I Feira de Iniciação Científica do Município de Catu reúne cerca de 700 pessoas
Atualizado em 16 de fevereiro de 2016 às 18:49 horas | Publicado em 30 de julho de 2014 às 19:54 horas

30/07/2014 – A FICC classificou 20 trabalhos, que serão inscritos na FEMMIC 2014 e premiou os 03 primeiros colocados, com bolsas de estudo do CNPq, além de terem participação garantida, na Feira Nacional Ciência Jovem, na cidade de Olinda, em Pernambuco.

Núcleo de Comunicação e Eventos

Em 30/07/2014

Aconteceu em 29 de julho de 2014, a I Feira de Iniciação Científica do Município de Catu (I FICC). Patrocinado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o evento é fruto da Parceria entre IF Baiano – Campus Catu, seis escolas da rede municipal de ensino, através da coordenação da Secretaria de Educação do Município de Catu e mais cinco escolas da rede estadual de ensino, com coordenação do Programa Ciência na Escola.

A FICC teve como objetivo maior “estimular a prática e a valorização da pesquisa científica no ensino fundamental e médio, articulando-as, quando possível, com a iniciativa privada, e popularizar e familiarizar as ciências nos mais diversos meios de ensino”. Esta primeira edição da FICC é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC), formado por servidores e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu.

O GPEC e a Comissão Organizadora da I FICC esperam que, com o resultado positivo da primeira edição, seja possível conseguir, em 2015, a liberação dos recursos para a 2ª edição, via CNPq ou, através de emenda à Lei Orçamentária do Município de Catu.

Foram aceitos 41 trabalhos de pesquisa, cujos autores são estudantes, matriculados no Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Ensino Médio, das escolas da rede municipal e estadual, que foram convidadas a participar da primeira edição deste evento. Também foram aceitos 03 trabalhos da Escola Batista, única instituição da rede particular que submeteu trabalhos.

Os 20 trabalhos classificados, serão inscritos na 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (FEMMIC 2014), promovida pelo IF Baiano, no Campus Catu e que acontecerá de 05 a 09 de agosto deste ano, sendo que os 03 primeiros colocados foram premiados, com bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$100,00 (cem reais), durante o período de 12 meses, além de ter participação garantida, na Feira Nacional Ciência Jovem, na cidade de Olinda, em Pernambuco.

Estiveram presentes no evento, cerca de 700 pessoas, incluindo autoridades, coordenadores, organizadores e colaboradores da FICC, estudantes, que inscreveram seus trabalhos e o público que visitou os estandes.

Confira o resultado final da I FICC clicando em RESULTADO FINAL DA I FICCATU

(Texto: Kelly Cristina O. da Silva / Revisão e imagens: Núcleo de Comunicação e Eventos).

Galeria:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu