Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Estudantes do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentam TCC’s
Atualizado em 6 de setembro de 2014 às 18:35 horas | Publicado em 6 de setembro de 2014 às 18:35 horas

06/09/2014 – As defesas de TCC’s ocorrem dia 11 de setembro, a partir das 15 h, no Laboratório de Informática / Pavilhão de Aulas (Sala nº 06).

A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), informa que no dia 11 de setembro de 2014, 03 estudantes de ADS farão as defesas de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). As apresentações ocorrerão, a partir das 15h, no Laboratório de Informática, do Pavilhão de Aulas (sala 06). Confira abaixo mais informações sobre o evento:

Data: 11 de setembro (quinta-feira)

Local: Laboratório de Informática / Pavilhão de Aulas (Sala nº 06)

Estudante: Eric Fabrício Lima Medeiros

– Título: Randomquest – Um software para avaliações de curso e desempenho discente”

Resumo: A qualidade de um curso superior é um aspecto de grande importância, tanto para os alunos, quanto para quem oferece o curso, seja esta instituição privada ou pública. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é o responsável no Brasil por conduzir todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo Ministério da Educação, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade. Neste trabalho descreve-se um software para gerenciamento e aplicação de avaliações, como forma de medir e acompanhar o desempenho discente, e através dos relatórios gráficos, poder traçar o panorama de qualidade dos cursos superiores.

– Orientador: Társio Cavalcante

– Banca:

  • Professor Társio Cavalcante (Especialista);
  • Professor Cayo Pabllo (Mestre);
  • Professor José Danilo Neto (Especialista).

– Horário: 15 h.

 

Data: 11 de setembro (quinta-feira)

Local: Laboratório de Informática / Pavilhão de Aulas (Sala nº 06)

Estudante: João Paulo Barros Silva

– Título: “Iramaia: Uma proposta de uma aplicação móvel apícola”

– Resumo: O agronegócio brasileiro tem apresentado nos últimos anos um crescimento expressivo, sendo um dos principais contribuintes no levante da economia brasileira. Nesse cenário, há um intenso volume de informações necessárias para a gestão do setor, sendo necessária cada vez mais a utilização de recursos tecnológicos que visem auxiliar a gestão eficiente de dados de forma eficaz. Um dos setores de potencial crescimento e de notável ascensão no exterior é a atividade apícula brasileira. A aplicação móvel Iramaia vem a ser um contribuinte ao apicultor ao propor um ferramental que o auxilie na gestão do apiário e no controle de informações relativas a sua manutenção.

– Orientador: Cayo Pabllo

– Banca:

  • Professor Cayo Pabllo (Especialista);
  • Professor Társio Cavalcante (Especilista);
  • Professor Fábio Nicory (Mestre).

– Horário: 15h50min.

 

Data: 11 de setembro (quinta-feira)

Local: Laboratório de Informática / Pavilhão de Aulas (Sala nº 06)

Estudante: João Paulo Gomes Penha

– Título: “Comodato: Sistema para reserva de recursos pedagógicos”

Resumo: Diante das evoluções tecnológicas e dos benefícios que ela traz consigo, é surpreendente que processos ligados ao desenvolvimento acadêmico e reserva dos seus recursos pedagógicos, sejam mantidos em funcionamento de forma manual. A automatização desses processos é um meio para uma melhoria na operação dessas atividades, refletindo diretamente em mais organização e produtividade. Este trabalho propõe uma aplicação Web, que visa assistir o processo de reservas de recursos pedagógicos, como salas de aula, auditórios, laboratórios e equipamentos de vídeo, do ambiente acadêmico do Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Campus Catu. A aplicação trará maior clareza e simplicidade aos processos de reservas dos recursos, substituindo os processos manuais e permitindo que técnicos administrativos e professores possam fazer suas solicitações de uso dos recursos pedagógicos, de forma mais rápida e simples, através de uma aplicação web.

– Orientador: Cayo Pabllo

– Banca:

  • Professor Társio Cavalcante (Especialista);
  • Professor Cayo Pabllo (Mestre);
  • Professor Vicente Júnior (Mestre).

– Horário: 16h40min.

 

Núcleo de Comunicação e Eventos / IF Baiano – Campus Catu

Em 06/09/2014 às 15h34min

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000

Diretora Geral: Geórgia Silva Xavier
gabinete@catu.ifbaiano.edu.br
(71) 3641-7901 / 7909

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br