Técnico Integrado em Cozinha – Modalidade Proeja
Última atualização: 28/08/2019 - 16:30 horas | Data de publicação: 23/12/2016 - 10:41 horas

NOME DO CURSO: Curso Técnico Integrado em Cozinha – Modalidade Proeja

O curso Técnico em Cozinha objetiva formar profissionais habilitados a desenvolver atividades de caráter técnico e profissional no setor de alimentos, especificamente no segmento de comercialização, planejamento, produção, distribuição de alimentos e refeições, numa perspectiva de desenvolvimento social, econômico e político, visando à melhoria da qualidade de vida. Definirá tecnologias apropriadas e economicamente viáveis às realidades regionais, com atributos pessoais necessários à inserção no empreendedorismo e no mundo do trabalho, de acordo com as expectativas do setor de produção, consumo e a vocação econômico-social dos territórios rurais e urbanos, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental e a qualidade de vida. O curso pretende disponibilizar no mercado de trabalho, profissionais de nível técnico com competência em tecnologia de alimentos, adequadas à realidade do desenvolvimento tecnológico e inserido no contexto social e humano.

Realizado de forma presencial, a ser integralizado num período de 03 a 05 anos.

PÚBLICO ALVO: Estudantes que concluíram o Ensino Fundamental (9º ano), ou equivalente, com idade mínima de 18 anos completos, que não tenham concluído o ensino médio

PERFIL PROFISSIONAL:

O profissional concluinte do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Cozinha, modalidade PROEJA deverá apresentar um perfil que o habilite a desempenhar atividades nos mais diferentes locais de trabalho visando sempre ao planejamento, controle, execução e distribuição das operações de produção de alimentos. Espera-se, portanto, desse profissional a capacidade de:

•  Conhecer e utilizar adequadamente a linguagem técnica como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho da profissão.

•  Saber trabalhar em equipe, ter atitude ética no trabalho e no convívio social;

•  Ter iniciativa, criatividade e responsabilidade, exercer liderança;

•  Planejar, executar e acompanhar as etapas de controle da higiene e da qualidade em cozinha industrial de modo a assegurar a produção segura dos alimentos, a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios, bem como, seu estado de conservação;

•  Planejar, organizar e monitorar o processo de aquisição, armazenamento, preparo e conservação de insumos e dos produtos agroindustriais utilizadas no serviço de cozinha;

•  Selecionar e aplicar métodos de conservação de alimentos;

•  Identificar microrganismos no ambiente de trabalho, diferenciando os maléficos ou benéficos.

•  Preparar o serviço de cozinha para a confecção das refeições;

•  Manusear com técnica os instrumentos e equipamentos específicos de uma cozinha industrial;

•  Cumprir normas básicas de segurança do trabalho;

•  Pesquisar novas técnicas e tendências de cozinha;

•  Preparar, confeccionar fundos, molhos e guarnições;

•  Preparar, confeccionar e empratar entradas, sopas, pratos de carne, de peixe, de mariscos, de legumes e outros alimentos;

•  Preparar, confeccionar sobremesas, regionais e internacionais;

•  Articular com o serviço de mesa a fim de satisfazer os pedidos de refeições e serviços especiais;

•  Noções para elaborar cardápios;

•  Planejar, organizar e executar eventos;

•  Gerir e controlar os custos de produção

MATRIZ CURRICULAR

Barema da Matriz Curricular do Curso

PROJETO POLÍTICO DO CURSO