Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
III Dia do Técnico em Meio Ambiente
Atualizado em 19 de maio de 2021 às 10:54 horas | Publicado em 19 de maio de 2021 às 10:53 horas

No mês de março de 2021, o campus comemorou o Dia do Técnico em Meio Ambiente com um evento online.

A programação incluiu uma palestra sobre as atribuições dos técnicos em meio ambiente e possibilidades de atuação profissional. Em seguida foram apresentados projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por egressos e estudantes do curso, sob orientações dos professores do campus. A diversidade de trabalhos evidenciou as múltiplas possibilidades de atuação do profissional bem como um pouco da contribuição do IF Baiano para o território.
Os trabalhos apresentados foram os seguintes:

Leishmaniose canina e maustratos animais: uma abordagem educativa para a população de Xique-Xique – Bahia apresentado por Idhyara Borges Nery Nepomuceno com a orientação da professora Carolina Gonzales da Silva

Curso de Formação Continuada em Recreador, apresentado por Manuela de Oliveira Garcia com orientação da professora Rafela Lacerda

Plantas Alimentícias Não Convencionais na região do Médio São Francisco: Tradição, uso e conservação, apresentado por Margareth Pereira de Novaes com orientação da professora Roberta Machado Santos

Estudo de demanda do composto orgânico da Usina de Compostagem a ser instalada no município de Xique-Xique/BA, apresentado por Paloma das Virgem Freitas Rodrigues com orientação da professora Emile Suze da Paz Santos

A educação ambiental como promotora de autonomia e da valorização da mulher: Margaridas de Xique-Xique, apresentado por Reisane da Conceição Cruz com orientação da professora Emile Suze da Paz Santos

Prospecção do controle de percevejo-de-renda Vatigailludens Drake, 1922 (Hemiptera: Tingindae) em mandioca, a partir de extratos aquosos de Azadirachata indica A. Juss.. Apresentado por Sabrina Miranda de Carvalho sobre orientação do professor Marcos Paulo Leite da Silva

Patinhas Xiques do IF: ações de educação ambiental como prática de cidadania, apresentado por Samara Teixeira Freitas com orientação da professora Francis Mary Soares Correia da Rosa

O evento finalizou com uma discussão sobre desafios, vantagens e desvantagens da atualização do marco legal do saneamento básico (Lei no 14.026/2020) que promete agitar o mercado saneamento básico e acelerar o processo de universalização dos serviços.

Segundo Evanilton da Cruz Silva, Pedagogo do Campus (XiqueXique), que também tem experiências no campo da Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, o III Dia do Técnico em Meio Ambiente: Práticas Ambientais foi muito oportuno para estudantes e a comunidade geral, ele o vê como positivo, uma vez que foi feito um relato de como é ser Técnico em Meio Ambiente , sua prática profissional e possíveis áreas de atuações. O momento propôs ao estudante e futuro egresso conhecer melhor o perfil da profissão, a qual é muito desafiadorasendo uma das principais atribuições do futuro técnicoser um profissional comprometido com a sustentabilidade ambiental, atuando em ONGs, empresas privadas, consultorias, órgãos governamentais entre outros.

Para os egressos, foi um momento de compartilhar as experiência no tempo que passaram no IF Baiano: “Eu quero dizer para os alunos que estão ingressando agora no instituto que entrem em um projeto, participem, que isso vai ser fundamenta na vida de vocês. Quando vocês entrarem em uma graduação, vocês estarão um passo a frente de alunos que saíram do ensino médio e indo pra uma graduação”, disse Sabrina Miranda, egressa do curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente, ao final da sua apresentação.

O evento ficou gravado no Canal do YouTube do Campus e ainda pode ser assistido no link: https://www.youtube.com/watch?v=usQjC-m4qeg&t=9816s

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Xique-Xique

Rodovia BA 052, Km 468, s/n – Zona Rural, Xique-Xique, Bahia, CEP: 47.400-000

Diretor-Geral Pro tempore: Pedro Queiroz Junior