Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Ensino a Distância
Última atualização: 02/02/2023 - 13:49 horas | Data de publicação: 30/07/2020 - 16:56 horas
CURSOS EAD – CAMPUS XIQUE-XIQUE

Os cursos ofertados na modalidade a distância têm o objetivo de transpor limites geográficos para realizar formação educacional gratuita e de qualidade em distintos níveis, possibilitando que estudantes possam garantir qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho, ou, ainda, ampliar e consolidar competências em suas áreas de formação. Atualmente, isso é possível por meio de acordos de cooperação técnica entre o Instituto e as Prefeituras da região que desejam habilitar profissionais em diversas áreas, bem como promover o aperfeiçoamento de seus servidores da educação. São oferecidos hoje, nas cidades de Xique-Xique e Ipupiara, os cursos técnicos subsequentes de Vendas, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos. Há, contudo, para os próximos meses, projetos de ampliação desse leque com cursos de formação inicial e continuada, novos cursos técnicos, graduação e especialização. Seguem abaixo os perfis dos egressos dos cursos técnicos em vigência.

Perfil do egresso

Curso de Secretaria Escolar

Profissional capaz de realizar atividades de registro e controle escolar. Além disso, organiza registros escolares; controla os arquivos da vida acadêmica dos alunos; elabora o mapeamento de acadêmicos para conclusão de cursos; operacionaliza os processos de matrícula e transferência de alunos.

Multimeios Didáticos

Profissional capaz de associar a infraestrutura tecnológica ao desenvolvimento da ação educativa em cursos presenciais e a distância. Além disso, orienta a comunidade escolar na utilização de equipamentos tecnológicos; difunde práticas de utilização de recursos tecnológicos; seleciona recursos tecnológicos para ampliação e atualização do acervo multimidiático; zela pela conservação dos multimeios didáticos; incentiva diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias; identifica e busca soluções para problemas na relação com as tecnologias.

Vendas

Profissional que detém conhecimento acerca de produtos e serviços da empresa; caracteriza o tipo de clientes e recolhe informações sobre a concorrência e o mercado em geral; prepara, promove e efetua a venda de produtos e serviços; organiza o ambiente de venda; promove serviços de apoio ao cliente, fidelização e atendimento pós-venda; organiza e gerencia os arquivos dos clientes; realiza prospecção de novos clientes.


Coordenação do curso de Secretaria Escolar:
Luciana de Oliveira Sampaio Castro
luciana.castro@ifbaiano.edu.br

Coordenação do curso de Multimeios Didáticos:
Cezar Pardo Mêo Pompêo de Camargo
cezar.camargo@ifbaiano.edu.br

Coordenação do curso de Vendas
Benjamin Leonardo Alves White
benjamin.white@ifbaiano.edu.br

Prof. Dr. Benjamin Leonardo Alves White
Instituto Federal Baiano, Campus Xique-Xique
Professor EBTT – Meio Ambiente

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Xique-Xique

Rodovia BA 052, Km 458, s/n – Zona Rural, Xique-Xique, Bahia, CEP: 47.400-000

Telefone: (74) 3664-3500
Diretor-Geral: Pedro Queiroz Junior
E-mail: gabinete@xique-xique.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br