Publicação coletiva promovida pela EDUFBA marca lançamento do Livro “EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: diferentes contextos”
Atualizado em 30 de maio de 2014 às 12:37 horas | Publicado em 30 de maio de 2014 às 11:47 horas

30/05/2014 – Docentes do IF Baiano – Campus Catu publicam livro “EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: diferentes contextos”. O evento aconteceu na noite de 27 de maio de 2014, no Auditório da FACOM/UFBA).

Professores comemoram a publicação do Livro "EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO", na FACOM/UFBA).

Professores do IF Baiano – Campus Catu, participaram em 27 de maio de 2014, do 2º Lançamento Coletivo, promovido pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). As publicações ocorreram, das 17h às 21h, no Auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFBA, em Ondina, Salvador.

Ao todo, foram publicados 15 títulos literários, que versam sobre várias áreas do conhecimento. Dentre estes o Livro: “EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: diferentes contextos”. Nele, os escritores envolvem o leitor, discutindo sobre diversos aspectos, que permeiam o universo do “ser” educador, como agente importante na formação de um indivíduo, capaz de modificar, positivamente, a realidade em que está inserido. Participaram da elaboração do livro 25 pesquisadores,  dentre estes 02 já lecionaram no Campus Catu e 07 são docentes da Instituição:

Ana Rita Silva Almeida Chiara (Docente no IF Baiano – Campus Catu, de 2009 a 2013 / No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia -IFBA, desde maio/2013): Responsável pela organização do Livro publicado, também teve participação na produção textual das, Parte I – Educação, Formação e infância (ASPECTOS DA RELAÇÃO EU/OUTRO) e Parte III – Educação, tecnologia e formação: novos contextos, novos desafios (TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO).

Maria Arlinda de Assis Menezes (Docente no IF Baiano – Campus Catu desde 2008), Cassiane da Silva Oliveira (Docente do IF Baiano – Campus Catu desde 2010) e Lívia Píccolo Ramos Rossi (Docente no IF Baiano – Campus Catu desde 2009) – Parte IV – Educação profissional: reflexões sobre formação e ensino – artigo publicado: “EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL: uma experiência no Instituto Federal Baiano“.

Simone Maria Rocha Oliveira (Docente no IF Baiano – Campus Catu desde 1986), Eduardo Oliveira Teles (Docente no IF Baiano – Campus Catu, de 2009 a 2013 / No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, desde 2014) e Dante Augusto Couto Barone (Docente Associado 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Parte III – Educação, Tecnologia e Formação: novos contextos, novos desafios – artigo publicado: “A CONCEPÇÃO DE TECNOLOGIA PRESENTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO”.

Adriana Andrade Arnaut (Docente no IF Baiano – Campus Catu desde 2010), Antonio José Prado Martins Santos (Docente no IF Baiano – Campus Catu desde 2009) e, Christian Pereira Lopes dos Santos (Docente no IF Baiano – Campus Catu  desde 2009), autores do artigo intitulado “USO DA FOTOGRAFIA AÉREA EM ATIVIDADES DE ENSINO”, que compõe a Parte IV – Educação profissional: reflexões sobre formação e ensino, relataram, para a Assessoria de Comunicação do Campus, que  o texto produzido traz uma abordagem do uso da fotografia aérea nas atividades didáticas e como instrumento facilitador da aprendizagem, além de fazer sugestões de algumas aplicações, que podem ser realizadas com esses documentos cartográficos em diversas disciplinas.  Ao serem questionados sobre o que os motivou a desenvolver o artigo, os 03 autores responderam:  “a nossa motivação, para a elaboração deste artigo foi a de compartilhar a ideia de que o educador pode utilizar recursos disponíveis, gratuitamente, para trabalhar em suas atividades cotidianas, fazendo com que desperte no estudante a curiosidade de conhecer o seu espaço geográfico e, assim, agregar conhecimento, de maneira criativa”, concluem.

O Diretor Geral do IF Baiano – Campus Catu, Osvaldo Santos de Brito, também esteve presente no evento. Ele elogiou a dedicação de todos os autores envolvidos na produção do livro (os do IF Baiano – Campus Catu e de outras instituições parceiras) e, disse ser um orgulho ter profissionais tão comprometidos, com a árdua tarefa do “ser educador”.

Questionados sobre suas expectativas em relação ao trabalho publicado, os autores do livro foram unânimes na resposta: “esperamos que o conteúdo do livro possa promover a criatividade e motivar a aprendizagem dos leitores”, finalizam.

Para ter acesso ao Sumário do Livro clique em: SUMARIO

Núcleo de Comunicação e Eventos / IF Baiano – Campus Catu