20 produtores rurais da Comunidade de Veadinhos participam de Dia de Campo sobre a Cultura da Mandioca na Embrapa de Cruz das Almas
Atualizado em 10 de maio de 2014 às 20:50 horas | Publicado em 10 de maio de 2014 às 18:49 horas

10/05/2014 – A atividade integra um conjunto de ações, resultantes da parceria entre o IF Baiano – Campus Catu e a Petrorecôncavo.

Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu

Em 10/05/2014 às 15h48min

20 produtores rurais da Comunidade de Veadinhos, localizada no Município de Catu - Bahia, participam de Dia de Campo na Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas - Bahia.

O IF Baiano – Campus Catu, com o apoio da PetroRecôncavo, proporcionou, no último dia 24 de abril de 2014, a participação de 20 produtores rurais, da Comunidade de Veadinhos, localizada no Município de Catu, no Dia de Campo, promovido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – Bahia). A programação incluiu abordagens sobre a  importância da Cultura da Mandioca,  bem como as possibilidades de aplicação do produto dessa cultura, conduzidas pelo Pesquisador, Joselito da Silva Motta, além do uso da Manipueira, temática abordada pelo Pesquisador, Mauto Souza Diniz.

Além dos produtores rurais, participaram do Dia de Campo,  os professores do Campus Catu, Alex Batista Dias e Sandra Cerqueira de Jesus, responsáveis por articular com a Embrapa, a oferta do Dia de Campo, que foi organizado especialmente para atender as necessidades dos agricultores de Veadinhos.

O evento possibilitou aos produtores rurais, que cultivam a mandioca e, que produzem todo o alimento necessário a sua sobrevivência, conhecer outras formas de obter maior rendimento, a partir da introdução de novas práticas de manipulação da planta, o que também melhora a qualidade dos alimentos produzidos, a partir da mandioca.

Durante o Dia de Campo, foi possível aprender, desde a forma correta de preparar o solo, até a elaboração dos subprodutos, utilizando técnicas de controle sanitário. Os produtores também foram orientados sobre a importância da utilização da Manipueira, que é um líquido de cor amarela, extraído da mandioca, depois que a planta é prensada, durante a fabricação da farinha.

A Manipueira pode ser aproveitada de várias maneiras: como fertilizante natural, substituindo os agrotóxicos nas lavouras, como defensivo agrícola, contra insetos e pragas, como  formigas e doenças que atacam as plantações, sendo aproveitado, também, para a produção de vinagre, no uso doméstico e comercial e na produção de sabão. Durante o evento os agricultores conheceram alguns equipamentos, utilizados para atender as demandas da produção, visando a melhoria da qualidade do produto final.

Os produtores verificaram que a mandioca não serve apenas como matéria-prima, para a produção de farinha e beijú, mas também pode ser utilizada na elaboração de tortas, sorvetes, bolos dentre outros.

Durante o evento, foi servido um lanche elaborado à base dessa planta, com iguarias como: beiju, bolo de puba e aipim, torta salgada, pão com fécula, aipim frito e suco de limão com aipim.

O Dia de Campo é uma atividade que integra um conjunto de ações promovidas pelo IF Baiano – Campus Catu, em parceria com a PetroRecôncavo, que continuarão a ser desenvolvidas junto aos produtores de comunidades de produtores rurais, como a de Veadinhos, com objetivo de orientá-las como melhor explorar as técnicas de produção e manejo, para obter alimentos com melhor qualidade, garantindo assim o seu sustento.

O quê? Dia de Campo sobre a Cultura da Mandioca

Quando? Em 24 de abril de 2014

Onde? CTM – Embrapa (Cruz das Almas – Bahia)

Público-alvo: Produtores rurais da Comunidade de Veadinhos, no Município de Catu