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Comissão Própria de Avaliação
Última atualização: 02/06/2023 - 18:37 horas | Data de publicação: 02/06/2023 - 11:16 horas

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, conforme previsto na lei nº 10861/2004, tem como principal atribuição a implantação e o desenvolvimento de processos de avaliação institucional. A CPA é portanto um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos das áreas acadêmica e administrativa, que integra o SINAES e atende ao PDI do IF Baiano, quanto aos níveis e modalidades de ensino.

O que a CPA avalia?

A comissão avalia aspectos estruturados em cinco eixos e dez dimensões, por meio de questionários, rodas de conversa, entrevistas e visitas in loco, destinados a comunidade acadêmica e a comunidade local:

O que é a Autoavaliação ou Avaliação Interna?

A Avaliação Interna ou Autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, refletindo sobre seus processos internos e externos, visando melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

Quais são os princípios da Autoavaliação?

A Avaliação Interna tem como principais objetivos produzir conhecimentos aprimorados, questionar o  conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição; identificar as causas dos seus principais problemas; aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo; fortalecer as relações de cooperação com outros atores institucionais; aproximar-se da comunidade; desempenhar um papel científico e social e gerir informações que serão prestadas a sociedade. Se constitui, portanto, como um instrumento valioso para tomada de decisões na instituição em todos os seus seguimentos.

De que é composta a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é composta de duas estruturas: a  CPA Central e a CPA Local. A CPA Central organiza, planeja e assessora todo o processo de Autoavaliação. Já as CPA´s Locais, presentes nos campi do IF Baiano que ministram curso(s) de graduação, conduzem os processos de autoavaliação institucional, coletando informações e enviando-as para CPA Central elaborar os relatórios parciais e finais.

Quem são os membros da CPA?

As comissões são formadas por membros eleitos de diversos seguimentos:  docentes, técnicos administrativos, discentes de nível superior e médio/técnico, além do(a) representante da sociedade civil organizada. Cada categoria elege seus representantes que deverão compor as comissões nos campi.

Como a CPA desenvolve seus trabalhos?

A Comissão atua através da aplicação de questionários de avaliação institucional, rodas de conversas, entrevistas e visitas in loco, entre outros instrumentos.

Quem pode responder aos questionários elaborados pela CPA?

Todo o corpo docente, discentes e técnico administrativo, bem como a sociedade civil organizada pode e deve preencher os formulários de autoavaliação, quando solicitados pela CPA. Desta maneira, a instituição poderá conhecer, de forma ampla e irrestrita, como está desempenhando suas funções em todos os aspectos.

Como posso ter acesso aos relatórios elaborados pela CPA?

Todos os relatórios da CPA estão disponíveis no site do IF Baiano através do link

http://ifbaiano.edu.br/portal/comissoes/comissao-propria-de-avaliacao

Ainda tem dúvidas? Quer saber mais? Gostaria de dar sua sugestão? Entre em contato conosco:

cpa.local@catu.ifbaiano.edu.br

DOCUMENTOS IMPORTANTES

Portaria nº 142/2022 – CPA

RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL-2022

Relatório Autoavaliação Gastronomia CPA – Campus Catu

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO – 2021 REVISADO


Art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

Portaria 2.051 de 09 de julho de 2004 do Ministério da Educação que regulamenta a Autoavaliação do SINAES

Regimento Interno da CPA

Composição da CPA no campus

Relatório de Autoavaliação Institucional 2019

Relatório de Autoavaliação Institucional 2020

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