Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Serviços da Secretaria
Última atualização: 06/06/2022 - 18:38 horas | Data de publicação: 08/06/2015 - 17:56 horas

Número para contato : 

 (75) 9 83018269

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS DA SECRETARIA

A Secretaria de Registros Acadêmicos – SRA oferece diversos serviços ao longo do semestre, de acordo com as datas previstas no calendário acadêmico. A seguir estão apresentados alguns serviços e processos que podem ser requeridos na SRA e encaminhados para deferimento aos setores competentes:

Matrícula

A matrícula é o ato formal pelo qual se inicia a vinculação acadêmica do estudante à Instituição de Ensino. Ela pode ser efetuada pelo estudante, por seu responsável legal ou por procurador legalmente constituído. Para efetivação da matrícula é necessário a apresentação de alguns documentos (Clique Aqui e confira a lista de documentos)Renovação de matrícula A matrícula deverá ser renovada a cada novo período letivo, sendo que a não renovação da matrícula pelo estudante, sem justificativa legal, caracterizará o abandono do curso e consequente desvinculação da instituição. Para efetivar a renovação da matrícula, o estudante ou seu responsável deverá se apresentar à SRA portando o requerimento e a carteira de identidade. Mudança de turno O aluno poderá requerer mudança de turno, desde que sejam atendidos os seguintes requisitos:

  1. Existência de oferta do curso no turno requerido;
  2. Existência de vaga;
  3. Impossibilidade comprovada de frequentar as aulas no turno em que esteja matriculado por problemas de saúde, por motivo de trabalho ou por questão disciplinar ou pedagógica.

Trancamento de matrícula O trancamento da matrícula poderá ser feito a requerimento do estudante, para interrupção temporária dos estudos, respeitados o processo legal e os prazos estabelecidos no calendário acadêmico. Aproveitamento de estudos O aproveitamento de estudos é o processo de reconhecimento de componentes curriculares cursados com aprovação em cursos de EPTNM, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão da respectiva habilitação profissional. Para esta solicitação, o estudante deverá adotar os procedimentos a seguir:

  1. Preencher na SRA formulário próprio, especificando o(s) componente(s) curricular(es) pretendido(s); e
  2. Anexar os seguintes documentos devidamente autenticados e assinados pela Instituição de origem: Histórico Escolar e Plano de Curso da EPTNM, no qual está inserida a qualificação, aprovado pelos órgãos competentes do sistema de ensino, ou programa dos componentes curriculares cursados com aprovação, com registro de carga horária total das aulas teóricas e práticas.

Exercício domiciliar O exercício domiciliar corresponde a equivalência de estudos, por ausência às aulas, concedida ao estudante amparado pelo Decreto Lei nº 1.044/69 e pela Lei nº 6.202/75. Para requerer o exercício domiciliar, o estudante deverá preencher formulário na SRA e instruí-lo com laudo médico que comprove uma das situações estabelecidas pelo Decreto Lei nº 1.044/69 e na Lei nº 6.202/75. Revisão de avaliação O estudante terá direito à revisão da avaliação, através de requerimento à SRA, no prazo de até dois dias úteis, após a divulgação do resultado. Segunda chamada de avaliação O estudante que faltar a qualquer das avaliações da aprendizagem tem direito à segunda chamada, quando requerido à coordenação de Ensino, no prazo de até um dia útil, após o término do afastamento, desde que comprove, através de documentos o motivo do afastamento. Requerimento Todas as solicitações dos alunos são feitas através de requerimento disponível na SRA ou no site. Devem ser preenchidos os campos de dados dos estudantes e solicitação realizada, bem como a apresentação de justificativa no verso do requerimento. O aluno deve anexar ao requerimento documentos que comprovem, justifiquem ou expliquem, quando for o caso, os motivos da solicitação. MODELO DE REQUERIMENTO

 
 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br
Telefones: NAGP - Gestão de Pessoas - (75) 99853-2821/ SRA - Secretaria Acadêmica - (75) 98301-8269/ CAE - Assistência Estudantil - (71) 99182 - 9223

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br