Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Pós-graduação lato sensu
Última atualização: 03/08/2020 - 11:20 horas | Data de publicação: 03/08/2020 - 11:18 horas

Especialização em Educação e Interdisciplinaridade

A busca por uma educação de qualidade e inovadora perpassa a capacidade de compreendermos os fundamentos, princípios, procedimentos metodológicos e práticos da interdisciplinaridade aplicados à educação. Essa compreensão decorre, entre outras, de ser a interdisciplinaridade uma forma de construir uma metodologia elaborada pela coletividade, desconstruindo os conceitos cartesianos de construção e aplicação dos conhecimentos presentes na prática pedagógica.

Desse modo, torna-se fundamental aliar a formação docente à compreensão do que é promover uma educação interdisciplinar, que não possui a pretensão de criar disciplinas ou saberes, mas sim utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno observando diversos pontos de vista, bem como solucionar problemas sociais da contemporaneidade. Em resumo, a interdisciplinaridade tem uma função instrumental e, para além dessa condição, é uma forma de pensar o mundo.

O Curso de Especialização lato sensu em Educação e Interdisciplinaridade – CEEI tem por objetivo contribuir na qualificação profissional de professores para a compreensão teórica e o emprego prático da perspectiva interdisciplinar no âmbito geral da educação básica.

M.sc. Thiago Alberto Alves dos Santos

E-mail: pos.edint@xique-xique.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Xique-Xique

Rodovia BA 052, Km 468, s/n – Zona Rural, Xique-Xique, Bahia, CEP: 47.400-000