Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizam defesa de TCC’s
Atualizado em 19 de setembro de 2014 às 16:51 horas | Publicado em 19 de setembro de 2014 às 16:51 horas

19/09/2014 – Estudantes do Curso de ADS realizam defesas de TCC’s.

Três estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) realizaram as defesas de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) em 11 de setembro de 2014. As apresentações tiveram início às 15h e ocorreram no Laboratório de Informática, do Pavilhão de Aulas (sala 06). A Professora de Metodologia da Pesquisa Científica, Lindnoslen G. C. Pinna, também participou do evento. Confira abaixo, os nomes dos estudantes, títulos e resumos dos trabalhos, composição das bancas e orientadores:

Eric Fabrício Lima Medeiros

Estudante: Eric Fabrício Lima Medeiros / Título: Randomquest – Um software para avaliações de curso e desempenho discente”

– Resumo: A qualidade de um curso superior é um aspecto de grande importância, tanto para os alunos, quanto para quem oferece o curso, seja esta instituição privada ou pública. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é o responsável no Brasil por conduzir todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo Ministério da Educação, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade. Neste trabalho descreve-se um software para gerenciamento e aplicação de avaliações, como forma de medir e acompanhar o desempenho discente, e através dos relatórios gráficos, poder traçar o panorama de qualidade dos cursos superiores.

– Orientador: Társio Cavalcante / Banca: Professor Társio Cavalcante (Especialista); Professor Cayo Pabllo (Mestre); Professor José Danilo Neto (Especialista).

João Paulo Barros Silva

Estudante: João Paulo Barros Silva / Título: “Iramaia: Uma proposta de uma aplicação móvel apícola”

– Resumo: O agronegócio brasileiro tem apresentado nos últimos anos um crescimento expressivo, sendo um dos principais contribuintes no levante da economia brasileira. Nesse cenário, há um intenso volume de informações necessárias para a gestão do setor, sendo necessária cada vez mais a utilização de recursos tecnológicos que visem auxiliar a gestão eficiente de dados de forma eficaz. Um dos setores de potencial crescimento e de notável ascensão no exterior é a atividade apícula brasileira. A aplicação móvel Iramaia vem a ser um contribuinte ao apicultor ao propor um ferramental que o auxilie na gestão do apiário e no controle de informações relativas a sua manutenção.

– Orientador: Cayo Pabllo / – Banca: Professor Cayo Pabllo (Especialista); Professor Társio Cavalcante (Especilista); Professor Fábio Nicory (Mestre).

João Paulo Gomes Penha

Estudante: João Paulo Gomes Penha / Título: “Comodato: Sistema para reserva de recursos pedagógicos”

Resumo: Diante das evoluções tecnológicas e dos benefícios que ela traz consigo, é surpreendente que processos ligados ao desenvolvimento acadêmico e reserva dos seus recursos pedagógicos, sejam mantidos em funcionamento de forma manual. A automatização desses processos é um meio para uma melhoria na operação dessas atividades, refletindo diretamente em mais organização e produtividade. Este trabalho propõe uma aplicação Web, que visa assistir o processo de reservas de recursos pedagógicos, como salas de aula, auditórios, laboratórios e equipamentos de vídeo, do ambiente acadêmico do Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Campus Catu. A aplicação trará maior clareza e simplicidade aos processos de reservas dos recursos, substituindo os processos manuais e permitindo que técnicos administrativos e professores possam fazer suas solicitações de uso dos recursos pedagógicos, de forma mais rápida e simples, através de uma aplicação web.

– Orientador: Cayo Pabllo / Banca: Professor Társio Cavalcante (Especialista); Professor Cayo Pabllo (Mestre); Professor Vicente Júnior (Mestre).

 

Galeria:

Núcleo de Comunicação e Eventos / IF Baiano – Campus Catu

Em 19/09/2014 às 13h46min

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000

Diretora Geral: Geórgia Silva Xavier
gabinete@catu.ifbaiano.edu.br
(71) 3641-7901 / 7909

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br