Campus Catu sedia a II Feira de Ciência e Tecnologia, do Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras / IF Baiano
Atualizado em 7 de novembro de 2014 às 23:50 horas | Publicado em 7 de novembro de 2014 às 17:52 horas

03/11/2014 – O evento reuniu estudantes bolsistas e seus respectivos professores orientadores, dos campi Catu, Guanambi e Senhor do Bonfim, avaliadores do PFRH da Petrobras e servidores do IF Baiano.

Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu

Em 07/11/2014 às 11h00min

De 29 a 30 de outubro de 2014, o IF Baiano – Campus Catu promoveu a II Feira de Ciência e Tecnologia, do Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras/IF Baiano (II FECTIF – PFRH – IF BAIANO).

O evento reuniu delegações de estudantes bolsistas e professores orientadores, dos campi Senhor do Bonfim, Guanambi e dos anfitriões da casa (Campus Catu) – todos participantes do Programa em suas diversas áreas – Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis – que fizeram a explanação dos resultados obtidos, a partir das pesquisas realizadas pelos mesmos, para representantes da Agência Nacional de Petróleo. Também participaram da Feira membros da Comunidade interna do Instituto.

Para a Educadora e Coordenadora do Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras no IF Baiano, Maria Matilde Nascimento, “a Feira é um termômetro, a partir do qual é possível medir a evolução dos estudantes na construção e disseminação do conhecimento, através dos trabalhos apresentados e a segurança demonstrada nas respostas proferidas, quando arguidos pelos avaliadores do PFRH”, nos deixa orgulhosos com a dedicação de nossos estudantes”, finaliza.

Já a estudante Tayse, do Curso de Petróleo e Gás, ministrado no Campus Catu, escolhida para representar os estudantes do curso disse que “iniciar um novo projeto é sempre um grande desafio, a princípio tudo era muito novo, os obstáculos pareciam muito grandes, mas à medida que  adquiríamos mais conhecimento e intimidade com as atividades voltadas à pesquisa a insegurança foi ficando para traz”. “Aos poucos, fomos encontrando o nosso jeito de lidar com as dificuldades e uma a uma elas foram sendo superadas”. “Os ganhos foram muitos, aprendemos a nos relacionar melhor em grupo, aprimoramos os nossos conhecimentos sobre a indústria petrolífera e desenvolvemos um gosto pela pesquisa“.

Tayse disse ainda que “finalizar um projeto é sempre muito gratificante e que naquele momento não poderia “esquecer de agradecer aqueles que foram peças fundamentais para o êxito do grupo – as coordenadoras de projeto, a Professora Lilian Feio e a Professora Maria Matilde Almeida, pela dedicação e paciência e por “nos ensinar os segredos da pesquisa e, de uma boa escrita técnica e a Petrobras pela oportunidade de enveredar pelo mundo do petróleo, gás, energia e biocombustível e pelo apoio financeiro, que nos foi dado nos últimos meses, através das bolsas de estudo, que nos serviram de estimulo para continuarmos com nossas atividades, contribuindo para que alcançássemos o nosso principal objetivo, que é nos tornarmos técnicos de excelência”, conclui.

Para Marcelo Santana, estudante do último semestre do curso Técnico em Agropecuária, do Campus Guanambi “é uma oportunidade para os jovens, porque ele começa a pesquisa bem mais cedo”. “Hoje eu tenho um ano e meio já na pesquisa juntamente com a Petrobras, parceira do IF Baiano”, salienta Marcelo. Para Michael Dias, discente do mesmo curso, que o Marcelo, “isso também ajuda o aluno, não só na sua base de ensino médio, mas também pode estar ajudando no ensino superior ou até mesmo na sua vida profissional, porque esse curso, de certa forma proporciona ao aluno um currículo melhor”.

Gabriel dos Santos Figueiredo, estudante do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária, também do Campus Guanambi enfatizou que “o professor é o mentor de todo o processo, é ele quem ensina e quem dita as formas como serão conduzidos os trabalhos, o projeto e a pesquisa”.

Na concepção da Professora e Coordenadora de Pesquisa, Daniela de Souza Hansen, do Campus Senhor do Bonfim, “a parceria entre Petrobras e IF Baiano é fundamental, para despertar o interesse pela iniciação científica, não só dos bolsistas, como dos demais estudantes do Campus, a partir da divulgação dos trabalhos realizados e da participação em eventos científicos e publicações em feiras, congressos e revistas”. Daniela comentou também, que “para os professores orientadores, além das publicações enriquecerem o currículo, há também a satisfação em desenvolver conhecimentos que poderão auxiliar no desenvolvimento científico da região ou até mesmo do País”.

Nessa edição foram apresentados 22 trabalhos, envolvendo as áreas de petróleo e biocombustíveis, nas modalidades de 17 pôsteres e 5 comunicações orais. Na opinião de Vitor Loureiro, Técnico do PFRH da Universidade da Petrobras e avaliador responsável pelo acompanhamento de todos os trabalhos de nível técnico do Programa no Brasil, “os trabalhos estão muito bons, para o nível técnico”.

Confira as entrevistas realizadas com estudantes bolsistas participantes do PRFH dos campi Guanambi e Senhor do Bonfim, clicando nos links abaixo:

Guanambi: https://www.facebook.com/video.php?v=661257653990906&set=vb.100003200336648&type=2&theater

Senhor do Bonfim:https://www.facebook.com/video.php?v=661202537329751&set=vb.100003200336648&type=2&theater

Matéria relacionada: http://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/?p=28666

Galeria: