Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Projeto Água, esgoto e higiene na área rural: o quão próximos estamos das metas da Agenda 2030
Última atualização: 01/08/2025 - 10:12 horas | Data de publicação: 01/08/2025 - 8:21 horas

O acesso seguro à água e ao esgotamento sanitário é um direito humano e um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030. Sendo dois elementos indispensáveis à dignidade humana, o acesso seguro a água e ao esgotamento sanitário podem impactar na higiene menstrual de mulheres e meninas, afetando o alcance do ODS 5.

O objetivo deste projeto é investigar e analisar as condições de abastecimento de água, esgotamento sanitário e higiene sanitária e menstrual de uma comunidade rural, a fim de propor oficinas de intervenção referentes à temática.

Para tanto, realizou-se um trabalho de campo na comunidade Itapicuru (Foto 1) com coleta de dados sobre a qualidade da água e hábitos da população que permitam acompanhar o cumprimento do ODS 6, conforme metodologia da Unicef/WHO.

Figura 1 – Comunidade Itapicuru

Em uma região que enfrenta déficit no acesso seguro ao saneamento, especialmente em áreas rurais, conhecer especificamente as dificuldades da população por meio de indicadores pode auxiliar na escolha das intervenções mais assertivas.

Como resultado principal identificou-se que a população da Comunidade Itapicuru usa, majoritariamente, água de cisterna para ingestão quando esta é abastecida por chuva e água do rio São Francisco, fornecida por carro-pipa (Figura 2).

Figura 2 – Avaliação da qualidade da água e condições de saneamento, saúde e higiene em Xique-Xique, Bahia

Identificou-se também a necessidade de reforçar práticas intradomiciliares de tratamento de água, como forma de garantir a sua segurança. Assim, realizou-se uma oficina (Figura 3) que abordou lavagem de mãos, cloração de água para consumo humano e lavagem de filtro de barro. Foram fixados cartazes sobre essas práticas e houve a distribuição de hipoclorito, absorvente e uma cartilha sobre saneamento e saúde.

Figura 3 – Oficina sobre saneamento e saúde em áreas rurais

Mais resultados serão publicados. Acompanhe na página dedicada ao projeto, com link abaixo.

Projeto: Água, esgoto e Higiene na Área Rural:

Equipe:

– Ádila Vitória Ribeiro Dourado (Pesquisadora Jr.; Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente);

– Prof. Dra. Carolina Gonzales da Silva;

– Prof. Dra. Ingrid Moreno Mamedes;

– Prof. Dr. Leonardo Palloni Accetti Resende
– Mariana Feitosa dos Santos (Pesquisadora Jr.; Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente);

– Prof. Dra. Rafaella Oliveira Baracho;

Apoio:

Edital 220 de 22 de novembro de 2023 – Programa Ciência Por Elas – Edital de Pesquisa (Projeto “Água, esgoto e higiene na área rural: o quão próximos estamos das metas da Agenda 2030 e em quais pontos podemos impactar imediatamente?”); Edital 51/2024 – PIBIC-EM – CNPq / IF Baiano – Edital de Pesquisa (Projeto “Turbidez e existência de reservatório de água domiciliar em área rural: há correlação?”); PROPES; IF Baiano; Prefeitura de Xique-Xique/Ministério da Saúde (fornecimento de hipoclorito de sódio e folders).

Saiba mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Xique-Xique

Rodovia BA 052, Km 458, s/n – Zona Rural, Xique-Xique, Bahia, CEP: 47404-899

Telefone: (74) 3664-3500
Diretor-Geral: Pedro Queiroz Junior
E-mail: gabinete@xique-xique.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br