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Orientações e ações para a melhoria do ensino é tema de debate no IF Baiano – Campus Catu
Atualizado em 16 de outubro de 2014 às 10:35 horas | Publicado em 16 de outubro de 2014 às 2:59 horas

15/10/2014 – Pró-Reitora de Ensino Substituta, Hildonice de Souza Batista, se reúne com dirigentes dos campi do IF Baiano, para estabelecer orientações e ações, para a melhoria do ensino na Instituição.

Núcleo de Comunicação e Eventos / IF Baiano – Campus Catu

Em 15/10/2014 às 20h00min

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2014, o Campus Catu sedia reunião com representantes da PROEN (Reitoria do IF Baiano) e diretores gerais dos campi, diretores acadêmicos e coordenadores de ensino. O propósito do encontro é discutir proposições, acerca de orientações e ações, para a melhoria na oferta do ensino público. O evento, que ocorre no novo Complexo Administrativo e Pedagógico da Instituição,  está distribuído, conforme programação a seguir:

No dia 15/10/2014 (das 08h30min às 12h30min e das 14h30min às 18h30min) – Reunião Extraordinária da Pró-Reitoria de Ensino com Dirigentes Institucionais para:

– Socialização e esclarecimento sobre o sistema de avaliação de Cursos de EPTNM;

– Socialização e contribuições para a Minuta do Programa de Qualidade de Ensino (combate a evasão e retenção), prazo de implantação;

– Apresentação contribuições para a Minuta de Regulamento de Monitoria;

– Apresentação contribuições para a Minuta do Programa de Nivelamento – Plataforma Moocs;

– Apresentação contribuições para Programa de Tutoria Acadêmica;

– Situação dos PPC dos cursos de EPTNM – Proposta de Reformulação, conforme a Resolução nº 14, de criação, alteração, reformulação extinção de cursos da EPTNM;

– O estágio supervisionado na EPTNM: desafios e êxito;

– Orientação para que todos os campi elaborem seu projeto Político Pedagógico (apresentação de sugestão de estrutura mínima);

– Socialização de Minuta do PPPI (Projeto Político Pedagógico Institucional);

– Socialização e contribuições para a Minuta da Cooperativa – Escola.

No dia 16/10/2014 ( (das 08h30min às 12h30min e das 14h30min às 18h30min):

– A Normatização da Atividade Docente: limites e desafios (descrição dos pontos fracos e dos êxitos), para indicativo de reformulação pelo GT;

– Estabelecimentos de procedimentos de gestão comuns (intercampi), referente a ausências ou recusa de exercício de atividades pertinentes aos respectivos cargos;

– Esclarecimentos sobre hora-aula e carga horária de cursos em hora relógio (60min);

– Situação das aulas práticas x qualidade do ensino;

– Oferta de cursos x vocação institucional;

– Situação do CPC ENADE (ações institucionais);

– Apresentação da Resolução nº13/2014, de criação, alteração, reformulação curricular e extinção de cursos de graduação;

– Revalidação de cursos de graduação x infraestrutura (diários de classe, funcionamento do NDE, acessibilidade);

– Secretaria de Registros Acadêmicos e implantação de novo sistema;

– O estágio supervisionado na graduação: desafios e êxito.

 

No dia 17/10/2014 ( (das 08h30min às 12h30min e das 14h30min às 18h30min):

– Situação da Política de Assistência Estudantil e Diversidade e Inclusão: implantação dos programas, infraestrutura, formas de acompanhamento, descentralização/repasse financeiro, acessibilidade;

– Educação a Distância (EaD): cursos e ações;

– O Proeja no IF Baiano;

– A situação da bibliotecas em cada campus e realização de mutirão de organização das bibliotecas no IF Baiano;

– Apresentação por campus de Quadro de Componente Curricular/aulas não ministradas, com docente, sem docente e docente afastado (a): 1º – Campus Catu / 2º – Campus Bom Jesus da Lapa / 3º – Campus Guanambi / 4º – Campus Governador Mangabeira / 5º – Campus Itapetinga / 6º – Campus Santa Inês / 7º – Campus Senhor do Bonfim / 8º – Campus Teixeira de Freitas / 9º – Campus Uruçuca / 10º – Campus Valença;

– Adoção de medidas institucionais (curto, médio e longo prazo), para reposição de aulas;

– Os campi poderão incluir na pauta outros aspectos relevantes, para o objetivo da reunião.

A reunião é mediada pela Pró-Reitora de Ensino Substituta, Hildonice de Souza Batista, responsável pela convocação dos dirigentes. para a realização da reunião acima mencionada.

 

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