Estudantes do Instituto Federal Baiano Campus Catu ganham premiação Internacional em evento nos Estados Unidos.
Atualizado em 8 de julho de 2015 às 2:01 horas | Publicado em 7 de julho de 2015 às 14:00 horas

GENIUS OLYMPIAD é uma competição internacional que tem como o objetivo fomentar e motivar projetos do ensino médio relacionados às questões ambientais no mundo.

Este evento é organizado pela Terra Science and Education e Universidade Estadual de Nova York em Oswego e em 2015 a GENIUS Olympiad sediou projetos em cinco áreas gerais com foco ambiental, sendo estas:

GENIUS CIÊNCIA: fornece a compreensão e soluções para os problemas ambientais utilizando conhecimento científico.

GENIUS ARTES VISUAIS: aumento da preocupação do público para os problemas ambientais e soluções através das artes visuais.

GENIUS NEGÓCIOS: aumento da consciência dos valores ambientais e de responsabilidade social no mundo dos negócios.

GENIUS REDAÇÃO: aumento da consciência sobre os problemas ambientais, chamando-nos à ação em soluções através da escrita de redações.

GENIUS DESIGN: fornece soluções para um melhor ambiente, produtos e espaços de vida para a humanidade através de desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo.

O evento ocorreu entre os dias 14 a 19 de junho de 2015, sendo esta a primeira vez que o Instituto Federal Baiano-Campus Catu participou do mesmo com o envio de dois estudantes: Ronaldo Pinto dos Santos e Ysla Malena Carvalho Barretto,  estudantes do 3º ano de Técnico em Química e um Professor Doutor em Química: Saulo Luis Capim na área de Ciências com o projeto: RECYCLING AS A TOOL FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ART IN PUBLIC SCHOOLS LOCATED IN OUR CITY. O projeto conta ainda com a participação de mais um estudante, Genesio Martins Aguiar Neto e de um professor Co-orientador Eduardo Batista Guimarães Nunes dos Santos.

O referido projeto relaciona-se a realização de análises químicas no solo e no chorume do aterro sanitário da cidade de Catu de metais pesados como Chumbo, Cadmio, Mercúrio, Arsênio, substâncias estas que, se ingeridas, podem provocar várias doenças, inclusive câncer. Além disso, o projeto propõe a criação de cooperativas de reciclagem através de realização de oficinas de metais, plásticos, papéis e resíduos orgânicos nas escolas e associações de moradores do município de Catu. Nestas oficinas são produzidos: bolsas, convites, cartões, alimentos através das cascas de frutas e verduras.

Os resultados até então obtidos têm permitido que os estudantes viessem participar de vários eventos científicos no Brasil, como: FEBRACE, MILSET.

Os estudantes representaram o Brasil juntamente com demais alunos de outras federações do país e concorreram com mais 68 países do mundo. Sendo que dentre 1407 projetos enviados e 408 finalistas o referido projeto dos estudantes do IF Baiano-Campus Catu foram agraciados com o 3º Lugar, ganhando assim medalha de bronze, além de ganharem um tablet e mais uma bolsa de 8 mil dólares para custear os estudos de graduação dos mesmos na Universidade Estadual de Oswego em Nova York.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000