Campus Catu promove palestra sobre a mulher negra e suas resistências
Atualizado em 4 de março de 2016 às 17:45 horas | Publicado em 17 de março de 2014 às 16:50 horas

No dia 12 de março de 2014, o Campus Catu promoveu palestra sobre: “A mulher negra e suas resistências”, ministrada pela Docente, Ana Claudia Lemos Pacheco.

A professora, Ana Claudia Lemos Pacheco, realiza palestra no Campus Catu, sobre a mulher negra e suas resistências.

No dia 12 de março de 2014, o Campus Catu promoveu palestra sobre: “A mulher negra e suas resistências”, ministrada pela Docente, Ana Claudia Lemos Pacheco (Professora Adjunta de Sociologia, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus-I).

Na abertura do evento, a professora do Campus, Joanna Mendonça Carvalho (professora de Sociologia), reforçou o propósito da palestra: “O objetivo principal  desse trabalho, é fazer com que vocês, estudantes, reflitam, criticamente, a respeito da mulher negra, de sua atuação no mercado de trabalho, da violência ainda existente, o que gera preconceito e discriminação ativa”. E continua: “por isso, lutamos pelos direitos iguais e o espaço da escola é, sem duvida, o local de transformação social e, de desenvolvimento de cidadãos”, conclui.

Ao dar início à palestra, a professora Ana Claudia, explicou sobre o significado do dia 08 de Março. Em sua fala, ela conta que tudo teve início em 8 de março de 1857, em uma fábrica de tecidos, na cidade de Nova Iorque, após uma reivindicação das operárias da fábrica, por melhores condições e redução da jornada de trabalho. Essas mulheres acabaram sendo trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, provocando a morte de 130 tecelãs, que morreram carbonizadas. Durante o evento, também discutiu-se sobre o racismo e a manifestação da sociedade em relação ao tripé: mulher, negra e pobre, além da exposição desta na mídia, o que é feita, em grande parte, de modo a desvalorizar a figura da mulher negra. A palestra também trouxe pontos positivos, em relação à mulher negra, no contexto político, a exemplo da Vice Prefeita da cidade do Salvador – Bahia, Célia Sacramento.

O assunto abordado, pela professora convidada, integra o Projeto, “Mulher: Ontem, Hoje e Amanhã”, desenvolvido nas turmas das 2ª e 3ª séries, dos cursos Técnicos em Alimentos, Agropecuária e Química, pelos docentes, Maria Arlinda Menezes, Anísia Dias Neta, Joanna Carvalho, Rosimeire Nascimento e Victor Ernesto Silva e incentivado pelo Departamento de Desenvolvimento Educacional do Campus.

Durante o evento, os estudantes, Lavínia Xavier e Matheus Oliveira, recitaram 2 (duas) poesias, que faz referência à mulher, de autoria dos mesmos.

A palestra expôs a história da mulher negra, para os estudantes do IF Baiano – Campus Catu e, ao final foi exibido um vídeo pertinente ao tema, para consolidar o conteúdo.

O que? Palestra sobre a temática: A mulher negra na Bahia e os espaços de resistência

Quando? às 9 horas do dia 12 de março de 2014

Onde? No Ginásio de Esportes do Campus Catu