Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Catu inaugura complexo de salas administrativas e pedagógicas
Atualizado em 17 de setembro de 2015 às 13:44 horas | Publicado em 25 de março de 2015 às 16:47 horas

25/03/2015 – As novas instalações físicas são dotadas de auditório, salas de aulas climatizadas, laboratórios, biblioteca, sala de videoconferência, cantina, área de convivência, sala de professores e, de coordenações, departamento médico-odontológico, salas de apoio ao ensino, além de salas administrativas.

Por Ascom/IF Baiano – Campus Catu

Em 25/03/2015 às 13h30min

 

Diretor Geral, Osvaldo Santos de Brito, discursa em cerimônia de inauguração do Complexo de Salas Administrativas e Pedagógicas do Campus Catu.

O IF Baiano – Campus Catu inaugurou às 15 horas do dia 18 de março de 2015, seu mais novo complexo de salas administrativas e pedagógicas. A estrutura é dotada de modernas instalações físicas, que atendem às diferentes necessidades de acessibilidade, possuindo 02 blocos, com 01 auditório, com capacidade para, aproximadamente, 150 pessoas; 10 salas de aulas amplas e climatizadas; 12 laboratórios; biblioteca; sala de videoconferência; cantina; área de convivência; sala de professores e, de coordenações; departamento médico-odontológico; salas de apoio ao ensino, além de salas administrativas. Ao todo foram investidos nas obras de ampliação do Campus, o montante de R$ 10.594.793,69.

O evento foi conduzido pela Mestre de Cerimônias, Elizete Leal Candeias Freitas, que convidou para compor o dispositivo da solenidade de inauguração, o Diretor-Geral do Campus, Osvaldo Santos de Brito, o Reitor do IF Baiano, Geovane Nascimento, o Ex-Reitor do Instituto, Sebastião Edson Moura, o Ex Diretor Geral da Instituição, Alex Batista Dias, o Analista de Sistemas, Gleidson Sá Barreto, representando o segmento técnico-administrativo; a Professora Débora Sodré, representando o segmento docente e o Presidente do Grêmio Estudantil, Edson Luíz Souto, Renato de Souza Alves, representando o segmento discente. Composto o dispositivo, foi executado o Hino Nacional.

O evento também contou com às participações de todo o corpo diretivo do Campus, servidores, docentes, técnico-administrativos e aposentados, terceirizados, estudantes, autoridades do município e cidades circunvizinhas, colaboradores de empresas parceiras, dentre outros. Representantes do SINASEFE / Seção Catu e alguns servidores também marcaram presença, para fazer uma manifestação em prol da implantação da jornada de trabalho de 30 horas. A manifestação ocorreu de forma pacífica.

Em seu pronunciamento inicial, o Diretor-Geral saudou e agradeceu a presença de todos. Aos pais, mães e responsáveis pelos estudantes, pela confiança depositada na Instituição e, em especial aos discentes do Campus, para os quais enfatizou: “este espaço pertence a vocês, usem, cuidem, zelem por este patrimônio e, que aqui possam alcançar bons resultados”. Agradeceu também o empenho de toda a equipe de colaboradores do Campus, efetivos e terceirizados, destacando os desafios e os obstáculos superados.

Em seguida, a Mestre de Cerimônias convidou a servidora aposentada, Maria Aparecida Farias Vasconcelos, para fazer a leitura do texto, que esboçou um breve relato sobre o histórico de construção do prédio. A escolha do nome da aposentada foi uma forma de, através desta, homenagear a todos os outros servidores aposentados do Campus.

Logo após, ouviu-se o pronunciamento do estudante Renato, o qual salientou, que a nova estrutura possibilitará maior aprimoramento e melhor desenvolvimento da aprendizagem dos discentes. Renato, que é aluno do curso Técnico em Química, afirmou ainda, que a existência de um excelente corpo docente no Campus, aliado a “nossa responsabilidade e comprometimento, resultará em uma plena formação acadêmica e cidadã”.

Durante a sua fala, a Professora Débora, expressou que a inauguração de uma obra dessa magnitude trará novas possibilidades para os cidadãos catuenses e, para a região como um todo, chamando à atenção, para a importância em se preservá-la.

O represente do segmento técnico-administrativo, Gleidson Sá Barreto, salientou: “como ex aluno da Instituição e, como servidor da rede federal, tenho o prazer de fazer parte da equipe IF Baiano e, satisfação enorme em contribuir, com o desenvolvimento dos projetos e atividades, que são realizados nesta unidade de ensino”. Gleidson também ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pela Instituição, para a sociedade, além de pontuar a importância “em se manter a interação positiva entre todos os colaboradores do Instituto”.

O Ex-diretor, Alex Batista Dias, um dos homenageados no evento, falou de sua trajetória na Instituição, desde os tempos da antiga Escola Agrotécnica Federal de Catu, até a transição, para IF Baiano. Relatou as dificuldades de uma administração, destacando os desafios de se administrar uma instituição com poucos recursos. Agradeceu o apoio da equipe, que colaborou direta e/ou indiretamente, para que o novo prédio fosse construído, lembrando também dos colegas servidores, que não mais estão na Instituição, mas que muito contribuíram, para que o recurso fosse disponibilizado, para a execução da obra. Alex aproveitou a oportunidade, para comunicar a todos, que passará um período em outro Instituto. Disse ainda, que o apoio recebido dos alunos foi primordial e, finalizou dizendo aos estudantes: “todo o esforço empreendido aqui foi em função de vocês – razão de ser do Instituto”.

Ao falar aos presentes, Sebastião Edson Moura, Ex Reitor do IF Baiano, também lembrou de sua história na Instituição. Agradeceu a homenagem recebida, pois a obra foi iniciada no período em que esteve à frente do Instituto, como Reitor. Aproveitou o momento para retribuir todo o carinho recebido pelos colegas servidores, que o acolheram na Instituição quando de sua chegada em 30 de novembro de 1986, dizendo: “a essas pessoas eu sou eternamente grato”. Edson estendeu os agradecimentos a algumas pessoas, que segundo ele, muito colaboraram, para que o recurso fosse liberado, para a execução da obra: “a Engenheira, Juliana Paz, que adaptou o projeto, que era de outro Instituto a nossa realidade, a Geferson, que era homem do pagamento, a Eloi, Pró-Reitor de Administração, ao Reitor Substituto, Nilton e a Darlan Bispo dos Santos, Diretor de Administração e Planejamento do Campus Catu.

O Prefeito do Município de Catu, Geranilson Dantas Requião, falou da importância da parceria estabelecida com a Instituição e, da necessidade de mantê-la, dada a importância do Campus, para a comunidade catuense e região e, que com a ampliação das instalações, todos ganham: estudantes, sociedade e servidores da Instituição.

Após a fala do Prefeito, o Diretor Geral do Campus, Osvaldo Santos de Brito, voltou a falar aos presentes e, assim como o fez o Ex-Diretor Alex, se referiu aos estudantes como sendo a razão maior do Instituto: “vocês fazem realmente valer todo o esforço que nós aqui desenvolvemos”. E continua: “isso pertence a todos nós e, principalmente  vocês! Façam bom uso destas instalações, façam bom uso do conhecimento, cuidem bem, como se estivessem cuidando de algo de vocês, como se fosse a casa de vocês”. Osvaldo lembrou ainda, do cinquentenário do Campus Catu, completados em 5 de março de 2014, rememorando os seus tempos de estudante da extinta Escola Agrotécnica Federal de Catu. Agradeceu também aos pais, colegas de trabalho, colaboradores, entidades parceiras, que, juntos atuaram e atuam, para que a Instituição cumpra a sua missão, que é, além de formar profissionais qualificados, para o mercado de trabalho, formar, também, cidadãos de bem. Osvaldo encerrou o seu pronunciamento, dizendo: “quero agradecer a minha família, por toda compreensão e apoio recebido nas horas difíceis e a Deus por todas as boas oportunidades concedidas a todos nós”.

Na sequência, o Reitor Geovane, agradeceu a Deus pela oportunidade de participar do momento festivo e, aproveitou, para saudar a todos os participantes do evento. O Reitor, que também é egresso da antiga Escola Agrotécnica Federal de Catu, falou da importância da criação dos Institutos Federais para a sociedade e, disse ainda: “nenhuma instituição de ensino no país tem as condições, que a rede federal de educação profissional e tecnológica tem”, uma vez que amplia as oportunidades, para todos os jovens do país. Durante o seu pronunciamento, Geovane fez questão de enfatizar: “se estou hoje aqui é porque esta Instituição me proporcionou uma educação de qualidade, quando aqui estudei e, a partir daí  eu pude fazer um curso superior”. O Reitor disse acreditar que, “o desafio de todos nós servidores é dar continuidade à busca pela melhoria das condições dos estudantes, assim como as condições de vida dos servidores”, conclui.

Em seguida, procedeu-se ao descerramento da placa inaugural e ao desenlace da fita, pelo Diretor atual do Campus, Osvaldo, pelo Ex-Diretor Alex, pelo Reitor Geovane e, Edson Moura, Ex-Reitor da Instituição. Logo após, os participantes foram convidados a visitar as novas instalações. Ao final, foi servido um coquetel, com a participação de um grupo de estudantes do Campus, que cantou e tocou, proporcionando momentos agradáveis aos participantes.

Confira a galeria de imagens:


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000

Diretora Geral: Geórgia Silva Xavier
gabinete@catu.ifbaiano.edu.br
(71) 3641-7901 / 7909

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br