Campus Catu promove curso de aperfeiçoamento para docentes
Atualizado em 7 de abril de 2014 às 15:12 horas | Publicado em 7 de abril de 2014 às 15:12 horas

07/04/2014 – Palestra sobre A Eja e a Educação Profissional e seus novos desafios.

No dia 27 de março de 2014, o Campus Catu promoveu a palestra da aula inaugural, do curso de Aperfeiçoamento para Docentes, ministrado pela Coordenadora Geral do PROEJA / Formação Inicial Continuada (FIC) , Neyla Reis dos Santos Silva. A  palestra teve como tema –  A Eja e a Educação Profissional: novos desafios.

Estavam presentes, o Diretor Geral Substituto (DG), Ronaldo Santana Chaves, professores de diversas escolas, da rede municipal de ensino e  servidores do Campus.

A temática abordada busca novos desafios, experiência, heterogeneidade, significação e aprendizagem ao longo da vida, constituindo-se como uma política pública  de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, voltada para o atendimento de trabalhadores, jovens e adultos, que buscam o reconhecimento e a certidão de saberes, adquiridos em processos formais e não formais de ensino, aprendizagem e formação inicial. O objetivo da Eja é formar professores, a partir da reflexão de quem somos e, que visão de mundo, de educação, de jovens e adultos, nós temos.

Os pressupostos legais para o PROEJA, estão no Decreto nº5154/04, que institui a educação profissional em suas diversas modalidades e orienta, para a concepção integrada da formação profissional.

Diretrizes operacionais do curso:

*Formação de técnicos que atuam na Eja;

*Encontros quinzenais e/ou semanais;

*Propostas de trabalho semipresenciais;

*Relação dos conhecimentos trabalhados, com os docentes e com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula;

*Elaboração de um novo perfil para o PROEJA FIC;

Proposta curricular:

*Eixo 1 – políticas públicas do proeja e gestão na escola

*Eixo 2 – os sujeitos e práticas pedagógicas no PROEJA

*Eixo 3 – bases para a formação Técnica no PROEJA

*Carga horária total: 190 h

O que? Palestra sobre A Eja e a Educação Profissional: novos desafios.

Quando? às 14 horas, do dia 27 de março de 2014

Onde? No Centro de Tecnologia da Informação do Campus Catu