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Primeira Reunião de Pais e Mestres do ano letivo de 2014 reúne cerca de 300 participantes
Atualizado em 4 de março de 2016 às 17:55 horas | Publicado em 19 de setembro de 2014 às 14:14 horas

19/09/2014 – A reunião proporcionou a troca de informações e apresentação de sugestões, para melhorar e aproximar, cada vez mais, família – estudante – escola, com o objetivo de que os jovens obtenham, uma formação sólida, não apenas para o mundo produtivo, mas também para a vida de cada um deles.

Por Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu

Em 19/09/2014 às 11h12min

O IF Baiano – Campus Catu realizou na tarde de 17 de setembro de 2014, das 13h às 17h, a 1ª Reunião de Pais e Mestres do ano letivo de 2014. O evento aconteceu no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) do Campus e reuniu cerca de 300 participantes.

Participaram da Mesa, o Diretor Geral do Campus, Osvaldo Santos de Brito, o Diretor Acadêmico, Marcelo Souza Oliveira, a Coordenadora Geral de Ensino, Rita Borges, o Coordenador de Assuntos Estudantis, Genivaldo Cruz Santos e a Psicóloga, Patrícia Vaz. O Diretor Geral abriu oficialmente a Reunião, dando as boas vindas aos presentes e dizendo que o “momento é de troca de informações, onde nós apresentaremos um resumo das atividades desenvolvidas no Campus e também alguns resultados obtidos pelos alunos”. E complementa: “evidentemente, que nós estamos abertos para discutir, não só sobre o desempenho acadêmico, mas tudo aquilo que envolve a vida acadêmica aqui no Campus”. Osvaldo também pediu a colaboração dos pais, na perspectiva de que os mesmos sejam parceiros da Instituição, no processo de ensino-aprendizagem, acompanhando de perto a vida acadêmica de seus filhos. Falou também sobre as ações já realizadas, para a melhoria da estrutura física do Campus. Dentre estas ações está a conclusão das obras do novo complexo administrativo e pedagógico, local onde foi realizada a segunda parte do evento: entrega de boletins e esclarecimento de dúvidas com professores. O Diretor disse ainda ser “importante dialogarmos, trocarmos informações, para que possamos chegar ao bem comum, que é a oferta de ensino de qualidade para os nossos jovens”.

O Diretor Geral, informou também, que dentro em breve será instituido o Conselho Administrativo do Campus, que será composto por pessoas da Administração, por representantes de empresas de nossa região, pela comunidade, por pais, estudantes e egressos. Segundo ele, essa  parceria irá fortalecer a unidade de trabalho, para que os estudantes, cada vez mais, obtenham êxito em seus estudos.

O Diretor Acadêmico, Marcelo Souza Oliveira, também agradeceu aos presentes. Em sua fala, esboçou, de forma breve, a situação do Campus e dos cursos, técnicos e superiores, ofertados pela Instituição. Também falou sobre o corpo docente, sendo que, “aproximadamente 28% são doutores, 72% mestres e alguns poucos são especialistas”. De acordo com o Professor Marcelo, “tivemos uma melhora, não só na quantidade de cursos ofertados, mas também na qualidade”. Pontuou também a qualidade da estrutura do prédio novo e enfatizou que a reunião só está acontecendo nesse momento, em virtude da greve dos servidores públicos, o que também gerou a necessidade de reestruturação do calendário letivo.

Durante a reunião foram apresentados, aos pais e responsáveis pelos estudantes, os instrumentos avaliativos institucionais, como critérios específicos para a realização de 2ª Chamada, Recuperação Paralela, Conselho de Classe Final, formalização do Conselho de Pais, além do esclarecimento de dúvidas e entrega de boletins.

A Coordenadora Geral de Ensino, Rita Borges, explicou aos presentes, dentre outros assuntos, sobre os elementos constitutivos do Conselho de Classe: “Nesse Conselho de Classe estão envolvidos todos os sujeitos do processo ensino-aprendizagem , não apenas o professor, mas principalmente o aluno e a gestão, para estar ali fazendo a mediação, com o propósito de fortalecermos a coletividade, pois professor sozinho não faz nada, o aluno sozinho não faz nada, a família sozinha não faz nada, mas quando estes três segmentos estão embuídos nesse objetivo comum, que é o êxito, o sucesso desse nosso aluno, com certeza nós vamos ter algo melhor, para acontecer daqui para o final do ano de 2014”, conclui.

O Professor Genivaldo Cruz Santos, iniciou a sua fala, saudando a Mesa, na pessoa da Professora Rita Borges e, em seguida, saudou aos colegas de trabalho, pedindo uma salva de palmas para: os professores, os técnicos-administrativos e os pais e mães ali presentes. Disse ser “motivo de muito orgulho e satisfação tê-los aqui na nossa casa”. Enfatizando às famílias ali representadas que “nós temos um projeto em conjunto, que são os filhos de vocês e, esse projeto só prosperar se, tanto nós, enquanto Instituição, quanto à família, tivermos uma sintonia fina, tivermos próximos e estreitarmos os nossos laços”. O Professor apresentou parte de sua equipe de trabalho: Patrícia (Psicóloca); Rodrigo (Assistente de Aluno) e; Roberto (Chefe de Cultura, Esporte e Lazer), além de outros, que estão a disposição para atender aos pais, esclarecendo as suas dúvidas. Falou também sobre o papel desempenhado pelo Setor coordenado por ele (CAE), reforçando, dentre outros assuntos, a responsabilidade das famílias em relação aos encaminhamentos educacionais, culturais e sociais das crianças e adolescentes. Apresentou também o Regulamento Disciplinar Docente, além de falar sobre documentos de notificações, no que diz respeito a fardamento, horários, conduta e documento de ocorrências diversas.

Na opinião do público presente, a reunião foi muito produtiva, uma vez que, tanto o corpo diretivo, quanto docentes e familiares dos estudantes, trocaram informações e apresentaram sugestões, para melhorar e aproximar, cada vez mais, família – estudante – escola, com o objetivo de que esses jovens obtenham, uma formação sólida, não apenas para o mundo produtivo, mas também para a vida de cada um deles.

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