Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
XXI Encontro de Ex – Alunos reúne cerca de 1.000 participantes
Atualizado em 10 de dezembro de 2015 às 12:36 horas | Publicado em 17 de julho de 2014 às 18:54 horas

17/07/2014 – Cerca de 1.000 pessoas estiveram presentes no XXI Encontro de Ex-Alunos do IF Baiano – Campus Catu.

José Carlos S. Soares, Geovane B. do Nascimento, Osvaldo S. de Brito, Darlan B. dos Santos e Gibson de A. Pereira (da esquerda para, a direita)

O Campus Catu realizou, no dia 06 de julho de 2014, o XXI Encontro de Ex – Alunos do IF Baiano. O dia começou com um saboroso café da manhã, no refeitório da Instituição, com iguarias da culinária nordestina, bem conhecida pelos egressos. A abertura do evento ocorreu às 9 horas, no Centro de Tecnologia da Informação (CTI), com a celebração de Culto Ecumênico pelo Padre Silvano Moura, também ex-aluno da Instituição.

Celebrado o Culto, o Mestre de Cerimônia, Acimar Ribeiro de Freitas, deu início à composição da mesa de honra, formada pelo Diretor Geral do Campus Catu, Osvaldo Santos de Brito, o Magnífico Reitor, Geovane Barbosa do Nascimento, o Diretor Administrativo, Darlan Bispo dos Santos, o representante dos Egressos, José Carlos Selles Soares e o Secretário de Administração e Finanças do Município, Gibson de Araújo Pereira, representando o Excelentíssimo Prefeito de Catu. Composta a Mesa, foi executado o Hino Nacional.

Em seguida, ouviu-se o pronunciamento do Magnífico Reitor, que também é ex-aluno da Instituição, Geovane Barbosa do Nascimento, o qual, após saudar o público presente, expressou o seu entusiasmo em participar do evento: “sinto uma  satisfação muito grande  em participar deste Encontro, principalmente por ter estudado nesta Instituição”. O Reitor falou sobre sua intenção de promover o encontro de ex-alunos em todos os campi do IF Baiano. Segundo ele, “a ideia é justamente promover o feedback entre os egressos e a Instituição, no que se refere a aspectos profissionais”. Falou ainda, sobre ações a serem implementadas no âmbito do IF Baiano e de projetos elaborados para 2015. O Reitor, finalizou a sua fala, desejando um ótimo Encontro a todos.

Após a fala do Reitor, o Diretor Geral do Campus, Osvaldo Santos de Brito, também deu as boas vindas a todos e, emocionado falou: “Este é para nós um momento de grande importância. Estarmos hoje vivenciando esse Encontro de Ex – Alunos, com uma mesa de honra formada, basicamente, por pessoas que passaram por esta Instituição, que em 05 de Março deste ano completou os seus 50 anos de existência, representa, sem sombra de dúvidas, uma trajetória  vitoriosa. Vitória essa que, acreditamos, seja de todos nós e, que continuará a ser por muitos e muitos anos”. Osvaldo falou também sobre a História do IF Baiano, desde a criação da Fazenda Modelo, passando pelo Colégio Agrícola, Escola Agrotécnica Federal, até o momento atual.

O Diretor Osvaldo convidou a todos a participarem da 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica (FEMMIC), a ser realizada de 05 a 09 de agosto deste ano e que acontecerá no Campus Catu. Ele explicou que o objetivo do evento é promover a apresentação de trabalhos científicos, oriundos de todos os 10 campi do IF Baiano, assim como de todas as Unidades da Federação. Ao fazer referência a sua recente eleição, para o cargo de Diretor Geral do Campus Catu, Osvaldo enfatizou a importância do fato para ele, por ser cidadão catuense, ser ex – aluno e servidor da Instituição. Ele agradeceu a todos que confiaram em sua capacidade enquanto gestor. Agradeceu também, a comissão organizadora do evento e a todos aqueles que colaboraram, para que o evento acontecesse.  O Diretor conclui a sua fala, agradecendo a presença de todos e desejando um dia feliz, além de enfatizar que é preciso restabelecer a aproximação e a amizade entre a Instituição e seus egressos.

O representante dos Egressos, José Carlos Selles Soares, deu também o seu depoimento: “Me sinto honrado em fazer parte desta mesa, representando os egressos. Uma mesa repleta de frutos deste Campus. Falar da Escola Agrícola é falar um pouco da história de todos nós e, é por isso que gostaria de fazer essa relação, falando um pouco da minha própria história. Sou filho de pequeno agricultor rural, de Itaberaba, na Chapada Diamantina. Com muito orgulho estou representando os Ex- Alunos e sei que muitos têm uma origem semelhante a minha. Entre os 14 e 15 anos a vivência era com a roça, vinha para a cidade estudar, mas as férias eram na roça. Então, um dia aconteceu que, nas minhas férias escolares, meus irmãos mais velhos, que trabalhavam em um frigorífico, em Feira de Santana, estavam retornando para lá e eu resolvi pegar carona em um caminhão, que entregava carnes no restaurante da Petrobras aqui em Catu e, por acaso, o restaurante funcionava no Cepe Catu. Do caminhão eu via aquelas vacas e, ao falar com o motorista sobre aqueles animais, fiquei sabendo que eram do Colégio Agrícola. Me encantei de imediato! Voltei para Itaberaba, para buscar minha documentação, participei da seleção, passei e comecei a estudar aqui. Hoje sou Professor desta Escola, também ingressei na carreira política e me tornei vereador do Município e, atualmente estou Secretário de Infraestrutura do Município e, tudo isso é fruto dessa Instituição, que além de formar homens, formou também cidadãos, resumindo: só tenho a agradecer pela indicação de meu nome, para representar os egressos neste Encontro”, conclui.

O Diretor Administrativo do Campus, Darlan Bispo dos Santos  e o representante do Prefeito de Catu, Gibson de Araújo Pereira, também falaram aos presentes.

Durante o evento, 04 egressos foram homenageados:

– Reitor do IF Baiano, Geovane Barbosa do Nascimento, egresso do Curso de Técnico em Agropecuária, da turma de 1990;

– José Deusimar Loiola Gonçalves, egresso do Curso de Técnico em Agropecuária, da turma de 1979;

– Ranúsio Santos Cunha, egresso do Curso de Técnico em Agropecuária, da turma de 1987;

– Gilberto da Silva Santos,  egresso do Curso de Técnico em Agropecuária, da turma de 1987.

Ao agradecerem aos colegas, pelas escolhas de seus nomes, os homenageados falaram um pouco sobre os caminhos trilhados em suas trajetórias de vida. Saiba mais clicando nos links: Depoimento do Reitor / Depoimento de DeusimarDepoimento de Ranusio / Depoimento de Gilberto

Logo após o discurso dos ex-alunos, o Mestre de Cerimônia, Acimar prestou homenagens póstumas para:

– O servidor e ex-aluno, José Borges de Jesus Filho ou simplesmente, Cardeal, como era carinhosamente chamado pelos colegas, Técnico em Agropecuária, falecido em 11/11/2013 ;

– A servidora, Juracy Campos Pinho, servidora falecida em 13/04/2014 e;

– O professor e Médico Veterinário, Décio Hamilton de Souza Santos, falecido em 23/06/2014.

Em sua fala, Acimar expressou “a todos os nobres colegas falecidos e as suas respectivas famílias, os nossos mais profundos sentimentos. Nós do IF Baiano sentimos muito a ausência de vocês“, conclui.

O Professor Eráclito Verçosa da Silva, conhecido pelos estudantes como “B.O.”, que sempre esteve envolvido, de corpo e alma, na organização de grande parte dos encontros de ex-alunos promovidos pela Instituição, desde os tempos da antiga Escola Agrotécnica Federal de Catu, também esteve presente e foi ovacionado pela plateia, que  na sua entrada gritavam: “BO, BO, BO!” e os Professores aposentados, Jorge Daniel Veiga Santana (Jorjão) e José Carlos Ferreira Menk.

Em suas considerações finais, o Diretor, Osvaldo Santos de Brito, agradeceu aos Egressos, a seus familiares e ao demais presentes e destacou a importância da contribuição de todos, para que o momento fosse uma realidade.

Terminada a solenidade, os participantes se dirigiram novamente ao refeitório para o almoço, durante o qual muitos fizeram questão de relembrar antigas brincadeiras, promovidas enquanto estudantes. Após o almoço, uma banda de forró completou a animação de todos que participaram do encontro.

Participaram do encontro cerca de 1.000 visitantes. Durante todo o dia o que se pode notar foi muito saudosismo, alegria e muita emoção, que contagiou a todos e, principalmente aos egressos que puderam compartilhar com seus familiares e amigos mais momento muito especial em suas vidas!

 

Galeria fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesse a nossa página no Facebook e veja outras imagens do evento: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=594371404012865&id=100003200336648

 

Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu

Em 17/07/2014 às 15h55min

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000

Diretora Geral: Geórgia Silva Xavier
gabinete@catu.ifbaiano.edu.br
(71) 3641-7901 / 7909

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br