Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Assistência Estudantil
Última atualização: 13/12/2023 - 14:03 horas | Data de publicação: 28/01/2021 - 14:40 horas

Política de Assistência Estudantil

A Política de Assistência Estudantil constitui-se de um conjunto de princípios e diretrizes norteadoras para o desenvolvimento de programas e linhas de ações que favoreçam a democratização de acesso, permanência e êxito do discente no seu processo formativo. Compreendida sob uma perspectiva de universalização do direito à educação e formação integral dos sujeitos, abrange todos os estudantes regularmente matriculados.


Os programas que integram esta política são:

  • Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE)

O Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante – PAISE, integrante da Política de Assistência Estudantil do IF Baiano, visa contribuir para o bem-estar biopsicossocial, permanência e êxito nas atividades acadêmicas de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

  • O Programa de Auxílios Eventuais – PAE

O Programa de Auxílios Eventuais – PAE, integrante da Política de Assistência Estudantil do IF Baiano, visa contribuir para o atendimento de diferentes demandas apresentadas pelos(as) estudantes e/ou identificadas pela equipe de profissionais da assistência estudantil ou demais servidores, sendo estas situações eventuais. Sendo consideradas “situações eventuais” aquelas inesperadas e que tenham caráter temporário que tendem a interferir diretamente nos processos de ensino e aprendizagem do(a) estudante.

Edital- Programa de Auxílios Eventuais – PAE

  • Programa de Incentivo à Participação Político Acadêmica – PROPAC


O Programa de Incentivo à Participação Político Acadêmica – PROPAC visa apoiar a realização de ações que contribuam para a produção científica, acadêmica e tecnológica, o exercício da cidadania e o direito de organização política do(a) estudante. O PROPAC é composto por três auxílios especificados abaixo: 

  • Auxílio Participação em Eventos de Caráter Científico, Acadêmico ou Tecnológico.
  • Auxílio Participação em Eventos de Organização Estudantil.
  • Do Auxílio Formalização de Entidades Estudantis.

Edital – Programa de Incentivo à Participação Político Acadêmica – PROPAC


Estes programas são operacionalizados por meio da concessão de auxílios financeiros pautados em editais ou por ações de equipes multiprofissionais e serviços. Entende-se que o acesso público e equitativo à educação profissional e tecnológica é objetivo fundamental desta instituição. Implica, portanto, a implementação desta política para viabilizar a permanência e o êxito do estudante.

No caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE). 

Coordenadora: Gleice Miranda

E-mail: cae@xique-xique.ifbaiano.edu.br


Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Xique-Xique

Rodovia BA 052, Km 458, s/n – Zona Rural, Xique-Xique, Bahia, CEP: 47.400-000

Telefone: (74) 3664-3500
Diretor-Geral: Pedro Queiroz Junior
E-mail: gabinete@xique-xique.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br