíram de maneira direta e indireta para a realização dessa edição do nosso evento.

Comissão organizadora do VI Arvorecer Negro, II Seminário Regional de Lutas dos Povos Indígenas e IV RENEABI, encontro da rede de NEABIs do IF Baiano.

foto 01: Mesa de abertura do Evento com representantes da gestão do campus Teixeira de Freitas e do IF Baiano
foto 02: Mesa-redonda “Resistência, artes e intelectualidades”
Foto 03: Mesa-redonda “20 anos de Lei 10.639/03 e sua modificação pela Lei 11.645/08”
Foto 04: Mesa de encerramento “A atuação dos NEABIs na promoção de uma educação antirracista”
Foto 05: Reunião geral dos NEABIs IF Baiano
Foto 06: “Minicurso Agroecologia e gênero”
Foto 07: Minicurso “Lutas e resistências dos povos indígenas e das populações negras na obra Torto Arado- Etapa II”
Foto 08: Oficina “O Êxodo do Corpo no Samba: do Recôncavo Baiano à Sapucahí Carioca”
Foto 09: Oficina “Culinária Pataxó”
Foto 10: Participantes do evento na sala de convivência
Foto 11: Oficina “Saberes tradicionais indígenas”
Foto 12: Integrantes do NEABI Teixeira de Freitas na organização do material na sala do NEABI
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Tel.: (73) 3311-1050
Diretor Geral: João B. Botton
E-mail: gabinete@teixeira.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br