O Campus Catu promove curso sobre a cultura da mandioca em parceria com a PetroRecôncavo
Atualizado em 8 de outubro de 2014 às 20:20 horas | Publicado em 8 de outubro de 2014 às 20:20 horas

08/10/2014 – O Curso tem como público-alvo os produtores rurais, da Comunidade de Veadinho /Zona Rural de Catu e, se propõe à socialização de informações sobre técnicas de cultivo, variedades de maior rentabilidade, qualidade de subprodutos e formas de comercialização da mandioca.

Acontece no Campus Catu o Curso gratuito sobre a Cultura da Mandioca. O curso, que será realizado todas as terças-feiras, das 08h às 12h e das 13h30min às 16h, tem carga horária de 120 horas, é resultado da parceria entre o IF Baiano e a PetroRecôncavo e tem como ministrantes, os servidores do Instituto, Alex Batista Dias, Hugo Vieira de Santana, Camila Cunha Gesteira, Rosângela Nascimento da Silva Ribeiro e Sandra Cerqueira de Jesus. O curso é voltado para os produtores de farinha, da Comunidade de Veadinho / Zona Rural do Município de Catu – BA.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2006), a agricultura familiar é uma atividade do setor produtivo, de importância expressiva para o País e, apesar de representar apenas 24% da área plantada, corresponde a 85% das propriedades rurais e emprega 12,3 milhões de brasileiros.  Além disso, a segurança alimentar dos brasileiros depende do que se produz no campo, uma vez que a agricultura familiar é responsável pela produção de 70% do feijão, 87% da mandioca, 59% do plantel de suínos e 58% do leite consumidos no país.

Além de promover a socialização de informações sobre técnicas de cultivo, variedades de maior rentabilidade, qualidade de subprodutos e formas de comercialização da mandioca, o curso também se propõe a:

– Promover uma forma inicial em atividades do setor agropecuário para que os produtores possam atuarem como agentes de mudança no setor produtivo, considerando as diferentes fases do processamento de produtos agropecuários;

– Despertar a capacidade dos produtores, para desenvolverem ações ligadas ao  empreendedorismo,

– Fornecer conhecimento técnico, para otimização dos meios de produção, de forma a reduzir custos e aumentar a competitividade do produtor rural;

– Oportunizar aos produtores acesso às técnicas mais recomendadas, para a produção de mandioca, de forma a garantir maior rentabilidade e lucratividade, melhorando sua qualidade de vida.

– Promover ações para o desenvolvimento da cultura da mandioca, de forma sustentável, nos princípios de conservação do meio ambiente;

– Promover formação técnica, no que diz respeito aos diferentes processos de agregação de valores à cultura da mandioca.

O QUÊ? Curso sobre A Cultura da Mandioca

QUANDO? Todas as terças-feiras, das 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 16h00min

ONDE? No IF Baiano – Campus Catu

CARGA HORÁRIA TOTAL: 120 horas