Curso Pré-Aposentadoria dá orientações importantes aos servidores de como se planejarem para se manterem produtivos e felizes pós emprego
Atualizado em 17 de setembro de 2015 às 13:45 horas | Publicado em 15 de dezembro de 2014 às 4:10 horas

15/12/2014 – O 1º Encontro do Programa de Preparação para Aposentadoria dos Servidores do IF Baiano – Campus Catu reuniu 30 servidores, que receberam certificação pela participação no curso.

Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu

Em 15/12/2014 às 14h00min

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2014, o Campus Catu promoveu o 1º Curso Pré-Aposentadoria (CPA) do IF Baiano. O Programa Pré-Aposentadoria é uma iniciativa, cujo propósito é valorizar o (a) servidor (a), que durante grande parte de suas vidas dedicaram-se à prática do “bem servir”.

Professor Garrido dá dicas importantes de como continuar produtivo, útil e feliz pós emprego (Foto: Ana Motas)

A abertura do evento, que aconteceu no Auditório do Campus, contou com a ilustre participação do Palestrante, Victoriano José Vilanova Garrido Filho, que falou dentre outros assuntos, sobre vida pós-aposentadoria e, de como se manter produtivo, útil e feliz pós emprego.

Participaram também da abertura o Diretor Geral do Campus, Osvaldo Santos de Brito, o Diretor de Administração e Planejamento, Darlan Bispo dos Santos e a Comissão Organizadora do evento, Nilza Correia Peneluc (que também participou do curso, por já estar na fase de pré-aposentadoria); Ana Rita Motas Araújo; Ana Rita Alves Rabêlo Araújo e Weliton Kley Bispo do Rosário, que destacaram a importância do Programa para a Instituição e, principalmente, para os (as) servidores (as) que estão prestes a se aposentarem.

O 1º Encontro do Programa de Preparação para Aposentadoria dos Servidores do IF Baiano – Campus Catu reuniu 30 servidores, que receberam certificação pela participação no curso. O programa que envolveu seis encontros, distribuídos em três dias, abordou:

No dia 25/11/2014 (manhã):

– Existe vida após aposentadoria?

– Como continuar produtivo, útil e feliz pós emprego?

Palestrante: Professor Victoriano José Vilanova Garrido Filho.

No dia 25/12/2014 (tarde):

– Curso SEBRAE – Como montar um negócio?

Palestrante: Fabian Diniz.

No dia 26/12/2014 (manhã/tarde):

– Curso SEBRAE – Treinamento Gerencial Básico (Parte I);

– Curso SEBRAE – Treinamento Gerencial Básico (Parte II);

Palestrante: Iraildes V. Alves.

No dia 27/12/2014 (manhã):

Curso SEBRAE – Treinamento Gerencial Básico (Parte III);

Palestrante: Iraildes V. Alves.

Conteúdo abordado no curso SEBRAE:

– Introdução à gestão empresarial;

– Perfil gerencial e planejamento;

– Gestão contábil financeira;

– Preço de venda, mercado e competitividade.

No dia 27/12/2014 (tarde):

– Palestra com as Psicólogas, Francinéia Santana de Oliveira e Ísis Franco de Carvalho, que proporcionou momentos de reflexão, integração e descontração entre os presentes.

Abordagens:

– Quem sou “EU”? Retrospectiva de vida;

– Medos, dúvidas e ansiedades em relação à aposentadoria;

– Autoavaliação e novas possibilidades;

– Projeto de vida.

Como primeiro evento dessa natureza a ser realizado no IF Baiano, o resultado obtido foi muito gratificante e o relato de alguns dos participantes mostrou como é importante que a empresa apoie e oriente o (a) seu (sua) colaborador (a) nesse momento tão peculiar de suas vida.

A Comissão Organizadora agradece a todos (as) os (as) participantes do curso e aos colaboradores (as) da Instituição pela dedicação e profissionalismo com que atuaram, para o sucesso do evento.

Confira fotos da entrega dos certificados em nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=681093648673973&id=100003200336648&pnref=story

(Texto e imagens: Ana Motas/Ascom Catu)

Galeria:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu