Linguagens, Produção Textual e Estudos Culturais – LPTEC
Última atualização: 22/03/2021 - 11:22 horas | Data de publicação: 22/03/2021 - 11:16 horas

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Linguagens, Produção Textual e Estudos Culturais do IFBAIANO Campus Governador Mangabeira tem buscado investir na ampliação do desenvolvimento da pesquisa na área de estudos da linguagem considerando a abrangência das questões culturais e identitárias que permeiam o nosso Recôncavo Baiano. O curso propõe a articulação dos Estudos Culturais com os conhecimentos adquiridos nas áreas de formação do docente, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de ações e práticas sociais que engendram as atividades de leitura, escrita e interpretação textual. Buscamos, dessa forma, proporcionar a formação continuada de professores do Ensino Fundamental e Médio na área da Linguagem e Cultura, de acordo com as especificações da Pós-graduação Lato-Sensu do IFBAIANO. Com a abertura de mais uma turma em 2019, estamos investindo nos resultados significativos apontados pelos nossos estudantes, no que tange à melhoria do exercício das atividades profissionais de ensino e pesquisa na área, a progressão docente na carreira acadêmica e de pesquisador, uma vez que muitos dos nossos egressos encontram-se hoje aprovados e matriculados em programas de cursos Stricto sensu (mestrado e doutorado) de Instituições públicas conceituadas no Estado da Bahia. O relato dos egressos tem possibilitado a verificação da relevância da existência do Curso Lato Sensu em Linguagens, Produção Textual e Estudos Culturais para o público docente da região, cumprindo a missão institucional de promover a capacitação de recursos humanos no Estado da Bahia para atuação nos espaços formais e não-formais de educação, assim como o favorecimento e fortalecimento da pesquisa no lFBAIANO, a partir da produção científica, tecnológica e cultural, oriunda dos Trabalhos de Conclusão de Cursos desenvolvidos em harmonia com os arranjos e contextos produtivos, sociais, econômicos, culturais e educacionais das regiões nas quais os discentes residem e/ou laboram.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br