Estudantes do Campus Catu são premiados na III Expo Nacional MILSET Brasil 2015
Atualizado em 17 de setembro de 2015 às 13:53 horas | Publicado em 1 de junho de 2015 às 21:41 horas

Ao todo foram selecionados 06 Projetos.

Oito estudantes do IF Baiano – Campus Catu, tiveram seus projetos selecionados, no Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (MILSET 2015). O evento foi realizado na cidade de Fortaleza, Ceará, no período de 26 à 30 de maio.

MILSET é um evento Nacional e Internacional, cujo propósito é fomentar e motivar a inserção da metodologia de projetos no ensino da região Norte e Nordeste do País.

Ao todo foram aprovados 06 projetos do IF Baiano, na MILSET 2015. Confira abaixo:

Título: Potencial do Algodão de Seda (Calotropis procera) no tratamento da Papilomatose em bovinos.

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo realizar análises químicas e biológicas da planta Calotropis procera (Algodão de seda), no tratamento da papilomatose (verrugas em bovinos), visando eliminar o tumor de uma forma mais viável economicamente e eficaz.

Estudante: Caio Vitor Falcão do Nascimento

– 4º lugar, na área de Ciências Agrárias

– Credencial para participar da Mostra Técnica de Projetos (MTEP), que ocorrerá na cidade de Imperatriz (MA), em setembro de 2015

Título: Caracterização físico-química do extrato oleoso de alho roxo (Allium sativum) e sua utilização na produção de uma pomada natural inibidora das toxinas causadas por picadas de abelhas.

Objetivo: Neste projeto busca-se produzir um inibidor das toxinas liberadas no momento da ferroada de abelhas, utilizando o extrato de alho como princípio ativo na produção de uma pomada com propriedades químicas que venha a inibir a proliferação de bactérias e inflamações causadas pela peçonha do inseto auxiliando desta forma, os profissionais (apicultores) que trabalham diretamente com as abelhas bem como a sociedade em geral.

Estudante: Isadora Carvalho de Jesus

Premiações obtidas:

– Prêmio Destaque da Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (ABRITEC)

– Prêmio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC)

– Credencial para participar da INFORMATRIX BRASIL, que ocorrerá na cidade de Santa Catarina em agosto de 2015

Título: Utilização do óleo de Canela (Cinnamomum zeylanicum) na obtenção de substâncias com potenciais atividades analgésicas.

Objetivo: Neste projeto busca-se realizar a obtenção substâncias com potenciais atividades analgésicas e anti-inflamatórias, utilizando o óleo da canela como etapa chave, através de transformações de grupos funcionais e utilizando a Química Orgânica Medicinal como base, e que possam ser utilizados em processos para inibir a dor e inflamações no geral.

Estudantes: Anna Clara Barbosa Santos; Werleson Santos dos Reis; Bruno Oliveira da Silva

1º Lugar na área de Ciências da Saúde

– Credencial para participar da Fenecit, que ocorrerá na cidade de Recife em agosto de 2015

– Credencial para participar da MILSET AMLAT – Mazatlan, que ocorrerá no México em agosto de 2016

Título: Óaideia: aprendizagens significativas, educomunicação e educação científica para jovens do IF Baiano, através de um canal no YouTube.

Estudantes: Luana de Jesus Santos

Professor Orientador: Marcelo Souza Oliveira

Título: O JOGO DA HISTÓRIA II: Aprendizagens Significativas e Jogos Eletrônicos numa Escola Municipal do Interior da Bahia.

Estudante: Lucas Paixão

Professor Orientador: Marcelo Souza Oliveira

Título: EasyLab – Plataforma Virtual para Auxílio em Laboratórios de Química.

Estudante: Gabriel Silva do Lago

Professor Orientador: Eduardo Guimarães Batista

Segundo o Diretor Geral do Campus, Osvaldo Santos de Brito, “o excelente resultado obtido pelos 08 estudantes, que representaram o IF Baiano, na MILSET 2015 e por muitos outros alunos, que também receberam premiações em outros importantes eventos dos quais participaram, evidencia a excelência do ensino público e gratuito ofertado pela nossa Instituição e a coloca entre as melhores instituições públicas do País, que assim como o IF Baiano, tem o desenvolvimento acadêmico do discente, como seu objetivo principal”, e finaliza: “parabenizo os estudantes premiados e os seus professores orientadores, pelo excelente resultado”.

Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu

Em 01/06/2015 às 18h13min